DSpace/Manakin Repository

Astronomia na prática

Mostrar registro simples

dc.creator ALHO, Kaleb Ribeiro
dc.date.issued 2019-12-12
dc.identifier.citation ALHO, Kaleb Ribeiro. Astronomia na prática: a prática como eixo central no processo de formação continuada de professores. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2142
dc.description.abstract São muitas as pesquisas que relatam os problemas relacionados ao ensino de conteúdos de Astronomia na educação básica. Em razão desse cenário, surgem enquanto possibilidade, ações de formação continuada voltadas à abordagem da Astronomia para atenuar as lacunas formativas dos professores. Visando contribuir com a formação dos professores para o ensino de Astronomia, esta pesquisa teve como objetivo geral caracterizar o ensino de Astronomia em escolas rurais do município de Brazópolis-MG que oferecem o ensino fundamental II e analisar os potencias para a formação continuada de professores de um curso prático voltado ao ensino de Astronomia. O estudo é de natureza qualitativa e para a coleta de dados fez uso de técnicas de Grupo Focal (GF), aplicação de questionários e gravações em áudio dos discursos dos professores durante as etapas de realização da pesquisa. A análise dos dados coletados aponta que se tratando de conteúdos de Astronomia os professores apresentam muitas dificuldades em virtude de uma formação inicial deficiente dos conteúdos de Astronomia e pela pouca oferta de cursos de formação continuada na área que se adequem a realidade e a disponibilidade dos professores que atuam em escolas rurais. Além disso, mostrou a existência de concepções alternativas especificamente relacionadas a saberes populares típicos da vida rural. A proposta de um curso de formação continuada com enfoque prático se mostrou um importante método para que os professores entendessem os conceitos e fizessem as relações corretas dos fenômenos astronômicos estudados. As atividades do curso proporcionaram momentos de construção coletiva de significados, de compartilhamento de ideias, dúvidas e também de aprendizagens, além de ser um importante aliado para minimizar as dificuldades e disseminar novos recursos e metodologias que os professores podem utilizar para auxiliar e potencializar suas práticas docentes em relação ao ensino de Astronomia. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Astronomia na prática pt_BR
dc.title.subtitle a prática como eixo central no processo de formação continuada de professores pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 143 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de astronomia pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino fundamental pt_BR
dc.keywords.portuguese Formação continuada de professores pt_BR
dc.keywords.english Astronomy education pt_BR
dc.keywords.english Elementary school pt_BR
dc.keywords.english In-service teacher training pt_BR
dc.orientador.principal FIGUEIREDO FILHO, Newton de
dc.orientador.coorientador SILVA, João Ricardo Neves da
dc.place.presentation UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Educação em Ciências pt_BR
dc.pg.area CNPQ::Educação em Ciências pt_BR
dc.pg.linha Ciências - Astronomia pt_BR
dc.date.available 2020-03-04T18:41:43Z
dc.date.accessioned 2020-03-04T18:41:43Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples