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Aplicação do Método de Diferenças Finitas para Análise do Desempenho Operacional de Mancais Radiais Hidrodinâmicos.

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dc.creator LIMA, Antônio Edson de Castro
dc.date.issued 2012-12-14
dc.identifier.citation LIMA, Antônio Edson de Castro Lima. Aplicação do Método de Diferenças Finitas para Análise do Desempenho Operacional de Mancais Radiais Hidrodinâmicos. 2012. 117 f. Dissertação. (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2002
dc.description.abstract Neste trabalho é apresentado um modelo teórico para analisar o comportamento operacional de mancais radiais hidrodinâmicos operando com lubrificantes newtonianos e não-newtonianos usando o modelo exponencial (power-law). A equação de Reynolds da lubrificação hidrodinâmica para fluidos newtonianos e modificada para fluidos nãonewtonianos modelo power-law é resolvida através do método de diferenças finitas e do esquema de sobre-relaxação sucessiva. No modelo teórico são considerados os efeitos das temperaturas do óleo lubrificante de suprimento e de recirculação para a determinação da temperatura média efetiva do filme de óleo que é realizada através de um procedimento iterativo, cujo critério de parada é a sua convergência, ou seja, o estabelecimento da condição de operação em regime. Um programa computacional foi desenvolvido (FORTRAN), para simular o comportamento operacional de mancais radiais operando com lubrificantes do tipo pseudoplástico (n < 1) e dilatante (n > 1), bem como um óleo mineral comum, ou seja, fluido newtoniano (nn=11). Foi feito um estudo inicial de um mancal de dois lóbulos, também chamado de mancal limão, para o qual foram desenvolvidas equações exatas e simplificadas de grande precisão para determinação da espessura do filme de óleo nos dois lóbulos do mancal. Isto possibilitou obter a solução da equação bidimensional de Reynolds, mediante aplicação do método de diferenças finitas, obtendo-se então a distribuição de pressão em ambos os lóbulos e alguns parâmetros de desempenho do mancal. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Aplicação do Método de Diferenças Finitas para Análise do Desempenho Operacional de Mancais Radiais Hidrodinâmicos. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 117 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Lubrificação hidrodinâmica pt_BR
dc.keywords.portuguese Equação de Reynolds pt_BR
dc.keywords.portuguese Mancal radial cilíndrico pt_BR
dc.keywords.portuguese Mancal de dois lóbulos pt_BR
dc.keywords.portuguese Método de diferenças finitas pt_BR
dc.keywords.english Hydrodynamic lubrication pt_BR
dc.keywords.english Reynolds equation pt_BR
dc.keywords.english cylindrical journal bearings pt_BR
dc.keywords.english two lobe bearings pt_BR
dc.keywords.english finite difference method pt_BR
dc.orientador.principal SCHWARZ, Vilmar Arthur
dc.orientador.coorientador CHIARELLO, André Garcia Chiarello
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia Mecânica pt_BR
dc.pg.area Projeto e Fabricação pt_BR
dc.date.available 2019-09-10T17:39:30Z
dc.date.accessioned 2019-09-10T17:39:30Z
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica


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