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Contribuições da contextualização para a aprendizagem da matemática de alunos de uma escola do campo

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dc.creator SILVA, Bruna da
dc.date.issued 2020-03-06
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2240
dc.description.abstract This research, qualitative, aimed to understand the contributions of contextualization for mathematics learning in the rural school students. It was held at a rural school in the city of Maria da Fé, south of Minas Gerais, and sought to answer the question: What are the potentials and limits of formulating and solving contextualized problems for the mathematical learning of students in rural schools? The theoretical framework runs through Countryside Education, Mathematical Education and Situated Learning based on the approaches of Ethnomathematics and Critical Mathematics Education, Problem Resolution and Formulation and Social Learning Theory. The research is characterized as a field of research, whose pedagogical actions are approaching a critical approach to intervene in math teaching process through a partnership between the researcher and a teacher of the 5th year of a school field. The proposed activities were made up of dependent stages, that is, the result of one implied the development of the next. The data analyzed comes from audio and video recordings, the researcher's field diary and the students' productions. The analysis, based on Wenger's Social Theory of Learning and Lave's situated learning concept, was traversed by three axes: learning as belonging, learning as experience and learning how to do. The results found show how much the context can provide different means of mathematical learning, mainly the one connected with the perspective of the student's belonging. The adopted approach points out relationships that can be established between the school context and the student context, outside the school, providing a more effective participation of the student and the family, through the valorization of their mathematical knowledge. Regarding future perspectives, the research pointed out gaps in the initial and continuing education of teachers. These gaps require new critical research, capable of triggering a rethinking of educational practices for rural schools. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Etnomatemática e educação matemática crítica pt_BR
dc.subject Formulação e Resolução de Problemas; pt_BR
dc.subject Formulação e resolução de problemas pt_BR
dc.subject Aprendizagem situada pt_BR
dc.subject Contextualização pt_BR
dc.title Contribuições da contextualização para a aprendizagem da matemática de alunos de uma escola do campo pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2020-12-08
dc.date.available 2020-12-08T13:34:42Z
dc.date.accessioned 2020-12-08T13:34:42Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5569269890240962 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CRISTOVÃO, Eliane Matesco
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4106190092585392 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo geral compreender as contribuições da contextualização para a aprendizagem de matemática de alunos de escolas do campo. Ela foi realizada um uma escola do campo da cidade de Maria da Fé, sul de Minas Gerais, e buscou responder à questão: Quais as potencialidades e limites da formulação e resolução de problemas contextualizados para a aprendizagem matemática de alunos de escolas do campo? O referencial teórico perpassa a Educação do Campo, Educação Matemática e Aprendizagem Situada apoiando-se nas abordagens da Etnomatemática e da Educação Matemática Crítica, da Resolução e Formulação de Problemas e da Teoria Social da Aprendizagem. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de campo, cujas ações pedagógicas se aproximam de uma abordagem crítica ao intervir no processo de ensino de matemática por meio de uma parceria entre a pesquisadora e uma professora do 5º ano de uma escola do campo. As atividades propostas foram constituídas por etapas dependentes, ou seja, o resultado de uma implicava no desenvolvimento da seguinte. Os dados analisados são provenientes de gravações de áudio e vídeo, do diário de campo da pesquisadora e das produções dos alunos. A análise, pautada na Teoria Social da Aprendizagem de Wenger e no conceito de aprendizagem situada de Lave foi perpassada por três eixos: aprendizagem como pertencimento, aprendizagem como experiência e aprendizagem como fazer. Os resultados encontrados mostram o quanto o contexto pode proporcionar diferentes meios de aprendizagem matemática, principalmente aquela ligada com a perspectiva de pertencimento do aluno. A abordagem adotada aponta relações que podem ser estabelecidas entre o contexto escolar e o contexto do aluno, externo a escola, proporcionando uma participação mais efetiva do aluno e da família, por meio da valorização dos seus saberes matemáticos. Em relação às perspectivas futuras, a pesquisa apontou lacunas na formação inicial e continuada de professores. Essas lacunas exigem novas pesquisas críticas, capazes de desencadear um repensar das práticas educativas para escolas do campo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references SILVA, Bruna da. Contribuições da contextualização para a aprendizagem da matemática de alunos de uma escola do campo . 2020. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020. pt_BR


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