dc.creator |
OLIVEIRA, Ursula Raniely Souto de |
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dc.date.issued |
2019-07-10 |
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dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Ursula Raniely Souto de. O uso de texto de divulgação científica em propostas de sequências didáticas. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2060 |
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dc.description.abstract |
Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como alunos de pós-graduação de um curso de Mestrado em Educação em Ciências selecionam e propõem, na elaboração de sequências didáticas (SD), o uso de textos de divulgação científica (TDC) da Minas faz Ciência, uma revista publicada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Nesse sentido, buscou-se compreender como os aspectos da alfabetização científica estão sendo articulados nessas propostas e como os pós-graduandos propõem o uso do TDC em seu planejamento de ensino. As SD foram elaboradas por pós-graduandos no contexto da disciplina Divulgação Científica, que é ofertada no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal de Itajubá, Minas Gerais. As dezessete SD produzidas pelos pós-graduandos em 2015 e 2016 foram analisadas com base em referenciais teóricos relacionados às características da divulgação científica e aspectos da alfabetização científica. De acordo com os resultados, verificamos que a maioria dos TDC utilizados nas SD concentra-se na área de ciências biológicas e que o principal critério para a escolha dos TDC foi a presença de relação entre os conteúdos científicos apresentados nos TDC com o conteúdo escolar. A compreensão de conceitos científicos é um dos objetivos mais citados em tais SD. Dentre as estratégias didáticas propostas nas SD destacam-se a leitura dos TDC e discussões em sala de aula. Com relação à presença dos eixos de alfabetização científica, observamos que as SD propostas têm potencial para o desenvolvimento da AC dos estudantes, mesmo que esse objetivo não esteja centrado no plano didático. O eixo estruturante da Alfabetização Científica mais adotado pelos alunos de pós-graduação foi o de “entendimento das relações existentes entre ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente”, presente em aproximadamente 65% das SD. Concluímos que, ao planejarem as SD com o uso dos TDC, os pós-graduandos trazem elementos capazes de promover a alfabetização científica em sala de aula. |
pt_BR |
dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.title |
O uso de texto de divulgação científica em propostas de sequências didáticas |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
92 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Ensino de ciências |
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dc.keywords.portuguese |
Texto de divulgação científica |
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dc.keywords.portuguese |
Sequência didática |
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dc.keywords.portuguese |
Revista Minas Faz Ciência |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Alfabetização científica |
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dc.keywords.english |
Science education |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Popular science text |
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dc.keywords.english |
Didactic sequences |
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dc.keywords.english |
Magazine Minas Faz Ciência |
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dc.keywords.english |
Scientific literacy |
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dc.orientador.principal |
OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de |
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dc.place.presentation |
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.pg.area |
CNPQ:: Multidisciplinar - Ensino de Ciências |
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dc.pg.linha |
Ensino e Aprendizagem |
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dc.date.available |
2019-11-20T13:09:18Z |
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dc.date.accessioned |
2019-11-20T13:09:18Z |
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dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
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