DSpace/Manakin Repository

Educação financeira: mensuração do conhecimento financeiro de alunos de uma universidade federal e sua correlação com os cinco grandes fatores de personalidade

Mostrar registro simples

dc.creator MARCIANO, Vinícius Gomes
dc.date.issued 2019-09-24
dc.identifier.citation MARCIANO, Vinícius Gomes. Educação financeira: mensuração do conhecimento financeiro de alunos de uma universidade federal e sua correlação com os cinco grandes fatores de personalidade. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2052
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo analisar e correlacionar o nível do conhecimento financeiro com os fatores de personalidade com base no modelo dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade (CGF) de alunos de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais. A educação financeira apresenta-se como uma ferramenta útil no desenvolvimento do conhecimento financeiro junto ao público pesquisado, tornando ainda mais relevante a pesquisa junto a estudantes universitários, pois eles representam o futuro da capacidade intelectual e produtiva do país. A pesquisa justifica-se pela necessidade de aprofundar os estudos sobre a educação financeira no Brasil e também sobre a maneira como os fatores de personalidade estão associados com o conhecimento. Pesquisas indicam que a população, em geral, não apresenta conhecimentos básicos para tomar decisões acertadas sobre suas finanças, sendo que a ineficiência nas decisões financeiras contribui para a fragilidade do cenário econômico e social, pois indivíduos desprovidos de conhecimento financeiro apresentam dificuldades em administrar seus recursos, planejar sua aposentadoria, adquirir produtos e serviços financeiros adequados. Como resultado, foi mensurado o nível do conhecimento financeiro dos alunos de uma Universidade Federal do Sul de Minas, sendo que o resultado para o perfil masculino foi superior ao perfil feminino. Em relação aos perfis de personalidade, os fatores Extroversão e Consciência apresentaram escores maiores entre o perfil feminino, enquanto os fatores Amabilidade, Neuroticismo e Abertura apresentaram escores maiores para o perfil masculino. No que tange a correlação do conhecimento financeiro e os perfis de personalidade, os fatores Abertura e Extroversão apresentaram uma correlação negativa em relação ao conhecimento financeiro. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Educação financeira: mensuração do conhecimento financeiro de alunos de uma universidade federal e sua correlação com os cinco grandes fatores de personalidade pt_BR
dc.title.subtitle mensuração do conhecimento financeiro de alunos de uma universidade federal e sua correlação com os cinco grandes fatores de personalidade pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 79 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação financeira pt_BR
dc.keywords.portuguese Conhecimento financeiro pt_BR
dc.keywords.portuguese Cinco grandes fatores de personalidade pt_BR
dc.keywords.english Financial education pt_BR
dc.keywords.english financial knowledge pt_BR
dc.keywords.english Five major personality factors pt_BR
dc.orientador.principal MEDEIROS, André Luiz
dc.place.presentation UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Mestrado Profissional em Administração pt_BR
dc.pg.area CNPQ:: Administração Financeira pt_BR
dc.pg.linha Administração Financeira pt_BR
dc.date.available 2019-11-19T13:35:32Z
dc.date.accessioned 2019-11-19T13:35:32Z
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples