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O processo de construção conjunta de elementos das práticas como componentes curriculares por docentes formadores: uma análise a partir da teoria do agir comunicativo

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dc.creator ARAÚJO, Beatriz dos Santos de
dc.date.issued 2020-03-04
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2243
dc.description.abstract The theme on which this work deals is related to an issue that has been little explored in research in science education and that can carry relationships with the initial training of teachers, namely, the issue of planning and the performance of teacher educators in disciplines related to the teaching in undergraduate courses. It is noticed very often, teachers who teach in higher education working alone and unrelated to joint planning between teachers in the same area. In this sense, this research aims to promote spaces of communicative interaction between teacher educators who teach the disciplines of teaching practices as a curricular component in order to plan and re-elaborate their disciplines together. From the main references arising from the Theory of Communicative Action, by Jügen Habermas, it was possible to outline a scenario of rationality in the formation of a degree in chemistry in Brazil. A Joint Planning Group (GPC) was initiated with teachers who teach the disciplines of teaching practices as a curricular component, since all meetings were recorded, transcribed and analyzed using the methodological resource of analysis of intersubjective interactions based on Theory of Communicative Acting, by Habermas. It was possible to list a set of elements of the communicative process and systematize characteristics of group work. From the analyzes made it was possible to understand how the process of interaction between teachers and the survey of characteristics of these interactions took place. Thus, it was possible to verify that the participation of teachers in the process of constituting the group of joint planning on restructuring the menu of the disciplines of teaching practices as a curricular component made it possible for them to be involved in joint construction processes, providing a communication environment . In addition, the joint constructions carried out in this group point to the defense of the formation of GPCs in degrees in chemistry as training of the teacher teacher. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Grupo de planejamento conjunto pt_BR
dc.subject Licenciatura em química pt_BR
dc.subject Teoria do agir comunicativo pt_BR
dc.title O processo de construção conjunta de elementos das práticas como componentes curriculares por docentes formadores: uma análise a partir da teoria do agir comunicativo pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2020-12-08
dc.date.available 2020-12-08T18:24:19Z
dc.date.accessioned 2020-12-08T18:24:19Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6812298454613450 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, João Ricardo Neves da
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5821775579111920 pt_BR
dc.description.resumo O tema sobre o qual trata este trabalho está relacionado a uma questão pouco explorada na pesquisa em ensino de ciências e que pode carregar relações com a formação inicial de professores, a saber, a questão do planejamento e da atuação dos docentes formadores nas disciplinas relacionadas ao ensino nos cursos de licenciatura. Notam-se com muita frequência, professores que lecionam no ensino superior trabalhando sozinhos e desvinculados do planejamento conjunto entre docentes da mesma área. Dessa forma, esta pesquisa tem por objetivo promover espaços de interação comunicativa entre docentes formadores que ministram as disciplinas de práticas de ensino como componente curricular a fim de planejarem e reelaborarem suas disciplinas em conjunto. A partir dos principais referenciais advindos da Teoria do Agir Comunicativo, de Jügen Habermas, foi possível delinear um cenário da racionalidade na formação da licenciatura em química no Brasil. Deu-se inicio a um Grupo de Planejamento Conjunto (GPC) com professores que ministram as disciplinas de práticas de ensino como componente curricular, visto que, todos os encontros foram gravados, transcritos e analisados sob o recurso metodológico de análise das interações intersubjetivas baseadas na Teoria do Agir Comunicativo, de Habermas. Foi possível elencar um conjunto de elementos do processo comunicativo e sistematizar características do trabalho em grupo. A partir das análises feitas foi possível entender como se deu o processo de interação entre os docentes e o levantamento de características dessas interações. Dessa forma, foi possível verificar que a participação dos professores no processo de constituição do grupo de planejamento conjunto sobre reestruturação da ementa das disciplinas de práticas de ensino como componente curricular possibilitou com que estes se envolvessem em processos de construções conjuntas, oportunizando um ambiente de comunicação. Além disso, as construções conjuntas realizadas neste grupo apontam para a defesa da formação de GPCs nas licenciaturas em química como formação do docente formador. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references ARAÚJO, Beatriz dos Santos de. O processo de construção conjunta de elementos das práticas como componentes curriculares por docentes formadores: uma análise a partir da teoria do agir comunicativo. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020 pt_BR


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