dc.creator |
SANTOS, Adilson Francisco dos |
|
dc.date.issued |
2019-10-11 |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, Adilson Francisco dos. Sustentabilidade energética nas escolas: estudo de caso em Itajubá – MG. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2064 |
|
dc.description.abstract |
Nos últimos cinquenta anos a temática sustentabilidade passou a fazer parte integrante do debate e ser o centro das atenções da comunidade internacional, em resposta e como um alerta ao homem por sua atitude consumista e desenfreada, que para o atendimento de suas demandas e vaidades acaba por negligenciar as leis da natureza, esquecendo-se que os recursos naturais não possuem a capacidade de recomposição na mesma velocidade daquela do consumo. Dessa forma usa-se energia e água sem racionalidade, no consumismo acelerado e na negligência de seu descarte, está criando para si e gerações futuras um passivo de resíduos variados, cuja destinação já enfrenta sérios problemas tanto da existência de áreas apropriadas e disponíveis até a segurança das mesmas no sentido de se evitar a contaminação pelo descarte incorreto de substâncias. Esta dissertação teve por objetivo apresentar como o uso racional e eficiente de água e energia e a destinação correta dos resíduos sólidos podem ser utilizados como ferramenta para a implementação da sustentabilidade ambiental nas escolas estaduais de Minas Gerais, em especial na “Escola Estadual Major João Pereira”, localizada no município de Itajubá. A pesquisa a princípio foi realizada em 21 escolas da Regional de Itajubá contempladas no Programa “Escolas Sustentáveis” da SEE-MG, onde levantaram-se os consumos de energia e água e o montante de resíduos sólidos gerados. Com base nesses dados foi possível apresentar propostas para o melhor uso da água bem como utilizar a água da chuva para fins não potáveis. Em relação à energia elétrica, houve a possiblidade de modernização com a introdução de tecnologias mais eficientes e no que diz respeito aos resíduos gerados a viabilidade da separação e reciclagem. Os resultados alcançados mostram que é possível implementar no ambiente escolar ações que contribuam com a sustentabilidade energética, uma vez que os tempos de retorno das propostas apresentadas sinalizam para a viabilidade de sua execução e que a sua aplicabilidade pode ser estendida para o conjunto das 21 escolas. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Sustentabilidade energética nas escolas |
pt_BR |
dc.title.subtitle |
estudo de caso em Itajubá - MG |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
123 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Água |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Educação |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Eficiência energética |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
.Resíduos sólidos |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Energy efficiency |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Sustainability |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Solid waste |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Water |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Education |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
YAMACHITA, Roberto Akira |
|
dc.place.presentation |
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Engenharia de Energia |
pt_BR |
dc.pg.area |
CNPQ:: Engenharia de Energia |
pt_BR |
dc.pg.linha |
Planejamento e Gestão de Sistemas Energéticos |
pt_BR |
dc.date.available |
2019-11-21T10:30:30Z |
|
dc.date.accessioned |
2019-11-21T10:30:30Z |
|
dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia |
|