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O uso de texto de divulgação científica em propostas de sequências didáticas

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dc.creator OLIVEIRA, Ursula Raniely Souto de
dc.date.issued 2019-07-10
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Ursula Raniely Souto de. O uso de texto de divulgação científica em propostas de sequências didáticas. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2060
dc.description.abstract Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como alunos de pós-graduação de um curso de Mestrado em Educação em Ciências selecionam e propõem, na elaboração de sequências didáticas (SD), o uso de textos de divulgação científica (TDC) da Minas faz Ciência, uma revista publicada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Nesse sentido, buscou-se compreender como os aspectos da alfabetização científica estão sendo articulados nessas propostas e como os pós-graduandos propõem o uso do TDC em seu planejamento de ensino. As SD foram elaboradas por pós-graduandos no contexto da disciplina Divulgação Científica, que é ofertada no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal de Itajubá, Minas Gerais. As dezessete SD produzidas pelos pós-graduandos em 2015 e 2016 foram analisadas com base em referenciais teóricos relacionados às características da divulgação científica e aspectos da alfabetização científica. De acordo com os resultados, verificamos que a maioria dos TDC utilizados nas SD concentra-se na área de ciências biológicas e que o principal critério para a escolha dos TDC foi a presença de relação entre os conteúdos científicos apresentados nos TDC com o conteúdo escolar. A compreensão de conceitos científicos é um dos objetivos mais citados em tais SD. Dentre as estratégias didáticas propostas nas SD destacam-se a leitura dos TDC e discussões em sala de aula. Com relação à presença dos eixos de alfabetização científica, observamos que as SD propostas têm potencial para o desenvolvimento da AC dos estudantes, mesmo que esse objetivo não esteja centrado no plano didático. O eixo estruturante da Alfabetização Científica mais adotado pelos alunos de pós-graduação foi o de “entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente”, presente em aproximadamente 65% das SD. Concluímos que, ao planejarem as SD com o uso dos TDC, os pós-graduandos trazem elementos capazes de promover a alfabetização científica em sala de aula. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title O uso de texto de divulgação científica em propostas de sequências didáticas pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 92 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de ciências pt_BR
dc.keywords.portuguese Texto de divulgação científica pt_BR
dc.keywords.portuguese Sequência didática pt_BR
dc.keywords.portuguese Revista Minas Faz Ciência pt_BR
dc.keywords.portuguese Alfabetização científica pt_BR
dc.keywords.english Science education pt_BR
dc.keywords.english Popular science text pt_BR
dc.keywords.english Didactic sequences pt_BR
dc.keywords.english Magazine Minas Faz Ciência pt_BR
dc.keywords.english Scientific literacy pt_BR
dc.orientador.principal OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de
dc.place.presentation UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Educação em Ciências pt_BR
dc.pg.area CNPQ:: Multidisciplinar - Ensino de Ciências pt_BR
dc.pg.linha Ensino e Aprendizagem pt_BR
dc.date.available 2019-11-20T13:09:18Z
dc.date.accessioned 2019-11-20T13:09:18Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


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