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Rastreamento de Modos e Análise Intramodal de Aeroelasticidade de uma Aeronave Muito Flexível com o uso de Autovalores e Autovetores.

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dc.creator SIQUEIRA, Luiz Felipi Ribeiro
dc.date.issued 2019-06-28
dc.identifier.citation SIQUEIRA, Luiz Felipi Ribeiro. Rastreamento de Modos e Análise Intramodal de Aeroelasticidade de uma Aeronave Muito Flexível com o uso de Autovalores e Autovetores. 2019. 222 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1992
dc.description.abstract Uma aeronave flexível modelada com a metodologia NFNS_s foi utilizada como base para a realização de análises em aeroelasticidade. Rotinas adicionais foram implementadas para que o processo de aquisição das matrizes de autovalores e autovetores obtidas em cada condição trimada se tornasse rápido e possibilitasse o correto manejo dos dados, em especial para que o ordenamento estivesse na sequência correta (rastreamento de modos). Além disso, as rotinas possibilitaram a filtragem dos dados e extração das informações relativas à frequência, taxa de amortecimento, fase e amplitude. Estes resultados foram utilizados em uma análise intramodal como meio para realizar a proposição do mecanismo físico do flutter. Isto é, uma avaliação das componentes de torção e flexão foi feita internamente nos modos aeroelásticos filtrados para identificar regimes de instabilidade e o que ocorre dentro de cada um dos modos aeroelásticos selecionados. Em adição, dois estudos de sensibilidade foram efetuados para mensurar os principais efeitos originados pela variação do posicionamento do eixo de flexão e mudança das rigidezes das asas da aeronave. Dentre os principais resultados obtidos com a pesquisa, pode-se destacar a importância da fase nas análises físicas do mecanismo de flutter, visto que os saltos de fase modificaram o mecanismo físico de ação, e que o modo em que o fenômeno foi encontrado é aquele em que a componente de torção é equiparada à flexão em termos de amplitude. Já no primeiro estudo de sensibilidade feito, pode-se diagnosticar que a alteração do eixo de flexão sentido ao bordo de fuga tende a incrementar a componente de torção e reduzir a componente de flexão. No segundo estudo de sensibilidade, referente à alteração de rigidez, os valores mostraram que a rigidez exerce papel fundamental na prevenção de flutter, pois altera o comportamento das curvas de amplitude e fase, sendo que uma rigidez maior inibe saltos nos valores de fase e variações bruscas nas amplitudes das componentes do modo. Para reforçar os resultados encontrados, duas simulações não lineares foram realizadas, sendo uma abaixo da velocidade de flutter e outra na velocidade de flutter calculada. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Rastreamento de Modos e Análise Intramodal de Aeroelasticidade de uma Aeronave Muito Flexível com o uso de Autovalores e Autovetores. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 222 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Aeronave flexível pt_BR
dc.keywords.portuguese metodologia NFNS_s pt_BR
dc.keywords.portuguese rastreamento de modos pt_BR
dc.keywords.portuguese análise intramodal pt_BR
dc.keywords.portuguese mecanismo físico do flutter pt_BR
dc.keywords.english Flexible aircraft pt_BR
dc.keywords.english NFNS_s methodology pt_BR
dc.keywords.english mode tracking pt_BR
dc.keywords.english intramodal analysis pt_BR
dc.keywords.english physical mechanism of flutter pt_BR
dc.orientador.principal CUNHA JUNIOR, Sebastião Simões da
dc.orientador.coorientador SOUSA, Marcelo Santiago de
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia Mecânica pt_BR
dc.pg.area Projeto, Materiais e Processos pt_BR
dc.date.available 2019-07-30T18:07:39Z
dc.date.accessioned 2019-07-30T18:07:39Z
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica


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