DSpace/Manakin Repository

Letramento digital, tecnologias digitais da informação e comunicação e as perspectivas de desenvolvimento social

Mostrar registro simples

dc.creator CARDOSO, Juliana de Barros
dc.date.issued 2020-05-29
dc.identifier.citation CARDOSO, Juliana de Barros. Letramento digital, tecnologias digitais da informação e comunicação e as perspectivas de desenvolvimento social. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2189
dc.description.abstract Com base nos conceitos de letramento digital e desenvolvimento social, este trabalho pretende pesquisar como o letramento digital pode auxiliar na construção da criticidade, dentro de uma sociedade hegemonicamente desenvolvida, por meio da habilidade de pesquisa de informação na web, a partir do contexto de um corpo social inserido nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Como metodologia esta pesquisa utilizou-se de revisão bibliográfica e observação de um grupo, denominado grupo X. Estabeleceu-se a pesquisa sob o ângulo do usuário das TDICs e sob o ponto de vista de autores estudiosos na área de Letramento Digital. Para observar a perspectiva do usuário das TDICs, a pesquisadora observou aulas de letramento digital em um grupo, com identidade resguardada. Para examinar a questão sob o ponto de vista dos autores estudiosos da área, dialogou-se com Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) e Loveluck (2014). A discussão situa-se no contexto das TDICs, que surgem como promessa de salvação graças à noção de globalização e acesso universal ao conhecimento, gerando a premissa de sociedades mais igualitárias e desenvolvidas. Isso seria mesmo possível? Durante a pesquisa, foi observado o contraditório existente na noção tradicional que liga o saber tecnológico ao desenvolvimento. Chega-se à conclusão de que não há como mensurar se o letramento digital se faz suficiente para construção de conhecimento e desenvolvimento de competência crítica nos indivíduos, mas possui ferramentas importantes para alertá-los sobre a precarização da informação dentro do espaço digital. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Letramento digital, tecnologias digitais da informação e comunicação e as perspectivas de desenvolvimento social pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 104 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Tecnologias digitais da informação e comunicação pt_BR
dc.keywords.portuguese Letramento digital pt_BR
dc.keywords.portuguese Desenvolvimento social pt_BR
dc.keywords.english Digital information and communication technologies pt_BR
dc.keywords.english Digital literacy pt_BR
dc.keywords.english Social development pt_BR
dc.orientador.principal RODRIGUES, Rogério
dc.place.presentation UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade pt_BR
dc.pg.area CNPQ:: Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade pt_BR
dc.pg.linha Desenvolvimento e Sociedade pt_BR
dc.date.available 2020-07-29T17:14:25Z
dc.date.accessioned 2020-07-29T17:14:25Z
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples