DSpace/Manakin Repository

Desenvolvimento e políticas públicas no contexto da Educação Patrimonial: Entre riscos e rabiscos.

Mostrar registro simples

dc.creator FUCCIO, Lívia Serretti Azzi
dc.date.issued 2015-03-31
dc.identifier.citation FUCCIO, Lívia Serretti Azzi. Desenvolvimento e políticas públicas no contexto da Educação Patrimonial: Entre riscos e rabiscos. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/213
dc.description.abstract Esta dissertação teve como objetivo analisar o enredo vivenciado pelos educadores e gestores no desenvolvimento do projeto de educação patrimonial no município, tendo como recorte investigar as possibilidades narrativas e redescritivas do uso da literatura nas ações de sensibilização do projeto, se isto se deu de modo efetivo ou não para as mudanças de hábitos e ações, bem como compreender o que havia de significativo nas práticas culturais dos alunos, em especial, nos riscos e rabiscos da escola de ensino médio. Richard Rorty e Jorge Larrosa contribuem com questões centrais para a elaboração da pesquisa. Os dois autores confrontam o credo dogmático do saber que toma o mundo como um lugar a ser representado e o ser enquanto aquele que é. Estão em sintonia também sobre as possibilidades da abertura literária e poética na redescrição e (trans)formação do sujeito por meio da imaginação. Contudo, as defesas que fazem seguem caminhos diferentes, o primeiro tem um cuidado maior com os padrões de formalização e socialização da educação, enquanto o segundo abarca figuras do porvir e da autocriação. O procedimento teórico-metodológico se deu tensionado em consolidar três movimentos interligados e complementares: (I) reavivar as lembranças do que se passou, enquanto uma reflexão da experiência, (II) verificar as possibilidades do uso das narrativas nas práticas pedagógicas como elemento de redescrição e (trans)formação, (III) direcionar estratégias de conversação para as entrevistas com os educadores e gestores, grupos focais com os alunos, além do diálogo com os autores nas leituras e escritos, contemplando a dimensão coletiva desse acontecimento. Buscou-se avaliar os pontos e os contrapontos da educação patrimonial, ao problematizar as produções e mediações do eu nas ações do município. As dimensões discursivas das práticas educacionais, culturais e sociais foram analisadas na medida em que poderiam servir de ferramentas para novas perspectivas de construção e novas formas de convivência e de comportamento frente à violência, enquanto enclausuramento do gesto e da palavra. Por fim, caminhou-se para uma defesa do diálogo, tanto no que diz respeito à avaliação das práticas educacionais quanto às possibilidades narrativas e redescritivas de se elaborar um sentido para o que se passou. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Desenvolvimento e políticas públicas no contexto da Educação Patrimonial: Entre riscos e rabiscos. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 140 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Políticas públicas pt_BR
dc.keywords.portuguese Educação patrimonial pt_BR
dc.keywords.portuguese Narrativas redescritivas pt_BR
dc.keywords.portuguese Produção e mediação do eu pt_BR
dc.keywords.portuguese Desenvolvimento intelectual e moral pt_BR
dc.keywords.english Redescritives narratives pt_BR
dc.keywords.english Production and mediation of self pt_BR
dc.keywords.english Intellectual and moral development pt_BR
dc.orientador.principal RODRIGUES, Rogério
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.pg.area Desenvolvimento e Sociedade pt_BR
dc.date.available 2015-12-04T12:15:37Z
dc.date.accessioned 2015-12-04T12:15:37Z
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples