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Possibilidades e dificuldades da utilização da história da matemática para o ensino e aprendizagem da equação do primeiro grau na educação básica

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dc.creator CARVALHO, Letícia Sousa
dc.date.issued 2020-04-28
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2244
dc.description.abstract First Degree Equations, which are often studied in grade school (primary school), are fundamental to conceptually understanding certain aspects of Algebra. Studies show that students frequently have difficulties learning First Degree Equations because, as Algebraic functions, they differ from simple Arithmetic. Given this fact, new ways of teaching these equations should be studied, and the study of the History of Mathematics (HM) may serve as an auxiliary in this process. Many studies in the existing literature point to the effectiveness of studying the History of Mathematics in math classes. We conducted an investigation to better understand the advantages and disadvantages of using the History of Mathematics for teaching First Degree Equations in primary school. We have carried out set of activities that addressed teaching First Degree Equations from within a historical context using the False Position Method and Inversion. These activities, consisting in five stages, were conducted at a State school with 7th graders. Students carried out the activities, and data were collected using audio recordings and observational annotations made in a daily register. The data were analyzed according to four criteria set forth in existing literature. The results indicate that the elements related to HM contributed to the learning of mathematics and about mathematics, as it brought contributions to: the motivation of some students to learn mathematics; the contextualization of the studied concept; the learning of resolution procedures for solving a first degree equation and a change in perception in relation to mathematics. It is worth mentioning that we encountered some of the same difficulties already mentioned in existing literature with respect to the fact that HM does not motivate all students. Nonetheless, this study highlights the effectiveness of using historical methods for teaching First Degree Equations in a way that gives students a greater understanding of what it means the resolution of a First Degree Equation. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject História da Matemática pt_BR
dc.subject História da Matemática no Ensino pt_BR
dc.subject Equação do primeiro grau pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Método da “falsa posição” pt_BR
dc.title Possibilidades e dificuldades da utilização da história da matemática para o ensino e aprendizagem da equação do primeiro grau na educação básica pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2020-12-08
dc.date.available 2020-12-08T19:02:59Z
dc.date.accessioned 2020-12-08T19:02:59Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5553006533329689 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Mariana Feiteiro Cavalari
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5615760553062573 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 CRISTOVÃO, Eliane Matesco
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4106190092585392 pt_BR
dc.description.resumo O conceito de equação do primeiro grau se configura como um importante tópico dentre os conceitos da Álgebra trabalhados no ensino fundamental. Estudos apontam que os(as) estudantes apresentam dificuldades na aprendizagem deste, uma vez que ele, na maioria das vezes, representa uma ruptura na passagem da Aritmética para a Álgebra. Nesse sentido, entendemos a relevância de estudar novas possibilidades para o ensino e aprendizagem deste conceito, e a História da Matemática (HM) pode ser uma aliada nesse processo, pois é possível encontrar, na literatura, justificativas que defendem o uso da HM em aulas de Matemática. Neste contexto, realizamos uma investigação com o intuito de compreender as possibilidades e dificuldades da utilização da História da Matemática para o ensino e aprendizagem de equação do primeiro grau na educação básica. Para tanto, elaboramos um conjunto de atividades para abordar as equações do primeiro grau com um viés histórico, no qual foi destacado o método histórico da “Falsa Posição” e o da “Inversão”. Este conjunto de atividades, constituído de cinco etapas, foi implementado com alunos(as) do sétimo ano de uma escola estadual. Nesse momento, realizamos a coleta de dados, utilizando como instrumentos, registros dos(as) alunos(as) produzidos a partir das atividades propostas, gravações em áudio e registros de observações em diário de campo. Os dados coletados foram analisados tendo como referência quatro eixos de análises, elaborados com base na literatura. Os resultados indicam que os elementos relativos à HM contribuíram para a aprendizagem de matemática e sobre matemática, na medida em que trouxe contribuições para: a motivação de alguns estudantes para aprender matemática; a contextualização do conceito estudado; a aprendizagem de procedimentos de resolução de uma equação do primeiro grau e a uma mudança de percepção em relação à Matemática. Destacamos, entretanto, que enfrentamos também algumas dificuldades inerentes à pesquisa em sala de aula e identificamos, em consonância com a literatura, que a abordagem de aspectos da HM não motivou todos(as) os(as) estudantes. A realização da presente investigação evidenciou a possibilidade da utilização de métodos históricos para uma abordagem da equação do primeiro grau de modo a propiciar um maior entendimento do significado contido na resolução de uma equação do primeiro grau. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references CARVALHO, Letícia Sousa. Possibilidades e dificuldades da utilização da história da matemática para o ensino e aprendizagem da equação do primeiro grau na educação básica. 2020. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020. pt_BR


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