DSpace/Manakin Repository

O lugar da educação em direitos humanos no currículo de ciências da educação básica

Mostrar registro simples

dc.creator SOUZA, Priscila Miranda Silva de
dc.date.issued 2019-12-05
dc.identifier.citation SOUZA, Priscila Miranda Silva de. O lugar da Educação em Direitos Humanos no currículo de Ciências da Educação Básica. 2019. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2104
dc.description.abstract Este trabalho é resultado de uma pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, que objetivou identificar a compreensão dos professores de Ciências de 6° ao 9° ano, em três escolas estaduais acerca da relação da temática de Educação em Direitos Humanos e Educação em Ciências. Para que isso fosse possível, esse estudo se norteou em referenciais teóricos para aprofundar os conhecimentos a respeito de Educação em Direitos Humanos, Educação em Ciências e Currículo. A estratégia de coleta de dados utilizada foi a entrevista para conhecer as suas práticas, analisadas pela análise de conteúdo de Bardin, além da leitura de documentos curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais e Temas Transversais para verificar a existência de elementos de Educação em Direitos Humanos nos mesmos. Ao final do processo de análise a pesquisa apresentou como resultado que os professores apresentam concepções superficiais sobre o tema, embora, de acordo com os relatos, dão exemplos em suas falas que nas práticas em sala de aula há a conexão entre o assunto e seus conteúdos e que não tiveram essa temática em suas formações. Considera-se a importância de se trabalhar a Educação em Ciências partindo da contextualização para que se torne um conjunto de conhecimentos acessível e de interesse dos alunos e a Educação em Direitos Humanos se torne grande aliada no processo de ensino aprendizagem, desenvolvendo, assim, uma educação que humaniza e auxilia o aluno a ser um sujeito de direitos. Para isso, os cursos de formação de docentes tem papel fundamental. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title O lugar da educação em direitos humanos no currículo de ciências da educação básica pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 198 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação em direitos humanos pt_BR
dc.keywords.portuguese Direitos humanos pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação em ciências pt_BR
dc.keywords.portuguese Currículo pt_BR
dc.keywords.portuguese Documentos curriculares pt_BR
dc.keywords.english Human rights education pt_BR
dc.keywords.english Human rights pt_BR
dc.keywords.english Science education pt_BR
dc.keywords.english Curriculum pt_BR
dc.keywords.english Curriculum documents pt_BR
dc.orientador.principal STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade
dc.place.presentation UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Educação em Ciências pt_BR
dc.pg.area CNPQ::Educação pt_BR
dc.pg.linha Ensino e Aprendizagem na Educação em Ciências pt_BR
dc.date.available 2020-01-31T17:07:22Z
dc.date.accessioned 2020-01-31T17:07:22Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples