dc.creator |
NERY, Jonathan Oliveira |
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dc.date.issued |
2019-08-30 |
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dc.identifier.citation |
NERY, Jonathan Oliveira. Estudo experimental, via análise de vibrações, acerca da caracterização de desgaste em componentes mecânicos com diferentes combinações de lubrificantes e aditivos. 2019. 96 f. Dissertação. (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2016 |
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dc.description.abstract |
A eficiência de um lubrificante no controle do atrito e do desgaste de sistemas mecânicos está ligada à confiabilidade, consumo energético e vida útil de máquinas e equipamentos. A falta de controle da condição destas máquinas pode causar graves perdas de produção devido às falhas inesperadas. O monitoramento por vibrações mecânicas busca criar condições de identificar e avaliar potenciais falhas mecânicas ou elétricas em programas de manutenção preditiva, aplicada na identificação de defeitos como desbalanceamento, desalinhamento, defeito em rolamentos, falha de lubrificação, dentre outros. Neste trabalho, desenvolveu-se um estudo experimental, via análise de vibrações, a partir de amostras submetidas a desgaste por deslizamento, para diferentes combinações de óleos lubrificantes e aditivos. Realizou-se a correlação entre o desgaste gerado nas amostras, com os sinais vibracionais coletados durante os ensaios, para diferentes faixas de frequência. Analisou-se a superfície do desgaste via microscopia eletrônica de varredura (MEV) e sua composição por eletroscopia de energia dispersiva (EDS). Os resultados demonstram boa correlação entre algumas das faixas de frequência estudadas e o desgaste. Uma redução do desgaste médio foi registrada com o uso de aditivos, na condição de extrema pressão e velocidade de deslizamento de 0,49 m/s. |
pt_BR |
dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.title |
Estudo experimental, via análise de vibrações, acerca da caracterização de desgaste em componentes mecânicos com diferentes combinações de lubrificantes e aditivos. |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
96 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Vibrações mecânicas |
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dc.keywords.portuguese |
Atrito |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Desgaste por deslizamento |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Aditivos antidesgaste |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Mechanical vibrations |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Friction |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Sliding wear |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Anti-wear additives |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
CUNHA JUNIOR, Sebastião Simões da |
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dc.orientador.coorientador |
SILVA, Gilbert |
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dc.place.presentation |
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Engenharia Mecânica |
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dc.pg.area |
Projeto, Materiais e Processos |
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dc.date.available |
2019-10-10T12:48:24Z |
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dc.date.accessioned |
2019-10-10T12:48:24Z |
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dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica |
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