dc.creator |
MATHEZ, Lucileia Ribeiro Cortez |
|
dc.date.issued |
2019-11-11 |
|
dc.identifier.citation |
MATHEZ, Lucileia Ribeiro Cortez. Dispositivos móveis e os professores do ensino de ciências e matemática: uma análise das perspectivas de sua utilização. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2114 |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa possui como foco o docente, tendo como objetivo geral caracterizar e compreender a percepção de professores das disciplinas de Biologia, Física, Química e Matemática acerca da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, em específico, os Dispositivos Móveis, em escolas de duas cidades do sul de Minas Gerais. Tratase de um estudo de abordagem qualitativa com viés descritivo. O quadro teórico foi constituído pelo conceito de dispositivo móvel; sociedade em rede; tecnologias móveis no contexto educacional; informação e comunicação; ensino; políticas públicas de tecnologias educacionais; letramento digital. O corpus da pesquisa foi analisado a partir dos dados coletados em entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas com professores do ensino médio de uma escola estadual e de uma escola privada do Sul de Minas Gerais. Para análise, optou-se pela análise de conteúdo de Bardin (1977), com a criação de agrupamentos que, posteriormente, levaram à elaboração de categorias emergentes. Complementarmente, foi analisado o Plano Político Pedagógico das escolas a fim de identificar a indicação, ou não, do uso dos dispositivos móveis. Esta pesquisa visualiza o professor como peça central na incorporação dos dispositivos móveis no contexto educacional, capaz de provocar transformações na gestão do ensino. Nesse sentido, considerou-se que a formação docente e a gestão escolar são eixos norteadores para a adesão dos processos de incorporação dos dispositivos móveis na prática pedagógica. Dessa forma, tal pesquisa indica caminhos para continuidade de investigações e aprofundamentos que venham a contribuir, de forma crítica, para o papel da aprendizagem com dispositivos móveis na formação do sujeito. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt |
pt_BR |
dc.title |
Dispositivos móveis e os professores do ensino de ciências e matemática |
pt_BR |
dc.title.subtitle |
uma análise das perspectivas de sua utilização |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
101 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Dispositivos móveis |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Professores |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Tecnologias da informação e comunicação |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Science teaching |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Mobile devices |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Teachers |
pt_BR |
dc.keywords.english |
School management |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Information and communication technologies |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
REZENDE JUNIOR, Mikael Frank |
|
dc.place.presentation |
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.pg.area |
CNPQ::Educação |
pt_BR |
dc.pg.linha |
Ensino e Aprendizagem na Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2020-02-04T13:17:42Z |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-04T13:17:42Z |
|
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|