DSpace/Manakin Repository

Dispositivos móveis e os professores do ensino de ciências e matemática

Mostrar registro simples

dc.creator MATHEZ, Lucileia Ribeiro Cortez
dc.date.issued 2019-11-11
dc.identifier.citation MATHEZ, Lucileia Ribeiro Cortez. Dispositivos móveis e os professores do ensino de ciências e matemática: uma análise das perspectivas de sua utilização. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2114
dc.description.abstract Esta pesquisa possui como foco o docente, tendo como objetivo geral caracterizar e compreender a percepção de professores das disciplinas de Biologia, Física, Química e Matemática acerca da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, em específico, os Dispositivos Móveis, em escolas de duas cidades do sul de Minas Gerais. Tratase de um estudo de abordagem qualitativa com viés descritivo. O quadro teórico foi constituído pelo conceito de dispositivo móvel; sociedade em rede; tecnologias móveis no contexto educacional; informação e comunicação; ensino; políticas públicas de tecnologias educacionais; letramento digital. O corpus da pesquisa foi analisado a partir dos dados coletados em entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas com professores do ensino médio de uma escola estadual e de uma escola privada do Sul de Minas Gerais. Para análise, optou-se pela análise de conteúdo de Bardin (1977), com a criação de agrupamentos que, posteriormente, levaram à elaboração de categorias emergentes. Complementarmente, foi analisado o Plano Político Pedagógico das escolas a fim de identificar a indicação, ou não, do uso dos dispositivos móveis. Esta pesquisa visualiza o professor como peça central na incorporação dos dispositivos móveis no contexto educacional, capaz de provocar transformações na gestão do ensino. Nesse sentido, considerou-se que a formação docente e a gestão escolar são eixos norteadores para a adesão dos processos de incorporação dos dispositivos móveis na prática pedagógica. Dessa forma, tal pesquisa indica caminhos para continuidade de investigações e aprofundamentos que venham a contribuir, de forma crítica, para o papel da aprendizagem com dispositivos móveis na formação do sujeito. pt_BR
dc.language.iso pt pt_BR
dc.title Dispositivos móveis e os professores do ensino de ciências e matemática pt_BR
dc.title.subtitle uma análise das perspectivas de sua utilização pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 101 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de ciências pt_BR
dc.keywords.portuguese Dispositivos móveis pt_BR
dc.keywords.portuguese Professores pt_BR
dc.keywords.portuguese Tecnologias da informação e comunicação pt_BR
dc.keywords.english Science teaching pt_BR
dc.keywords.english Mobile devices pt_BR
dc.keywords.english Teachers pt_BR
dc.keywords.english School management pt_BR
dc.keywords.english Information and communication technologies pt_BR
dc.orientador.principal REZENDE JUNIOR, Mikael Frank
dc.place.presentation UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Educação em Ciências pt_BR
dc.pg.area CNPQ::Educação pt_BR
dc.pg.linha Ensino e Aprendizagem na Educação em Ciências pt_BR
dc.date.available 2020-02-04T13:17:42Z
dc.date.accessioned 2020-02-04T13:17:42Z
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples