dc.creator |
MACHADO, Mariza Helena |
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dc.date.issued |
2015-06-26 |
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dc.identifier.citation |
MACHADO, Mariza Helena. Acessibilidade pela perspectiva da pessoa com mobilidade reduzida. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/191 |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho trata da acessibilidade aos espaços de circulação públicos urbanos para pedestres com mobilidade reduzida. Reconhecendo que as estatísticas apontam para 7% da população possuindo alguma dificuldade motora que dificulta seus deslocamentos e que a maioria dos percursos realizados cotidianamente ocorre a pé, o objetivo deste trabalho foi avaliar a acessibilidade pedonal em espaços públicos sob a perspectiva da pessoa com mobilidade reduzida. Foram utilizadas duas metodologias, a Metodologia Multicriterial por meio do Processo Hierárquico Analítico (do inglês Analytic Hierarchy Process - AHP), por considerar os múltiplos componentes ou critérios que definem a acessibilidade pedonal e por incorporar os julgamentos dos participantes e o Método dos Percursos Comentados (do francês Methode des Parcours Commentes), com vistas à apreciação da vivência prática subjetiva, possibilitando assim o entendimento da acessibilidade através da análise da relação entre os dois métodos. A coleta de dados contou com a avaliação técnica do percurso, com o levantamento dos critérios de acessibilidade e com a observação das ações, percepções e verbalizações dos sujeitos durante o percurso escolhido. O modelo foi aplicado num percurso previamente escolhido que foi dividido em seis trechos para o estudo, sendo que foram identificados trechos com diferentes níveis de acessibilidade. Os resultados mostraram que o grau de importância do grupo 'Geometria das Calçadas' é maior que os outros grupos de critérios, indicando que os aspectos relacionados com piso, largura e inclinação são os que mais condicionam o acesso do indivíduo. As alterações da velocidade do deslocamento e da postura no caminhar foram as principais interferências ocorridas na forma de deslocar. De modo geral, todos os trechos despertaram emoções e sentimentos nos participantes, fato que não teve uma relação direta com os piores ou os melhores trechos e sim com a quantidade de obstáculos presentes ou interferências encontradas e com o grau de dificuldade imposto. A maioria dos sentimentos e emoções vivenciadas foram negativas, contribuindo com a não identificação com o local. O tipo de mobilidade reduzida apresentada e o tipo de instrumento auxiliar que utilizam para a locomoção se tornou decisivo na forma de julgar, perceber, sentir e transpor os obstáculos, revelando grande importância nas duas análises |
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dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.title |
Acessibilidade pela perspectiva da pessoa com mobilidade reduzida. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
117 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Acessibilidade |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Mobilidade Reduzida |
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dc.keywords.portuguese |
Pedestre |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Processo Hierárquico Analítico |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Método dos Percursos Comentados |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Accessibility |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Analytic Hierarchy Process |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Method of Walking Commented |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Pedestrian |
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dc.keywords.english |
Reduced Mobility |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
LIMA, Josiane Palma |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
pt_BR |
dc.pg.area |
Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
pt_BR |
dc.date.available |
2015-11-27T17:24:23Z |
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dc.date.accessioned |
2015-11-27T17:24:23Z |
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dc.publisher.department |
IRN - Instituto de Recursos Naturais |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
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