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Estudo de algoritmos de visão computacional para identificação e rastreamento de linhas de transmissão de energia elétrica com multirotores

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dc.creator RIBEIRO, Luciano do Vale
dc.date.issued 2019-12-06
dc.identifier.citation RIBEIRO, Luciano do Vale. Estudo de algoritmos de visão computacional para identificação e rastreamento de linhas de transmissão de energia elétrica com multirotores. 2019. 51 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação.) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2118
dc.description.abstract A rede de transmissão de energia elétrica brasileira requer inspeção e manutenção preventiva regular para garantir o seu fornecimento aos consumidores. As companhias transmissoras realizam inspeções regulares para identificar anomalias na rede de transmissão, como defeitos nos cabos, trincas nos isoladores e estruturas próximos da rede, como árvores, entre outros. Estas inspeções podem ser feitas por profissionais com uso de binóculos ou através de helicópteros tripulados contendo um conjunto de sensores, tais como câmeras infravermelho para detectar pontos de alto aquecimento, entre outros sensores. O interesse no uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) para realizar inspeções em linhas de transmissão têm crescido nos últimos anos, devido ao baixo custo e aumento na segurança, se comparado com as inspeções realizadas com helicópteros tripulados. Com essa tecnologia, o VANT pode ser controlado via rádiocontrole por um piloto ou de forma semi-automática, com uma missão pré-programada no piloto embarcado da aeronave. Uma das grandes dificuldades em se realizar vôos autônomos está na dependência do sistema GPS (Global Positioning System) para obtenção da posição do VANT. O erro na medida da posição informada pelo GPS pode afetar o desenvolvimento da missão. Este trabalho visa desenvolver uma técnica de processamento de imagens em tempo real para realizara identificação e rastreamento das linhas de transmissão e desta forma determinar a sua posição relativa ao VANT. Sem conhecer exatamente a posição do VANT e das linhas de transmissão, mas sabendo a posição relativa entre os dois, pode ser possível corrigir a trajetória do VANT através de comandos enviados para o piloto automático da aeronave. O projeto foi desenvolvido sobre o framework ROS (Robot Operating System) e o processamento de imagens foi realizado utilizando a biblioteca OpenCV. Para avaliar o desempenho da solução, criou-se um cenário virtual no simulador de robôs Gazebo, onde foi possível processar as imagens geradas por um multirotor durante uma missão de inspeção. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Estudo de algoritmos de visão computacional para identificação e rastreamento de linhas de transmissão de energia elétrica com multirotores pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 51 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Inspeção em linhas de transmissão pt_BR
dc.keywords.portuguese Veículo aéreo não tripulado pt_BR
dc.keywords.portuguese VANT pt_BR
dc.keywords.portuguese Multirotor pt_BR
dc.keywords.portuguese ROS pt_BR
dc.keywords.portuguese Gazebo pt_BR
dc.keywords.english Power line inspection pt_BR
dc.keywords.english Unmanned aerial vehicle pt_BR
dc.keywords.english UAV pt_BR
dc.keywords.english Multirotor pt_BR
dc.keywords.english ROS pt_BR
dc.keywords.english Gazebo pt_BR
dc.orientador.principal RAMOS, Alexandre Carlos
dc.place.presentation UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ciência e Tecnologia da Computação pt_BR
dc.pg.area CNPQ::Matemática da Computação pt_BR
dc.pg.linha Computação - Ciência e Tecnologia pt_BR
dc.date.available 2020-02-05T11:27:57Z
dc.date.accessioned 2020-02-05T11:27:57Z
dc.publisher.department IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação


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