| dc.creator | RIVOLI, Maria Auxiliadora da Silva | |
| dc.date.issued | 2019-02-26 | |
| dc.identifier.citation | RIVOLI, Maria Auxiliadora da Silva. A temática ambiental nos documentos oficiais de formação de professores/pedagogos no brasil. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1926 | |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa se fundamenta a partir da busca pela presença da Temática Ambiental em documentos oficiais que, além de explorarem dispositivos específicos de suas áreas, demandam também a respeito da referida temática em seu conteúdo. Adotamos a abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, de cunho documental. Durante o processo de análise dos documentos, observamos que em parte deles aparecem palavras, expressões, frases, etc. que enfatizam a temática ambiental, porém a articulação desta com a formação docente é incipiente ainda. Em apenas dois desses documentos a temática ambiental ocupa espaço considerável no conteúdo tratado. Foram estudados os documentos, a saber: Constituição Federal de 1988; LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais Temas Transversais – Meio Ambiente e Saúde; Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura; PNE – Plano Nacional de Educação; PNEDH – Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. De cada documento pesquisado, foram extraídos excertos referentes à temática ambiental, apresentando-se esta em cada um, de formas e perspectivas diferentes. O presente estudo pode contribuir para a reflexão acerca da temática ambiental que deve ser inserida nos cursos de formação de pedagogos a fim de fortalecer a educação como prática social. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.title | A temática ambiental nos documentos oficiais de formação de professores/pedagogos no brasil. | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.place | Itajubá | pt_BR |
| dc.pages | 101 p. | pt_BR |
| dc.keywords.portuguese | Temática Ambiental | pt_BR |
| dc.keywords.portuguese | Documentos Oficiais | pt_BR |
| dc.keywords.portuguese | Educação Ambiental | pt_BR |
| dc.keywords.portuguese | formação docente | pt_BR |
| dc.keywords.portuguese | crise ambiental | pt_BR |
| dc.keywords.english | Environmental Theme | pt_BR |
| dc.keywords.english | Official documents | pt_BR |
| dc.keywords.english | Environmental education | pt_BR |
| dc.keywords.english | teacher training | pt_BR |
| dc.keywords.english | environmental crisis | pt_BR |
| dc.orientador.principal | SANTOS, Janaina Roberta dos | |
| dc.orientador.coorientador | STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade | |
| dc.place.presentation | UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
| dc.pg.programa | Educação em Ciências | pt_BR |
| dc.pg.area | Ensino e aprendizagem na Educação e Ciências | pt_BR |
| dc.pg.linha | Ensino de Ciências | pt_BR |
| dc.date.available | 2019-04-25T18:05:52Z | |
| dc.date.accessioned | 2019-04-25T18:05:52Z | |
| dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |