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A articulação entre o AEE e o professor de ensino de Ciências e Matemática: Um estudo na Microrregião de Itajubá-MG.

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dc.creator FAUSTINO, Francislene da Silva
dc.date.issued 2019-02-28
dc.identifier.citation FAUSTINO, Francislene da Silva. A articulação entre o AEE e o professor de ensino de Ciências e Matemática: Um estudo na Microrregião de Itajubá-MG. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1928
dc.description.abstract O foco desta pesquisa é a prática pedagógica inclusiva articulada entre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os professores de Ensino de Ciências e Matemática nas cidades que compõem a microrregião de Itajubá-MG. A intencionalidade desta pesquisa foi de analisar a existência de articulação entre os professores regulares de ensino de ciências e de matemática e os professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), sua ocorrência e em que perspectivas estas acontecem, de maneira a identificar, registrar e compartilhar as boas práticas de educação inclusiva centradas nas condições de aprendizagem. Para atingir tais objetivos, foi realizada uma pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados nas escolas públicas que ofereceram os anos finais do ensino fundamental e médio da microrregião de Itajubá – MG, por meio de questionários fechados com os professores de ensino de ciências e matemática e professores de AEE. Os dados coletados foram analisados qualitativamente utilizando-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), que apresentou alguns aspectos sobre a concepção de inclusão dos professores da microrregião de Itajubá – MG. Constatou-se a incompreensão dos professores de ensino de ciências e matemática acerca da concepção de inclusão do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Percebeu-se a falta de participação da gestão escolar na fiscalização dos processos inclusivos, principalmente quanto à promoção da articulação entre os professores regulares e os professores de AEE. Ademais, com a dificuldade de compreensão dos professores sobre a inclusão na prática, percebeu-se as dificuldades de ocorrência de práticas pedagógicas inclusivas no ensino de ciências e matemática. Alguns caminhos foram apontados para sanar os aspectos negativos apontados por esta pesquisa. A fiscalização e o comprometimento da gestão quanto à articulação dos professores e existência de práticas da inclusão nas escolas e a formação continuada para todos os professores da rede, apontam para uma solução para a resolução deste problema, obtendo-se assim, condições de atender as necessidades do PAEE e promover a inclusão escolar, e consequentemente à inclusão social. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title A articulação entre o AEE e o professor de ensino de Ciências e Matemática: Um estudo na Microrregião de Itajubá-MG. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 124 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação Inclusiva pt_BR
dc.keywords.portuguese Salas de Recursos Multifuncionais pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de Ciências pt_BR
dc.keywords.portuguese Atendimento Educacional Especializado pt_BR
dc.keywords.english Inclusive education pt_BR
dc.keywords.english Multifunctional resource classrooms pt_BR
dc.keywords.english Science education pt_BR
dc.keywords.english Specialized educational service pt_BR
dc.orientador.principal FERRAZ, Denise Pereira de Âlcantara
dc.place.presentation UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Educação em Ciências pt_BR
dc.pg.area Educação e Tecnologias pt_BR
dc.date.available 2019-04-25T18:30:12Z
dc.date.accessioned 2019-04-25T18:30:12Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


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