dc.creator |
GILIOLI, Ligia de Almeida |
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dc.date.issued |
2019-03-15 |
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dc.identifier.citation |
GILIOLI, Ligia de Almeida. Educação Ambiental: análise de percepções e possíveis parcerias entre escolas e Unidades de Conservação. 2019. 133 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1964 |
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dc.description.abstract |
Buscando identificar parcerias e contribuições ao desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), este trabalho analisou concepções e percepções sobre meio ambiente, EA e Unidades deConservação de diretores, coordenadores pedagógicos e seis turmas de quinto ano, de três escolas municipais, e os gestores da Reserva Biológica da Serra dos Toledos da cidade de Itajubá/MG. Os dados foram obtidos através de textos e questionários. A análise dos resultados dos textos ocorreu através do método de Análise de Conteúdo de Bardin (1977) adaptado permitindo a definição de cinco categorias: Naturalista, Antropocêntrica, Globalizante, Idílica e Romântica. Em relação à Concepção Naturalista, que foi a mais expressiva, identificada em aproximadamente 60% dos textos analisados, os resultados demonstraram que a maioria dos alunos compreende o ambiente como os aspectos naturais, principalmente a flora, deixando de lado as demais questões que complementam este contexto. A partir disto, foram analisadas as etapas do Processo Perceptivo em que se encontram os alunos, através da definição teórica depercepção ambiental de Del Rio (1996), pelas seguintes etapas: sensações, motivação, cognição, conduta e avaliação. As categorias identificadas permaneceram nas primeiras etapas do processo perceptivo, demonstrando que o ensino é pouco vinculado à realidade local. Os questionários mostraram que há pouco conhecimento por parte dos alunos sobre Meio Ambiente, tanto os alunos quanto os gestores escolares desconhecem o que são UCs e seu papel, sendo este um dos maiores impedimentos a parcerias, e ainda, que os gestores, tanto escolares quanto da UC têm pouca compreensão sobre EA e sua aplicabilidade. Com relação a possíveis parcerias, os resultados foram considerados satisfatórios, principalmente por parte das escolas que demonstraram disposição em formar uma parceria com a UC para fortalecer a EA e a criticidade dos alunos. Conclui-se a importância da utilização das UCs como espaços de aprendizagem, ainda que os dados demonstrem que este é um processo lento, visto que o conhecimento sobre EA, UC e preservação, ainda precisa ser expandido nas escolas e na comunidade. |
pt_BR |
dc.language.iso |
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dc.title |
Educação Ambiental: análise de percepções e possíveis parcerias entre escolas e Unidades de Conservação |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
133 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Educação Ambiental |
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dc.keywords.portuguese |
Percepção Ambiental |
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dc.keywords.portuguese |
Reserva Biológica |
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dc.keywords.portuguese |
Concepções de Meio Ambiente |
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dc.keywords.portuguese |
Escolas Públicas |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Environmental education |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Environmental Perception |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Biological Reserve |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Conceptions of Environment |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Public schools |
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dc.orientador.principal |
RIONDET-COSTA, Daniela Rocha Teixeira |
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dc.orientador.coorientador |
BOTEZELLI, Luciana |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Meio Ambiente e Recursos Hídricos |
pt_BR |
dc.pg.area |
Meio Ambiente e Recursos Hídricos |
pt_BR |
dc.date.available |
2019-06-13T17:46:29Z |
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dc.date.accessioned |
2019-06-13T17:46:29Z |
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dc.publisher.department |
IRN - Instituto de Recursos Naturais |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos |
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