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Sustentabilidade energética nas escolas

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dc.creator SANTOS, Adilson Francisco dos
dc.date.issued 2019-10-11
dc.identifier.citation SANTOS, Adilson Francisco dos. Sustentabilidade energética nas escolas: estudo de caso em Itajubá – MG. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2064
dc.description.abstract Nos últimos cinquenta anos a temática sustentabilidade passou a fazer parte integrante do debate e ser o centro das atenções da comunidade internacional, em resposta e como um alerta ao homem por sua atitude consumista e desenfreada, que para o atendimento de suas demandas e vaidades acaba por negligenciar as leis da natureza, esquecendo-se que os recursos naturais não possuem a capacidade de recomposição na mesma velocidade daquela do consumo. Dessa forma usa-se energia e água sem racionalidade, no consumismo acelerado e na negligência de seu descarte, está criando para si e gerações futuras um passivo de resíduos variados, cuja destinação já enfrenta sérios problemas tanto da existência de áreas apropriadas e disponíveis até a segurança das mesmas no sentido de se evitar a contaminação pelo descarte incorreto de substâncias. Esta dissertação teve por objetivo apresentar como o uso racional e eficiente de água e energia e a destinação correta dos resíduos sólidos podem ser utilizados como ferramenta para a implementação da sustentabilidade ambiental nas escolas estaduais de Minas Gerais, em especial na “Escola Estadual Major João Pereira”, localizada no município de Itajubá. A pesquisa a princípio foi realizada em 21 escolas da Regional de Itajubá contempladas no Programa “Escolas Sustentáveis” da SEE-MG, onde levantaram-se os consumos de energia e água e o montante de resíduos sólidos gerados. Com base nesses dados foi possível apresentar propostas para o melhor uso da água bem como utilizar a água da chuva para fins não potáveis. Em relação à energia elétrica, houve a possiblidade de modernização com a introdução de tecnologias mais eficientes e no que diz respeito aos resíduos gerados a viabilidade da separação e reciclagem. Os resultados alcançados mostram que é possível implementar no ambiente escolar ações que contribuam com a sustentabilidade energética, uma vez que os tempos de retorno das propostas apresentadas sinalizam para a viabilidade de sua execução e que a sua aplicabilidade pode ser estendida para o conjunto das 21 escolas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Sustentabilidade energética nas escolas pt_BR
dc.title.subtitle estudo de caso em Itajubá - MG pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 123 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Água pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação pt_BR
dc.keywords.portuguese Eficiência energética pt_BR
dc.keywords.portuguese .Resíduos sólidos pt_BR
dc.keywords.portuguese Sustentabilidade pt_BR
dc.keywords.english Energy efficiency pt_BR
dc.keywords.english Sustainability pt_BR
dc.keywords.english Solid waste pt_BR
dc.keywords.english Water pt_BR
dc.keywords.english Education pt_BR
dc.orientador.principal YAMACHITA, Roberto Akira
dc.place.presentation UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia de Energia pt_BR
dc.pg.area CNPQ:: Engenharia de Energia pt_BR
dc.pg.linha Planejamento e Gestão de Sistemas Energéticos pt_BR
dc.date.available 2019-11-21T10:30:30Z
dc.date.accessioned 2019-11-21T10:30:30Z
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia


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