dc.creator |
TORRES, Douglas Batista Rodrigues Gonçalves |
|
dc.date.issued |
2019-12-13 |
|
dc.identifier.citation |
TORRES, Douglas Batista Rodrigues Gonçalves. O universo na tabela periódica: uma sequência didática interdisciplinar entre química e astronomia. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2141 |
|
dc.description.abstract |
Ensinar ciências e em particular, química aos estudantes da educação básica tem sido um desafio para os professores. O presente trabalho apresenta uma sequência didática aplicada para alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Brazópolis em Minas Gerais. Objetivou-se desenvolver e aplicar uma sequência didática configurada em 6 aulas de Química com conteúdos presentes na historiografia da Tabela Periódica, bem como, em conteúdos presentes na área de ensino de Astronomia para estudantes do 1°ano do Ensino Médio. Realizou-se uma pesquisa do tipo pesquisa-açãobuscando por melhoria no processo de ensino e de aprendizagem. Destas aulas previstas, aplicaram-se 6 aulas. Utilizou-se como parte da metodologia para coleta de dados questionário e aplicativo de mensagem. Obteve-se como resultados a identificação do aprendizado dos alunos mediante a construção de seu conhecimento através dos recursos utilizados pela sequência didática, observando também através das falas e atividades dos alunos que seu aprendizado extrapolou os muros da escola. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
O universo na tabela periódica |
pt_BR |
dc.title.subtitle |
uma sequência didática interdisciplinar entre química e astronomia 25 |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
83 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Astronomia |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Tabela Periódica |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Science teaching |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Interdisciplinarity |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Astronomy |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Periodic Table |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
SHITSUKA, Ricardo |
|
dc.orientador.coorientador |
SILVA, Agenor Pina da |
|
dc.place.presentation |
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.pg.area |
CNPQ:: Ensino em Ciências |
pt_BR |
dc.pg.linha |
Ciências - Estudo e Ensino |
pt_BR |
dc.date.available |
2020-03-04T18:09:44Z |
|
dc.date.accessioned |
2020-03-04T18:09:44Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|