DSpace/Manakin Repository

O uso de recursos de Tecnologia Assistiva para o Ensino de Ciências e Matemática em salas de recursos multifuncionais.

Mostrar registro simples

dc.creator SANTOS, Lídia Morais dos
dc.date.issued 2019-02-27
dc.identifier.citation SANTOS, Lídia Morais dos. O uso de recursos de Tecnologia Assistiva para o Ensino de Ciências e Matemática em salas de recursos multifuncionais. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1925
dc.description.abstract O objetivo geral desta pesquisa foi identificar e analisar o uso de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) para o Ensino de Ciências e Matemática na Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva de uma cidade do Sul de Minas Gerais. Os aspectos metodológicos são de uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando entrevistas semiestruturadas para coleta de dados. Foram realizadas dez entrevistas com professores atuantes em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) de dez escolas públicas estaduais. Entre os resultados encontrados apontamos que os professores utilizam mais recursos de Tecnologia Assistiva de baixa complexidade e baixo custo. Não foram encontrados recursos de TA específicos para o Ensino de Ciências, enquanto que os recursos de TA para o Ensino de Matemática foram identificados em maior quantidade. Destacou-se como dificuldades para o uso dos recursos de TA, a falta de materiais para confeccioná-los, a falta de recursos e mobiliários próprios da SRM, a inexistência de um trabalho integrado nas instituições escolares, necessidade de melhorias no acompanhamento familiar e a sobrecarga de atividades para o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Quanto às sugestões de melhorias para o AEE, os professores apontaram a realização de cursos de formação para professores atuantes na SRM e professores do ensino regular, oficinas para confecções de materiais para o AEE, melhorias estruturais nas instalações das SRM assim como na disponibilidade de materiais. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title O uso de recursos de Tecnologia Assistiva para o Ensino de Ciências e Matemática em salas de recursos multifuncionais. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 101 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação Inclusiva pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de Ciências pt_BR
dc.keywords.portuguese Salas de Recursos Multifuncionais pt_BR
dc.keywords.english Inclusive Education pt_BR
dc.keywords.english Science Teaching pt_BR
dc.keywords.english Multifunction Resource Classes pt_BR
dc.orientador.principal REZENDE JÚNIOR, Mikael Frank
dc.orientador.coorientador FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara
dc.place.presentation UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Educação em Ciências pt_BR
dc.pg.area Educação em Ciências pt_BR
dc.pg.linha Educação e Tecnologias pt_BR
dc.date.available 2019-04-25T17:38:50Z
dc.date.accessioned 2019-04-25T17:38:50Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples