dc.creator |
FUCCIO, Lívia Serretti Azzi |
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dc.date.issued |
2015-03-31 |
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dc.identifier.citation |
FUCCIO, Lívia Serretti Azzi. Desenvolvimento e políticas públicas no contexto da Educação Patrimonial: Entre riscos e rabiscos. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/213 |
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dc.description.abstract |
Esta dissertação teve como objetivo analisar o enredo vivenciado pelos educadores e
gestores no desenvolvimento do projeto de educação patrimonial no município, tendo
como recorte investigar as possibilidades narrativas e redescritivas do uso da literatura
nas ações de sensibilização do projeto, se isto se deu de modo efetivo ou não para as
mudanças de hábitos e ações, bem como compreender o que havia de significativo nas
práticas culturais dos alunos, em especial, nos riscos e rabiscos da escola de ensino
médio. Richard Rorty e Jorge Larrosa contribuem com questões centrais para a elaboração da pesquisa. Os dois autores confrontam o credo dogmático do saber que
toma o mundo como um lugar a ser representado e o ser enquanto aquele que é. Estão
em sintonia também sobre as possibilidades da abertura literária e poética na redescrição e (trans)formação do sujeito por meio da imaginação. Contudo, as defesas que fazem seguem caminhos diferentes, o primeiro tem um cuidado maior com os padrões de formalização e socialização da educação, enquanto o segundo abarca figuras do porvir e da autocriação. O procedimento teórico-metodológico se deu tensionado em consolidar três movimentos interligados e complementares: (I) reavivar as lembranças do que se passou, enquanto uma reflexão da experiência, (II) verificar as possibilidades do uso das narrativas nas práticas pedagógicas como elemento de redescrição e (trans)formação, (III) direcionar estratégias de conversação para as entrevistas com os educadores e gestores, grupos focais com os alunos, além do diálogo com os autores nas leituras e escritos, contemplando a dimensão coletiva desse acontecimento. Buscou-se avaliar os pontos e os contrapontos da educação patrimonial, ao problematizar as produções e mediações do eu nas ações do município. As dimensões discursivas das práticas educacionais, culturais e sociais foram analisadas na medida em que poderiam servir de ferramentas para novas perspectivas de construção e novas formas de convivência e de comportamento frente à violência, enquanto enclausuramento do gesto e da palavra. Por fim, caminhou-se para uma defesa do diálogo, tanto no que diz respeito à avaliação das práticas educacionais quanto às possibilidades narrativas e redescritivas de se elaborar
um sentido para o que se passou. |
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dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento e políticas públicas no contexto da Educação Patrimonial: Entre riscos e rabiscos. |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
140 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Políticas públicas |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Educação patrimonial |
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dc.keywords.portuguese |
Narrativas redescritivas |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Produção e mediação do eu |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Desenvolvimento intelectual e moral |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Redescritives narratives |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Production and mediation of self |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Intellectual and moral development |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
RODRIGUES, Rogério |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
pt_BR |
dc.pg.area |
Desenvolvimento e Sociedade |
pt_BR |
dc.date.available |
2015-12-04T12:15:37Z |
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dc.date.accessioned |
2015-12-04T12:15:37Z |
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dc.publisher.department |
IRN - Instituto de Recursos Naturais |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
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