DSpace/Manakin Repository

Agregação de valor no Desenvolvimento de Produtos Lean: modelo conceitual para inovações incrementais de bens duráveis.

Mostrar registro simples

dc.creator SANTOS, Ana Carolina Oliveira
dc.date.issued 2019-02-25
dc.identifier.citation SANTOS, Ana Carolina Oliveira. Agregação de valor no Desenvolvimento de Produtos Lean: modelo conceitual para inovações incrementais de bens duráveis. 2019. 108 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1937
dc.description.abstract O Desenvolvimento de Produtos Lean (DPL) é responsável por maximizar a relação valor/ desperdício por meio do incentivo de diferentes tipos de inovação. Por esse motivo, o DPL necessita de uma clara compreensão do valor para o cliente final. E, embora a definição de valor seja relatada pela literatura como o primeiro princípio enxuto, existem poucos estudos sobre como o valor é definido e identificado pelas empresas. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo conceitual de agregação de valor para inovações incrementais (II) de bens duráveis no DPL, a fim de contribuir com o tema. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre o Pensamento Enxuto e as concepções de valor foram identificadas. Em seguida, essas definições foram analisadas e contrastadas com os conceitos apresentados nas pesquisas das áreas de desenvolvimento de produto, marketing e psicologia do consumidor, o que possibilitou a proposição do modelo conceitual para Agregação de Valor para Inovações Incrementais (AV2I) de bens duráveis. Por fim, a análise do modelo foi realizada por meio do método de tomada de decisão multicritério Analytic Hierarchy Process (AHP). Os resultados deste estudo corroboram com as pesquisas sobre valor na perspectiva multidimensional (que incluem as necessidades subjetivas dos clientes) e as seis dimensões proposta no modelo AV2I se mostraram relevantes para o desenvolvimento de novos produtos. Também foi possível identificar a importância e a necessidade de priorização de certas dimensões de valor para mercados e clientes específicos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Agregação de valor no Desenvolvimento de Produtos Lean: modelo conceitual para inovações incrementais de bens duráveis. pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 108 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Valor pt_BR
dc.keywords.portuguese Clientes pt_BR
dc.keywords.portuguese Desenvolvimento de Produtos pt_BR
dc.keywords.portuguese Lean Thinking pt_BR
dc.keywords.english Value pt_BR
dc.keywords.english Customer pt_BR
dc.keywords.english Product Development pt_BR
dc.keywords.english Lean Thinking pt_BR
dc.orientador.principal SILVA, Carlos Eduardo Sanches da
dc.place.presentation UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia de Produção pt_BR
dc.pg.area Qualidade e Produto pt_BR
dc.date.available 2019-05-07T19:00:16Z
dc.date.accessioned 2019-05-07T19:00:16Z
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples