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Estudo termodinâmico zerodimensional de motores de ignição por centelha utilizando diferentes combustíveis

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dc.creator TEIXEIRA, Mayara Santos
dc.date.issued 2019-11-19
dc.identifier.citation TEIXEIRA, Mayara Santos. Estudo termodinâmico zerodimensional de motores de ignição por centelha utilizando diferentes combustíveis. 2019. 119 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2122
dc.description.abstract A presente pesquisa trata-se de um estudo termodinâmico zerodimensional de motores de ignição por centelha com o objetivo de avaliar os parâmetros gerais de desempenho, como potência, torque e consumo específico de combustível, resultados do cálculo térmico realizado no software simulink do Matlab utilizando diferentes tipos de combustíveis. O cálculo térmico é baseado na Primeira Lei da Termodinâmica e o levantamento da curva característica exterior de velocidade colabora para a avaliação do comportamento e o desenvolvimento dos motores com alto desempenho, baixos níveis de emissão de poluentes e de consumo de combustível. A Lei de Wiebe é implementada para simular a fração de massa queimada e consequentemente a taxa de calor liberada pela combustão. Os resultados gerados são: representados em curvas características exteriores de velocidade.Primeiro se compara como os diferentes combustíveis influem no desempenho do motor, em seguida é comparado os resultados obtidos através da implementação da lei de Wiebe com os resultados antes de sua aplicação. Logo após se compara o desempenho de mesclas de etanol e gasolina variando o parâmetro taxa de compressão dentro das faixas usuais para cada tipo de combustível em busca de um motor mais eficiente com maior porcentagem de etanol. E por fim os cálculos são validados com a comparação dos resultados deste trabalho com os encontrados na literatura. A metodologia do cálculo térmico avaliada apresenta a mesma tendência encontrada na literatura, no entanto, em valores numéricos, a pressão máxima do ciclo, a potência e o torque são superestimados e o consumo específico subestimado. Isto porque, a hipótese de combustão instantânea a volume constante é a principal causa dos valores elevados de pressão máxima e pressão média efetiva. Outro fator que pode ser relevante para a imprecisão do cálculo térmico são os vários parâmetros adotados dentro de uma faixa de valores empírica.Isto pode ser resolvido em um futuro modelo com a criação de um banco de dados de ensaios experimentais para se entender o desempenho destes parâmetros. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Estudo termodinâmico zerodimensional de motores de ignição por centelha utilizando diferentes combustíveis pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 119 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Motor de ignição por centelha pt_BR
dc.keywords.portuguese Cálculo térmico pt_BR
dc.keywords.portuguese Simulink pt_BR
dc.keywords.portuguese Diferentes combustíveis pt_BR
dc.keywords.portuguese Lei de Wiebe pt_BR
dc.keywords.english Spark ignition engine pt_BR
dc.keywords.english Thermal calculation pt_BR
dc.keywords.english Simulink pt_BR
dc.keywords.english Different fuels pt_BR
dc.keywords.english Wiebe law pt_BR
dc.orientador.principal COBAS, Vladimir Rafael Melian
dc.place.presentation UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia de Energia pt_BR
dc.pg.area CNPQ::Engenharias - Engenharia de Energia pt_BR
dc.pg.linha Engenharia de Energia - Termodinâmica pt_BR
dc.date.available 2020-02-05T19:18:12Z
dc.date.accessioned 2020-02-05T19:18:12Z
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia


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