dc.creator |
SILVA, Simone dos Santos Venturelli Antunes da |
|
dc.date.issued |
2020-03-20 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2238 |
|
dc.description.abstract |
This research aims to analyze the conceptions of teachers regarding education mediated
by digital games to students with Intellectual Disabilities (ID). The research was
developed in 4 schools: municipal, state, special and private; each with the largest number
of students with ID in their context, in a city of the state of Minas Gerais - Brazil. Eight
teachers have participated in this study, among them one from Specialized Educational
Service, from the regular classroom, a computer teacher and support teacher. To
participate, the teacher should teach mathematics and students with ID, so semi-structured
interviews were conducted. Results indicate that digital games have small use in school,
only 3 teachers use this resource. Teachers refer difficulties due to no technical support,
lack or damaged computers, lack of quality internet, as well as insecurity due to lack of
skills and training to deal with computers and didactic software and appropriate digital
games. Other observations pointed by them are the need for planning and articulation of
digital games with the classroom content and the student's level of comprehension.
Teachers generally also agree about the benefits to student learning using digital games
for learning purposes. We also identified that among the teachers surveyed, technology
and digital games are coming first to special education. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Deficiência intelectual |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Mediação |
pt_BR |
dc.title |
As concepções de professores sobre o uso de jogos digitais com alunos com deficiência intelectual |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2020-12-12 |
|
dc.date.available |
2020-12-08T12:08:55Z |
|
dc.date.accessioned |
2020-12-08T12:08:55Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8711882884700864 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERRAZ, Denise Pereira de Alcantara |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9785887550619619 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa visa analisar as concepções dos professores quanto ao ensino mediado por
jogos digitais para alunos com Deficiência Intelectual (DI). A pesquisa foi desenvolvida
em 4 escolas: municipal, estadual, especial e particular; cada uma com a maior quantidade
de alunos com DI no seu contexto, em uma cidade do estado de Minas Gerais.
Participaram deste estudo 8 professores, entre eles o do Atendimento Educacional
Especializado (AEE), da sala regular, de informática e de apoio. Para participar, o docente
deveria ensinar matemática e ter alunos com DI, sendo que foram realizadas entrevistas
semiestruturadas. Resultados apontam que jogos digitais são pouco utilizados, já que
apenas 3 deles se utilizavam deste recurso. Os mestres sentem dificuldades devido à
carência de suporte técnico, de computadores ou equipamentos danificados, ausência de
internet de boa qualidade, além de insegurança por falta de capacitação e treinamento
para lidar com os computadores e softwares didáticos e desconhecimento de jogos digitais
adequados. Outras observações apontadas por eles são a necessidade de planejamento e
articulação do jogo digital com o conteúdo em sala de aula e o nível de compreensão do
aluno. Os professores, de uma forma geral, também concordam que utilizar jogos digitais
com objetivos didáticos beneficia o aprendizado do aluno. Identificamos ainda que, entre
os professores pesquisados, a tecnologia e jogos digitais estão chegando primeiramente à
educação especial. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
SILVA, Simone dos Santos Venturelli Antunes da. As concepções de professores sobre o uso de jogos digitais com alunos com deficiência intelectual. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020. |
pt_BR |