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Os desafios da venda no mercado fairtrade em uma associação de produtores de cafés especiais.

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dc.creator PEREIRA, Monalisa Aparecida
dc.date.issued 2019-03-28
dc.identifier.citation PEREIRA, Monalisa Aparecida. Os desafios da venda no mercado fairtrade em uma associação de produtores de cafés especiais. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1974
dc.description.abstract A Associação dos Produtores do Alto da Serra (APAS) é uma associação sem fins lucrativos, com sessenta associados, sendo a maioria produtores de café. A atividade basilar da associação consiste na intermediação da venda do café produzido pelos seus associados no mercado fairtrade. Os produtores de café da APAS são agricultores familiares que vislumbram produzir cafés especiais, visando não apenas à geração de renda, como também o desenvolvimento de toda comunidade e a sustentabilidade ambiental. A APAS desenvolve seu trabalho pelo viés do triple bottom line, buscando melhores benefícios econômicos, sociais e ambientais. Neste sentido, o estudo apresentado nesta dissertação objetiva compreender como se dão as relações entre a Associação e seus associados, especialmente no tange à comunicação e troca de informação acerca do processo fairtrade. Os objetivos específicos consistem em caracterizar o perfil socioeconômico dos associados e compreender os motivos que os levam a associar-se à APAS; entender a dinâmica de funcionamento da Associação; verificar como ocorrem os processos comunicacionais entre Associação e associado; propor ações que favoreçam os processos comunicacionais e a troca de conhecimento entre os agentes para viabilizar a venda no mercado fairtrade. Para tanto, buscou-se fundamentação teórica sobre as seguintes temáticas: modelos de organização de relacionamento interorganizacional; associativismo e cooperativismo; comunicação; conhecimento: conceitos e modos de transferência; capital social e avaliação de impacto social. A pesquisa caracteriza-se, quanto ao seu objetivo, em pesquisa descritiva; a metodologia adotada para o desenvolvimento deste trabalho fundamenta-se na abordagem quantitativa-qualitativa; a técnica escolhida foi o estudo de caso. Os principais resultados alcançados envolvem a compreensão do contexto da associação e o desenvolvimento de um produto final que propõe ações para fortalecer a transferência de conhecimento e o processo comunicacional da associação, bem como a implementação da Teoria da Mudança e do Modelo Lógico para que os ganhos sociais também sejam visíveis aos associados e à sociedade de uma maneira geral. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Os desafios da venda no mercado fairtrade em uma associação de produtores de cafés especiais. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 104 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Associativismo pt_BR
dc.keywords.portuguese Transferência de conhecimento pt_BR
dc.keywords.portuguese Comunicação pt_BR
dc.keywords.portuguese Impacto social pt_BR
dc.keywords.portuguese Fairtrade pt_BR
dc.keywords.portuguese APAS pt_BR
dc.keywords.english Associativism pt_BR
dc.keywords.english Knowledge transfer pt_BR
dc.keywords.english Communication pt_BR
dc.keywords.english Social impact pt_BR
dc.keywords.english Fairtrade pt_BR
dc.keywords.english APAS pt_BR
dc.orientador.principal PASIN, Luiz Eugênio Veneziani
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Profissional em Administração pt_BR
dc.pg.area Administração pt_BR
dc.date.available 2019-07-04T18:54:53Z
dc.date.accessioned 2019-07-04T18:54:53Z
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração


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