dc.creator |
ALHO, Kaleb Ribeiro |
|
dc.date.issued |
2019-12-12 |
|
dc.identifier.citation |
ALHO, Kaleb Ribeiro. Astronomia na prática: a prática como eixo central no processo de formação continuada de professores. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2142 |
|
dc.description.abstract |
São muitas as pesquisas que relatam os problemas relacionados ao ensino de conteúdos de Astronomia na educação básica. Em razão desse cenário, surgem enquanto possibilidade, ações de formação continuada voltadas à abordagem da Astronomia para atenuar as lacunas formativas dos professores. Visando contribuir com a formação dos professores para o ensino de Astronomia, esta pesquisa teve como objetivo geral caracterizar o ensino de Astronomia em escolas rurais do município de Brazópolis-MG que oferecem o ensino fundamental II e analisar os potencias para a formação continuada de professores de um curso prático voltado ao ensino de Astronomia. O estudo é de natureza qualitativa e para a coleta de dados fez uso de técnicas de Grupo Focal (GF), aplicação de questionários e gravações em áudio dos discursos dos professores durante as etapas de realização da pesquisa. A análise dos dados coletados aponta que se tratando de conteúdos de Astronomia os professores apresentam muitas dificuldades em virtude de uma formação inicial deficiente dos conteúdos de Astronomia e pela pouca oferta de cursos de formação continuada na área que se adequem a realidade e a disponibilidade dos professores que atuam em escolas rurais. Além disso, mostrou a existência de concepções alternativas especificamente relacionadas a saberes populares típicos da vida rural. A proposta de um curso de formação continuada com enfoque prático se mostrou um importante método para que os professores entendessem os conceitos e fizessem as relações corretas dos fenômenos astronômicos estudados. As atividades do curso proporcionaram momentos de construção coletiva de significados, de compartilhamento de ideias, dúvidas e também de aprendizagens, além de ser um importante aliado para minimizar as dificuldades e disseminar novos recursos e metodologias que os professores podem utilizar para auxiliar e potencializar suas práticas docentes em relação ao ensino de Astronomia. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Astronomia na prática |
pt_BR |
dc.title.subtitle |
a prática como eixo central no processo de formação continuada de professores |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
143 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino de astronomia |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Formação continuada de professores |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Astronomy education |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Elementary school |
pt_BR |
dc.keywords.english |
In-service teacher training |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
FIGUEIREDO FILHO, Newton de |
|
dc.orientador.coorientador |
SILVA, João Ricardo Neves da |
|
dc.place.presentation |
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.pg.area |
CNPQ::Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.pg.linha |
Ciências - Astronomia |
pt_BR |
dc.date.available |
2020-03-04T18:41:43Z |
|
dc.date.accessioned |
2020-03-04T18:41:43Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|