dc.creator |
OLIVEIRA, Suellen de Alcântara |
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dc.date.issued |
2019-11-29 |
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dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Suellen de Alcântara. Qualidade da informação do prontuário eletrônico do paciente no processo de apoio à decisão clínica. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2094 |
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dc.description.abstract |
A correta tomada de decisão aliada à utilização de tecnologias seguras e efetivas para o diagnóstico e tratamento de doenças tem um impacto crucial na qualidade da assistência à saúde. Desta forma, tecnologias como sistemas de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) permitem o compartilhamento de informações entre os profissionais de saúde e servem como base legal para as ações médicas, podendo inclusive suportar suas decisões. No entanto, faz se necessário avaliar a Qualidade da Informação (QI) disponível neste sistema, uma vez que as informações registradas no PEP devem ser capazes de refletir o processo de atendimento do paciente ao longo do tempo. Assim possibilitar ao profissional médico, planejar e intervir nos procedimentos evitando riscos à saúde do paciente. Com o intuito de contribuir para o tratamento deste problema, este trabalho concentra-se em um estudo de caso realizado no Hospital de Clínicas de Itajubá para propor melhorias na Qualidade da Informação do Prontuário Eletrônico do Paciente no processo de decisão clínica. Foi aplicado o modelo adaptado de Qualidade da Informação utilizando a metodologia Ten Steps to Quality Data and Trusted Information® com uma abordagem empírica, sob a perspectiva do consumidor da informação, tendo como resultado a identificação das dimensões da informação: Reputação, Acessibilidade e Valor Agregado. Estas dimensões têm maior impacto na abordagem da Instituição referente a qualidade da informação do Prontuário Eletrônico do Paciente. A partir da aplicação deste modelo adaptado foi possível propor melhorias para a Qualidade da Informação do PEP do Hospital de Clínicas de Itajubá por meio do desenvolvimento de planos de ações. |
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dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Qualidade da informação do prontuário eletrônico do paciente no processo de apoio à decisão clínica |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
96 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Qualidade da informação |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Registros eletrônicos de Saúde |
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dc.keywords.portuguese |
Tomada de decisões |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Data quality |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Electronic health records |
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dc.keywords.english |
Decision-making |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
FAVARETTO, Fábio |
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dc.place.presentation |
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Mestrado Profissional de Administração |
pt_BR |
dc.pg.area |
CNPQ::Administração |
pt_BR |
dc.pg.linha |
Sistemas de Informação para Tomada de Decisão |
pt_BR |
dc.date.available |
2020-01-28T12:02:01Z |
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dc.date.accessioned |
2020-01-28T12:02:01Z |
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dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração |
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