dc.creator |
SOUZA, Priscila Miranda Silva de |
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dc.date.issued |
2019-12-05 |
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dc.identifier.citation |
SOUZA, Priscila Miranda Silva de. O lugar da Educação em Direitos Humanos no currículo de Ciências da Educação Básica. 2019. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2104 |
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dc.description.abstract |
Este trabalho é resultado de uma pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, que objetivou identificar a compreensão dos professores de Ciências de 6° ao 9° ano, em três escolas estaduais acerca da relação da temática de Educação em Direitos Humanos e Educação em Ciências. Para que isso fosse possível, esse estudo se norteou em referenciais teóricos para aprofundar os conhecimentos a respeito de Educação em Direitos Humanos, Educação em Ciências e Currículo. A estratégia de coleta de dados utilizada foi a entrevista para conhecer as suas práticas, analisadas pela análise de conteúdo de Bardin, além da leitura de documentos curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais e Temas Transversais para verificar a existência de elementos de Educação em Direitos Humanos nos mesmos. Ao final do processo de análise a pesquisa apresentou como resultado que os professores apresentam concepções superficiais sobre o tema, embora, de acordo com os relatos, dão exemplos em suas falas que nas práticas em sala de aula há a conexão entre o assunto e seus conteúdos e que não tiveram essa temática em suas formações. Considera-se a importância de se trabalhar a Educação em Ciências partindo da contextualização para que se torne um conjunto de conhecimentos acessível e de interesse dos alunos e a Educação em Direitos Humanos se torne grande aliada no processo de ensino aprendizagem, desenvolvendo, assim, uma educação que humaniza e auxilia o aluno a ser um sujeito de direitos. Para isso, os cursos de formação de docentes tem papel fundamental. |
pt_BR |
dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.title |
O lugar da educação em direitos humanos no currículo de ciências da educação básica |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
198 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Educação em direitos humanos |
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dc.keywords.portuguese |
Direitos humanos |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Educação em ciências |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Currículo |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Documentos curriculares |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Human rights education |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Human rights |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Science education |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Curriculum |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Curriculum documents |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade |
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dc.place.presentation |
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.pg.area |
CNPQ::Educação |
pt_BR |
dc.pg.linha |
Ensino e Aprendizagem na Educação em Ciências |
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dc.date.available |
2020-01-31T17:07:22Z |
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dc.date.accessioned |
2020-01-31T17:07:22Z |
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dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
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