dc.creator |
RIVOLI, Maria Auxiliadora da Silva |
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dc.date.issued |
2019-02-26 |
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dc.identifier.citation |
RIVOLI, Maria Auxiliadora da Silva. A temática ambiental nos documentos oficiais de formação de professores/pedagogos no brasil. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1926 |
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dc.description.abstract |
A presente pesquisa se fundamenta a partir da busca pela presença da Temática Ambiental em documentos oficiais que, além de explorarem dispositivos específicos de suas áreas, demandam também a respeito da referida temática em seu conteúdo. Adotamos a abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, de cunho documental. Durante o processo de análise dos documentos, observamos que em parte deles aparecem palavras, expressões, frases, etc. que enfatizam a temática ambiental, porém a articulação desta com a formação docente é incipiente ainda. Em apenas dois desses documentos a temática ambiental ocupa espaço considerável no conteúdo tratado. Foram estudados os documentos, a saber: Constituição Federal de 1988; LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais Temas Transversais – Meio Ambiente e Saúde; Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura; PNE – Plano Nacional de Educação; PNEDH – Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. De cada documento pesquisado, foram extraídos excertos referentes à temática ambiental, apresentando-se esta em cada um, de formas e perspectivas diferentes. O presente estudo pode contribuir para a reflexão acerca da temática ambiental que deve ser inserida nos cursos de formação de pedagogos a fim de fortalecer a educação como prática social. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
A temática ambiental nos documentos oficiais de formação de professores/pedagogos no brasil. |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
101 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Temática Ambiental |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Documentos Oficiais |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
formação docente |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
crise ambiental |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Environmental Theme |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Official documents |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Environmental education |
pt_BR |
dc.keywords.english |
teacher training |
pt_BR |
dc.keywords.english |
environmental crisis |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
SANTOS, Janaina Roberta dos |
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dc.orientador.coorientador |
STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade |
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dc.place.presentation |
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino e aprendizagem na Educação e Ciências |
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dc.pg.linha |
Ensino de Ciências |
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dc.date.available |
2019-04-25T18:05:52Z |
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dc.date.accessioned |
2019-04-25T18:05:52Z |
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dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
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