DSpace/Manakin Repository

Semelhanças e diferenças entre as buscas por informação científica de professores formadores em recursos tecnológicos digitais

Mostrar registro simples

dc.creator MACIEL, Guilherme Santos
dc.date.issued 2019-12-12
dc.identifier.citation MACIEL, Guilherme Santos. Semelhanças e diferenças entre as buscas por informação científica de professores formadores em recursos tecnológicos digitais 2019. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2137
dc.description.abstract Professores formadores desenvolvem buscas às informações científicas com recursos tecnológicos digitais para ensinar ciências em suas aulas. As buscas realizadas por esses professores envolvem um conjunto de atividades práticas adquiridas a partir de experiências formativas, e como cada um deles possui uma trajetória de formação distinta, suas buscas podem apresentar semelhanças e diferenças; identificá-las poderia ser uma forma de gerar dados que possam contribuir com o desenvolvimento de práticas de formação continuada sobre busca de informação para a utilização crítica das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem de Ciências. Esta pesquisa objetivou-se compreender as relações existentes entre as buscas por informação científicas de professores formadores em cursos de licenciatura em ciências de uma universidade pública do sul de Minas Gerais através de uma pesquisa qualitativa sobre “Comportamento de Busca”. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturadas, e para analisá-los utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin. As semelhanças na busca por informação dos formadores correspondem a utilização de estratégias similares para selecionar informações científicas mais confiáveis e no desenvolvimento do letramento digital para obtê-las. As diferenças correspondem a utilização dos recursos digitais e expressão do letramento apresentado de formas distintas através da busca. Através dessa pesquisa temos indícios de que as diferenças e semelhanças identificadas estejam relacionadas à formação individual de cada docente e a função que desempenham em seu ambiente de trabalho. Considerando esse cenário, práticas formativas que possibilitem o diálogo entre esses formadores sobre suas dificuldades e estratégias de resolução de problemas em buscas por informações científicas poderiam contribuir com o seu processo de aprendizado sobre buscas através de recursos tecnológicos digitais. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Semelhanças e diferenças entre as buscas por informação científica de professores formadores em recursos tecnológicos digitais pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 133 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Comportamento de busca pt_BR
dc.keywords.portuguese Professor formador pt_BR
dc.keywords.portuguese Estudos de usuários pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de ciências pt_BR
dc.keywords.portuguese Tecnologias digitais pt_BR
dc.orientador.principal REZENDE JUNIOR, Mikael Frank
dc.place.presentation UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Educação em Ciências pt_BR
dc.pg.area CNPQ::Educação pt_BR
dc.pg.linha Tecnologia Educacional pt_BR
dc.date.available 2020-02-27T16:58:34Z
dc.date.accessioned 2020-02-27T16:58:34Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples