dc.creator |
CARDOSO, Juliana de Barros |
|
dc.date.issued |
2020-05-29 |
|
dc.identifier.citation |
CARDOSO, Juliana de Barros. Letramento digital, tecnologias digitais da informação e comunicação e as perspectivas de desenvolvimento social. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2189 |
|
dc.description.abstract |
Com base nos conceitos de letramento digital e desenvolvimento social, este trabalho pretende pesquisar como o letramento digital pode auxiliar na construção da criticidade, dentro de uma sociedade hegemonicamente desenvolvida, por meio da habilidade de pesquisa de informação na web, a partir do contexto de um corpo social inserido nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Como metodologia esta pesquisa utilizou-se de revisão bibliográfica e observação de um grupo, denominado grupo X. Estabeleceu-se a pesquisa sob o ângulo do usuário das TDICs e sob o ponto de vista de autores estudiosos na área de Letramento Digital. Para observar a perspectiva do usuário das TDICs, a pesquisadora observou aulas de letramento digital em um grupo, com identidade resguardada. Para examinar a questão sob o ponto de vista dos autores estudiosos da área, dialogou-se com Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) e Loveluck (2014). A discussão situa-se no contexto das TDICs, que surgem como promessa de salvação graças à noção de globalização e acesso universal ao conhecimento, gerando a premissa de sociedades mais igualitárias e desenvolvidas. Isso seria mesmo possível? Durante a pesquisa, foi observado o contraditório existente na noção tradicional que liga o saber tecnológico ao desenvolvimento. Chega-se à conclusão de que não há como mensurar se o letramento digital se faz suficiente para construção de conhecimento e desenvolvimento de competência crítica nos indivíduos, mas possui ferramentas importantes para alertá-los sobre a precarização da informação dentro do espaço digital. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Letramento digital, tecnologias digitais da informação e comunicação e as perspectivas de desenvolvimento social |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
104 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Tecnologias digitais da informação e comunicação |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Letramento digital |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Desenvolvimento social |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Digital information and communication technologies |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Digital literacy |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Social development |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
RODRIGUES, Rogério |
|
dc.place.presentation |
UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade |
pt_BR |
dc.pg.area |
CNPQ:: Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade |
pt_BR |
dc.pg.linha |
Desenvolvimento e Sociedade |
pt_BR |
dc.date.available |
2020-07-29T17:14:25Z |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-29T17:14:25Z |
|
dc.publisher.department |
IRN - Instituto de Recursos Naturais |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
|