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Qualidade da informação do prontuário eletrônico do paciente no processo de apoio à decisão clínica

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dc.creator OLIVEIRA, Suellen de Alcântara
dc.date.issued 2019-11-29
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Suellen de Alcântara. Qualidade da informação do prontuário eletrônico do paciente no processo de apoio à decisão clínica. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2094
dc.description.abstract A correta tomada de decisão aliada à utilização de tecnologias seguras e efetivas para o diagnóstico e tratamento de doenças tem um impacto crucial na qualidade da assistência à saúde. Desta forma, tecnologias como sistemas de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) permitem o compartilhamento de informações entre os profissionais de saúde e servem como base legal para as ações médicas, podendo inclusive suportar suas decisões. No entanto, faz se necessário avaliar a Qualidade da Informação (QI) disponível neste sistema, uma vez que as informações registradas no PEP devem ser capazes de refletir o processo de atendimento do paciente ao longo do tempo. Assim possibilitar ao profissional médico, planejar e intervir nos procedimentos evitando riscos à saúde do paciente. Com o intuito de contribuir para o tratamento deste problema, este trabalho concentra-se em um estudo de caso realizado no Hospital de Clínicas de Itajubá para propor melhorias na Qualidade da Informação do Prontuário Eletrônico do Paciente no processo de decisão clínica. Foi aplicado o modelo adaptado de Qualidade da Informação utilizando a metodologia Ten Steps to Quality Data and Trusted Information® com uma abordagem empírica, sob a perspectiva do consumidor da informação, tendo como resultado a identificação das dimensões da informação: Reputação, Acessibilidade e Valor Agregado. Estas dimensões têm maior impacto na abordagem da Instituição referente a qualidade da informação do Prontuário Eletrônico do Paciente. A partir da aplicação deste modelo adaptado foi possível propor melhorias para a Qualidade da Informação do PEP do Hospital de Clínicas de Itajubá por meio do desenvolvimento de planos de ações. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Qualidade da informação do prontuário eletrônico do paciente no processo de apoio à decisão clínica pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 96 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Qualidade da informação pt_BR
dc.keywords.portuguese Registros eletrônicos de Saúde pt_BR
dc.keywords.portuguese Tomada de decisões pt_BR
dc.keywords.english Data quality pt_BR
dc.keywords.english Electronic health records pt_BR
dc.keywords.english Decision-making pt_BR
dc.orientador.principal FAVARETTO, Fábio
dc.place.presentation UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Mestrado Profissional de Administração pt_BR
dc.pg.area CNPQ::Administração pt_BR
dc.pg.linha Sistemas de Informação para Tomada de Decisão pt_BR
dc.date.available 2020-01-28T12:02:01Z
dc.date.accessioned 2020-01-28T12:02:01Z
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração


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