dc.creator |
MENEZES, Isadora Moutinho Carvalho Ângelo |
|
dc.date.issued |
2019-02-22 |
|
dc.identifier.citation |
MENEZES, Isadora Moutinho Carvalho Ângelo. A caracterização de sequências didáticas no ensino de Astronomia em evento e periódicos especializados da área. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1924 |
|
dc.description.abstract |
Na presente pesquisa efetuaram-se análises de publicações da área de Ensino de Astronomia que desenvolvem relatos ou proposições de Sequências Didática no evento Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA) e na Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia (RELEA), no recorte temporal (2004 - 2017) que foi assinalado pelo início de publicações na revista. Delimitamos Sequências Didáticas como sendo estratégias de ensino que correspondem às diretrizes práticas e à perspectiva teórica de aprendizagem, explicitamente ou não, e que no ensino de ciências estas estão minimamente relacionadas à Educação Formal e objetivam - ao menos, ainda que não exclusivamente - que as ideias científicas sejam trabalhadas pelos estudantes. O objetivo deste trabalho foi empreender um estudo de caráter inventariante e descritivo, buscando analisar como vem sendo construída a introdução de temas de Astronomia por meio de Sequências Didáticas na Educação, seja ela básica, superior ou continuada. Dentre os resultados encontrados, observamos que menos de 20% das publicações no evento são trabalhos – disponíveis na íntegra – que abordam propostas de Sequências Didáticas. Dos trinta artigos sobre a temática encontrados na RELEA, mais de 70% tem como pretensão o ensino de tópicos relacionados à categoria Sistema Sol-Terra-Lua. As sequências didáticas são, em sua maioria, direcionadas a estudantes da Educação Básica e apresentam pressupostos construtivistas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
A caracterização de sequências didáticas no ensino de Astronomia em evento e periódicos especializados da área. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
73 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Educação |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino de Astronomia |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Sequências Didáticas |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Education |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Teaching of Astronomy |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Didactic Sequences |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
SILVA, Agenor Pina da |
|
dc.orientador.coorientador |
FIGUEIREDO FILHO, Newton de |
|
dc.place.presentation |
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.pg.area |
Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.pg.linha |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2019-04-24T20:12:39Z |
|
dc.date.accessioned |
2019-04-24T20:12:39Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|