dc.creator |
OLIVEIRA, Lucas Antonio de |
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dc.date.issued |
2020-09-04 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2208 |
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dc.description.abstract |
In this work, the modeling of helicopter Super Lynx was made, followed by
the implementation of flight control laws. Flight control were designed in order
to "simulate"the pilot commands on the helicopter. The use of flight simulations
with control was important in order to perform some handling qualities analysis.
For initial analysis, it was used the code for helicopter flight simulations
helicoptUnifei5, developed at Unifei and presented on the Final Report Project
351 (2015/2016). In this work, data from the Superlynx model found in the
book Padfield(2007) were used, which were implemented in the code used. In
carrying out the control, the Universal Integrative Regulator was used. Controller
gains were implemented in order to control the helicopter at three different
to three different flight conditions within the aircraft envelope. In addition to
the numerical variation of the speed, the amplitudes of the controls were changed,
which allowed to increase the range controlled by the regulators. After the
design of the flight controls laws, some handling qualities were evaluated. The
roll axis response criteria of documents ADS-33E was used in the evaluations. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Agência 1 |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Modelagens e simulações de voo |
pt_BR |
dc.subject |
Leis de controle de Voo |
pt_BR |
dc.subject |
Análise das qualidades de voo |
pt_BR |
dc.title |
Modelagem, simulação e análise das qualidades de voo de um helicóptero |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2020-11-05 |
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dc.date.available |
2020-11-05T19:49:54Z |
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dc.date.accessioned |
2020-11-05T19:49:54Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7533889985607594 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CUNHA JUNIOR, Sebastião Simões |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5136468097738470 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Neste trabalho realizou-se a modelagem da aeronave de asas rotativas modelo
Super Lynx e a implementação de leis de controle de vôo para esta aeronave.
Para análises iniciais, utilizou-se do código de simulação numérica para
voo de helicópteros helicoptUnifei5 ,desenvolvido na UNIFEI e apresentado
no Relatório Final Projeto 351 (2015/2016). Foram utilizados, os dados do
modelo Super Lynx encontrados no livro do Padfield(2007), os quais foram
substituÃdos no código citado. Leis de controle de voo foram projetadas para
"simular"um piloto comandando o helicóptero. O uso de simulações com controle
foi importante para se realizar algumas análises de qualidade de voo. Na
realização dos controles foi utilizado o Regulador Integrativo Universal, sendo
definido para cada projeto do controlador, parâmetros que buscaram atender
três condições de voos distintas dentro do envelope da aeronave, em sua maioria
definidos para três velocidades diferentes. Além da variação numérica da
velocidade, foram definidas variações nas amplitudes dos sinais de referência
desejados, o que resultou em uma ampla faixa alcançada pelos controladores.
A utilização do RIU para controle de aeronaves de asas rotativas e sua aplicação
para distintas relações de velocidades e amplitudes, se apresenta como
novidade. Após o projeto das leis de controle de voo, as qualidades de voo
foram avaliadas. Os critérios de resposta do eixo longitudinal dos documentos
ADS-33E foram utilizados nas avaliações. |
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dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE |
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dc.relation.references |
OLIVEIRA, Lucas Antonio de. Modelagem, simulação e análise das qualidades de voo de um helicóptero. 2020. 229 f. Dissertação. (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020. |
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