| dc.creator | CARDOSO, Juliana de Barros | |
| dc.date.issued | 2020-05-29 | |
| dc.identifier.citation | CARDOSO, Juliana de Barros. Letramento digital, tecnologias digitais da informação e comunicação e as perspectivas de desenvolvimento social. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2189 | |
| dc.description.abstract | Com base nos conceitos de letramento digital e desenvolvimento social, este trabalho pretende pesquisar como o letramento digital pode auxiliar na construção da criticidade, dentro de uma sociedade hegemonicamente desenvolvida, por meio da habilidade de pesquisa de informação na web, a partir do contexto de um corpo social inserido nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Como metodologia esta pesquisa utilizou-se de revisão bibliográfica e observação de um grupo, denominado grupo X. Estabeleceu-se a pesquisa sob o ângulo do usuário das TDICs e sob o ponto de vista de autores estudiosos na área de Letramento Digital. Para observar a perspectiva do usuário das TDICs, a pesquisadora observou aulas de letramento digital em um grupo, com identidade resguardada. Para examinar a questão sob o ponto de vista dos autores estudiosos da área, dialogou-se com Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) e Loveluck (2014). A discussão situa-se no contexto das TDICs, que surgem como promessa de salvação graças à noção de globalização e acesso universal ao conhecimento, gerando a premissa de sociedades mais igualitárias e desenvolvidas. Isso seria mesmo possível? Durante a pesquisa, foi observado o contraditório existente na noção tradicional que liga o saber tecnológico ao desenvolvimento. Chega-se à conclusão de que não há como mensurar se o letramento digital se faz suficiente para construção de conhecimento e desenvolvimento de competência crítica nos indivíduos, mas possui ferramentas importantes para alertá-los sobre a precarização da informação dentro do espaço digital. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.title | Letramento digital, tecnologias digitais da informação e comunicação e as perspectivas de desenvolvimento social | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.place | Itajubá | pt_BR |
| dc.pages | 104 p. | pt_BR |
| dc.keywords.portuguese | Tecnologias digitais da informação e comunicação | pt_BR |
| dc.keywords.portuguese | Letramento digital | pt_BR |
| dc.keywords.portuguese | Desenvolvimento social | pt_BR |
| dc.keywords.english | Digital information and communication technologies | pt_BR |
| dc.keywords.english | Digital literacy | pt_BR |
| dc.keywords.english | Social development | pt_BR |
| dc.orientador.principal | RODRIGUES, Rogério | |
| dc.place.presentation | UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
| dc.pg.programa | Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade | pt_BR |
| dc.pg.area | CNPQ:: Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade | pt_BR |
| dc.pg.linha | Desenvolvimento e Sociedade | pt_BR |
| dc.date.available | 2020-07-29T17:14:25Z | |
| dc.date.accessioned | 2020-07-29T17:14:25Z | |
| dc.publisher.department | IRN - Instituto de Recursos Naturais | |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |