dc.creator |
PINTO, Carlos Alberto Rodrigues |
|
dc.date.issued |
2019-03-08 |
|
dc.identifier.citation |
PINTO, Carlos Alberto Rodrigues. Caracterização dos vídeos com a temática “evolução das espécies” da plataforma de streaming TED em uma perspectiva de alfabetização científica. 2019. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1930 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho busca aprofundar a compreensão da Divulgação Científica num panorama histórico, incluindo a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) nesse processo. A pesquisa trabalha no sentido de analisar e caracterizar a plataforma de streaming TED quanto à sua funcionalidade como mecanismo de Divulgação Científica, com base na análise do potencial de Alfabetização Científica de vídeos com a temática “evolução biológica das espécies”. Os resultados permitem observar uma grande presença de indicadores de Alfabetização Científica. Apesar disso, a distribuição desses indicadores é irregular entre os vídeos e, muitas vezes, um indicador específico se sobressai. É possível observar que, apesar do avanço nas técnicas de Divulgação Científica, essa ainda se concentra na exposição de informação e dados utilizados no trabalho, e nas descrições de como o trabalho foi feito, em detrimento de uma Divulgação Científica que promova a contextualização e ampliação do conhecimento científico para a população leiga. A partir das análises realizadas, fica evidente que o uso de material audiovisual permite um avanço para a Divulgação Científica. Principalmente por meio do uso de fotos, vídeos e gifs que exemplificam o trabalho científico, possibilitando assim, promover um caminho efetivo para o uso deste material na educação. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Caracterização dos vídeos com a temática “evolução das espécies” da plataforma de streaming TED em uma perspectiva de alfabetização científica. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
133 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Popularização da ciência |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Alfabetização Científica |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Streaming |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Popularization of Science |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Scientific Literacy |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Streaming |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Science teaching |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
MONTEIRO, Isabel Cristina de Castro |
|
dc.orientador.coorientador |
SILVA, João Ricardo Neves da |
|
dc.place.presentation |
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.pg.area |
Educação e Tecnologias |
pt_BR |
dc.date.available |
2019-04-25T18:53:03Z |
|
dc.date.accessioned |
2019-04-25T18:53:03Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|