dc.creator |
FRANCISCO, Mateus Bibiano |
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dc.date.issued |
2019-02-26 |
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dc.identifier.citation |
FRANCISCO, Mateus Bibiano. Desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo à luz da teoria dos registros de representação semiótica. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1927 |
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dc.description.abstract |
Com o objetivo de compreender como a transição entre diferentes registros de representação semiótica contribui para a aprendizagem de álgebra por alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), essa pesquisa preocupa-se em reconhecer e destacar a importância da inclusão, promovendo diálogos e reflexões acerca da temática. Para a pesquisa de campo, foram considerados os registros produzidos por quatro alunos com TEA, matriculados no oitavo ano de uma instituição privada da cidade de Itajubá/MG, a partir de intervenções que visavam introduzir conceitos ligados à álgebra. Para análise da produção matemática dos alunos, com foco em especial na linguagem algébrica, empregou-se a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, difundida pelo francês Raymond Duval. Com base em tal teoria, procura-se compreender o papel das mobilizações de diversos registros semióticos, o papel da língua natural para externar raciocínios e o estabelecimento de explicações para algumas dificuldades relacionadas ao fenômeno de congruência semântica. Revelou-se que essa mobilização de diversos registros oferta aos alunos com TEA uma estratégia para a superação das dificuldades relacionadas com a linguagem. A pesquisa também evidenciou que a abordagem utilizada favoreceu o protagonismo dos sujeitos em seu processo de aprendizagem, contrastando com suas dificuldades relacionadas ao desenvolvimento da linguagem e da capacidade de generalização. |
pt_BR |
dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo à luz da teoria dos registros de representação semiótica. |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
110 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Educação Matemática |
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dc.keywords.portuguese |
Álgebra |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Prática de sala de aula |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Inclusão |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Mathematics Education |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Algebra |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Classroom practice |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Inclusion |
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dc.orientador.principal |
FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara |
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dc.orientador.coorientador |
CRISTÓVÃO, Eliane Matesco |
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dc.place.presentation |
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.pg.area |
Educação e Tecnologias |
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dc.date.available |
2019-04-25T18:22:27Z |
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dc.date.accessioned |
2019-04-25T18:22:27Z |
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dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
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