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As concepções de professores sobre o uso de jogos digitais com alunos com deficiência intelectual

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dc.creator SILVA, Simone dos Santos Venturelli Antunes da
dc.date.issued 2020-03-20
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2238
dc.description.abstract This research aims to analyze the conceptions of teachers regarding education mediated by digital games to students with Intellectual Disabilities (ID). The research was developed in 4 schools: municipal, state, special and private; each with the largest number of students with ID in their context, in a city of the state of Minas Gerais - Brazil. Eight teachers have participated in this study, among them one from Specialized Educational Service, from the regular classroom, a computer teacher and support teacher. To participate, the teacher should teach mathematics and students with ID, so semi-structured interviews were conducted. Results indicate that digital games have small use in school, only 3 teachers use this resource. Teachers refer difficulties due to no technical support, lack or damaged computers, lack of quality internet, as well as insecurity due to lack of skills and training to deal with computers and didactic software and appropriate digital games. Other observations pointed by them are the need for planning and articulation of digital games with the classroom content and the student's level of comprehension. Teachers generally also agree about the benefits to student learning using digital games for learning purposes. We also identified that among the teachers surveyed, technology and digital games are coming first to special education. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Jogos digitais pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Deficiência intelectual pt_BR
dc.subject Tecnologias pt_BR
dc.subject Mediação pt_BR
dc.title As concepções de professores sobre o uso de jogos digitais com alunos com deficiência intelectual pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2020-12-12
dc.date.available 2020-12-08T12:08:55Z
dc.date.accessioned 2020-12-08T12:08:55Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8711882884700864 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERRAZ, Denise Pereira de Alcantara
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9785887550619619 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa visa analisar as concepções dos professores quanto ao ensino mediado por jogos digitais para alunos com Deficiência Intelectual (DI). A pesquisa foi desenvolvida em 4 escolas: municipal, estadual, especial e particular; cada uma com a maior quantidade de alunos com DI no seu contexto, em uma cidade do estado de Minas Gerais. Participaram deste estudo 8 professores, entre eles o do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da sala regular, de informática e de apoio. Para participar, o docente deveria ensinar matemática e ter alunos com DI, sendo que foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Resultados apontam que jogos digitais são pouco utilizados, já que apenas 3 deles se utilizavam deste recurso. Os mestres sentem dificuldades devido à carência de suporte técnico, de computadores ou equipamentos danificados, ausência de internet de boa qualidade, além de insegurança por falta de capacitação e treinamento para lidar com os computadores e softwares didáticos e desconhecimento de jogos digitais adequados. Outras observações apontadas por eles são a necessidade de planejamento e articulação do jogo digital com o conteúdo em sala de aula e o nível de compreensão do aluno. Os professores, de uma forma geral, também concordam que utilizar jogos digitais com objetivos didáticos beneficia o aprendizado do aluno. Identificamos ainda que, entre os professores pesquisados, a tecnologia e jogos digitais estão chegando primeiramente à educação especial. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references SILVA, Simone dos Santos Venturelli Antunes da. As concepções de professores sobre o uso de jogos digitais com alunos com deficiência intelectual. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020. pt_BR


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