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Efeito do escalonamento na resistência à tração de compósitos termoplásticos de fibra de carbono

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dc.creator KANE, Daouda
dc.date.issued 2019-12-12
dc.identifier.citation KANE, Daouda. Efeito do escalonamento na resistência à tração de compósitos termoplásticos de fibra de carbono. 2019. 111 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2178
dc.description.abstract Em projetos de estruturas fabricadas com materiais compósitos, é comum se deparar com a necessidade de variar a espessura do laminado, para atender uma exigência do projeto em termos geométricos ou para melhorar o desempenho mecânico. Esta variação da espessura (ou escalonamento) pode ser feita por meio da interrupção ou adição de camadas em diferentes posições no laminado. Uma característica negativa e inerente a esta construção é a possibilidade de ser formar defeitos tais como porosidade ou áreas ricas em resina na região do escalonamento e consequente descontinuidades geométricas que podem causar falha interlaminar prematura na interface entre as camadas interrompidas e contínuas. Assim, este trabalho tem como objetivo estudar o efeito do escalonamento e sua influência nas propriedades mecânicas finais do compósito termoplástico reforçado com fibra de carbono. Para tal, uma comparação numérico-experimental foi inicialmente realizada para possibilitar uma avaliação mais ampla das possíveis configurações de escalonamento. Corpos de prova com escalonamento interno foram fabricados e a máquina de tração INSTRON 8801 equipada com equipamento de Correlação Digital de Imagens (CDI) foi utilizada para realizar os ensaios. Para efeito de validação numérico-experimental e análise de outras configurações de escalonamento, foi criado um modelo representativo do corpo de prova em três dimensões (3D), utilizando o método de elementos finitos para calcular tensões, deformações e deslocamentos. Os resultados numéricos são condizentes com os resultados experimentais, validando o modelo numérico. O critério de falha de Tsai Wu foi implementado na análise numérica para verificar a ocorrência da primeira falha nos drop-off. Os resultados das simulações mostram que a orientação e a posição dos drop-off influenciam as tensões desenvolvidas, as deformações, o deslocamento e a resistência do compósito. De maneira geral, as primeiras falhas ocorrem na interface entre as camadas interrompidas e as contínuas, ao final da região de transição da espessura maior para a menor. As tensões e as deformações aumentam com a redução da espessura e a resistência do compósito aumenta quando os drop-off mais próximos da espessura menor estiverem posicionados acima do eixo médio e orientados a ±45°. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Efeito do escalonamento na resistência à tração de compósitos termoplásticos de fibra de carbono pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 111 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Laminados escalonados pt_BR
dc.keywords.portuguese Análises por elementos finitos pt_BR
dc.keywords.portuguese Configuração pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensaio de tração pt_BR
dc.keywords.english Tapered laminates pt_BR
dc.keywords.english Finite element analyses pt_BR
dc.keywords.english Lay-up pt_BR
dc.keywords.english Tensile test pt_BR
dc.orientador.principal ANCELOTTI JÚNIOR, Antônio Carlos
dc.orientador.coorientador MACANHAN, Vanessa Bawden de Paula
dc.place.presentation UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia Mecânica pt_BR
dc.pg.area CNPQ::Engenharias - Projetos, Materiais e Processos pt_BR
dc.pg.linha Projeto e Fabricação pt_BR
dc.date.available 2020-06-04T15:16:05Z
dc.date.accessioned 2020-06-04T15:16:05Z
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica


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