dc.creator |
LIMA, Antônio Edson de Castro |
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dc.date.issued |
2012-12-14 |
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dc.identifier.citation |
LIMA, Antônio Edson de Castro Lima. Aplicação do Método de Diferenças Finitas para Análise do Desempenho Operacional de Mancais Radiais Hidrodinâmicos. 2012. 117 f. Dissertação. (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012. |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2002 |
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dc.description.abstract |
Neste trabalho é apresentado um modelo teórico para analisar o comportamento operacional de mancais radiais hidrodinâmicos operando com lubrificantes newtonianos e não-newtonianos usando o modelo exponencial (power-law). A equação de Reynolds da lubrificação hidrodinâmica para fluidos newtonianos e modificada para fluidos nãonewtonianos modelo power-law é resolvida através do método de diferenças finitas e do esquema de sobre-relaxação sucessiva. No modelo teórico são considerados os efeitos das temperaturas do óleo lubrificante de suprimento e de recirculação para a determinação da temperatura média efetiva do filme de óleo que é realizada através de um procedimento iterativo, cujo critério de parada é a sua convergência, ou seja, o estabelecimento da condição de operação em regime. Um programa computacional foi desenvolvido (FORTRAN), para simular o comportamento operacional de mancais radiais operando com lubrificantes do tipo pseudoplástico (n < 1) e dilatante (n > 1), bem como um óleo mineral comum, ou seja, fluido newtoniano (nn=11). Foi feito um estudo inicial de um mancal de dois lóbulos, também chamado de mancal limão, para o qual foram desenvolvidas equações exatas e simplificadas de grande precisão para determinação da espessura do filme de óleo nos dois lóbulos do mancal. Isto possibilitou obter a solução da equação bidimensional de Reynolds, mediante aplicação do método de diferenças finitas, obtendo-se então a distribuição de pressão em ambos os lóbulos e alguns parâmetros de desempenho do mancal. |
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dc.language.iso |
pt_BR |
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dc.title |
Aplicação do Método de Diferenças Finitas para Análise do Desempenho Operacional de Mancais Radiais Hidrodinâmicos. |
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dc.type |
Dissertação |
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dc.place |
Itajubá |
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dc.pages |
117 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Lubrificação hidrodinâmica |
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dc.keywords.portuguese |
Equação de Reynolds |
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dc.keywords.portuguese |
Mancal radial cilíndrico |
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dc.keywords.portuguese |
Mancal de dois lóbulos |
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dc.keywords.portuguese |
Método de diferenças finitas |
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dc.keywords.english |
Hydrodynamic lubrication |
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dc.keywords.english |
Reynolds equation |
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dc.keywords.english |
cylindrical journal bearings |
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dc.keywords.english |
two lobe bearings |
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dc.keywords.english |
finite difference method |
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dc.orientador.principal |
SCHWARZ, Vilmar Arthur |
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dc.orientador.coorientador |
CHIARELLO, André Garcia Chiarello |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Engenharia Mecânica |
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dc.pg.area |
Projeto e Fabricação |
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dc.date.available |
2019-09-10T17:39:30Z |
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dc.date.accessioned |
2019-09-10T17:39:30Z |
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dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica |
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