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Desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo à luz da teoria dos registros de representação semiótica.

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dc.creator FRANCISCO, Mateus Bibiano
dc.date.issued 2019-02-26
dc.identifier.citation FRANCISCO, Mateus Bibiano. Desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo à luz da teoria dos registros de representação semiótica. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1927
dc.description.abstract Com o objetivo de compreender como a transição entre diferentes registros de representação semiótica contribui para a aprendizagem de álgebra por alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), essa pesquisa preocupa-se em reconhecer e destacar a importância da inclusão, promovendo diálogos e reflexões acerca da temática. Para a pesquisa de campo, foram considerados os registros produzidos por quatro alunos com TEA, matriculados no oitavo ano de uma instituição privada da cidade de Itajubá/MG, a partir de intervenções que visavam introduzir conceitos ligados à álgebra. Para análise da produção matemática dos alunos, com foco em especial na linguagem algébrica, empregou-se a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, difundida pelo francês Raymond Duval. Com base em tal teoria, procura-se compreender o papel das mobilizações de diversos registros semióticos, o papel da língua natural para externar raciocínios e o estabelecimento de explicações para algumas dificuldades relacionadas ao fenômeno de congruência semântica. Revelou-se que essa mobilização de diversos registros oferta aos alunos com TEA uma estratégia para a superação das dificuldades relacionadas com a linguagem. A pesquisa também evidenciou que a abordagem utilizada favoreceu o protagonismo dos sujeitos em seu processo de aprendizagem, contrastando com suas dificuldades relacionadas ao desenvolvimento da linguagem e da capacidade de generalização. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo à luz da teoria dos registros de representação semiótica. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 110 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação Matemática pt_BR
dc.keywords.portuguese Álgebra pt_BR
dc.keywords.portuguese Prática de sala de aula pt_BR
dc.keywords.portuguese Inclusão pt_BR
dc.keywords.english Mathematics Education pt_BR
dc.keywords.english Algebra pt_BR
dc.keywords.english Classroom practice pt_BR
dc.keywords.english Inclusion pt_BR
dc.orientador.principal FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara
dc.orientador.coorientador CRISTÓVÃO, Eliane Matesco
dc.place.presentation UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Educação em Ciências pt_BR
dc.pg.area Educação e Tecnologias pt_BR
dc.date.available 2019-04-25T18:22:27Z
dc.date.accessioned 2019-04-25T18:22:27Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


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