DSpace/Manakin Repository

O conhecimento especializado e mobilizado na parceria entre uma licencianda e uma professora do ensino médio na proposta de tarefas para o estudo de equação da reta

Mostrar registro simples

dc.creator MACHADO, Elizabeth de Oliveira
dc.date.issued 2020-04-30
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2245
dc.description.abstract This research aims to identify the Specialized Knowledge mobilized by an undergraduate mathematics student and a mathematics teacher from a public elementary school after a work carried out in a university-basic education partnership, regarding an equation of a straight line. It is a qualitative research, in which data were produced through audio-recording of seven meetings, five of which were dedicated to discussions and planning, and two to the application of activities in a third-year class in high school. The first activity was applied in the university's computing laboratory and the second in the school classroom. Data analysis was performed in the light of the theoretical perspective of the Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK) pattern. The results showed that: i) the mathematics undergraduate student increased her specialized knowledge mobilized after the work carried out in partnership with a teacher thus ratifying the relevance and pertinence of the partnership for the construction and increase of the teacher’s specialized knowledge; ii) the need to devote more attention to the initial training of future mathematics teachers in relation to the construction of the PCK, in particular to the Knowledge of Features of Learning Mathematics (KFLM) and to the Knowledge of Mathematical Learning Standards (KMLS); iii) well as the expressive mobilization of context knowledge by the Basic Education Mathematics teacher. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Parceria universidade-educação básica pt_BR
dc.subject Conhecimento especializado mobilizado pt_BR
dc.subject Equação da reta pt_BR
dc.title O conhecimento especializado e mobilizado na parceria entre uma licencianda e uma professora do ensino médio na proposta de tarefas para o estudo de equação da reta pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2020-12-08
dc.date.available 2020-12-08T19:32:16Z
dc.date.accessioned 2020-12-08T19:32:16Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7039645918554675 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Agenor Pina da
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5871402136758674 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SILVA, João Ricardo Neves da
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/5821775579111920 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como objetivo identificar o Conhecimento Especializado mobilizado por uma licencianda em Matemática e uma Professora de Matemática do ensino básico da rede pública após um trabalho realizado num contexto de parceria entre universidade-educação básica, sobre Equação da Reta. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados foram produzidos por meio de áudio-gravação de sete encontros, dos quais cinco foram dedicados às discussões e planejamento, e dois à aplicação das atividades em uma turma de terceiro ano do ensino médio, cuja primeira atividade foi aplicada no laboratório de informática da universidade e a segunda na sala de aula da escola. A análise dos dados foi realizada à luz da perspectiva teórica do modelo Mathematics Teacher’s Specialized Knowledge (MTSK). Os resultados mostraram que: i) a licencianda em Matemática aumentou seu conhecimento especializado mobilizado após o trabalho realizado em parceria com uma professora, ratificando, assim, a relevância e pertinência da parceria para a construção e aumento do conhecimento especializado do professor de matemátic; ii) a necessidade de se dedicar maior atenção na formação inicial de futuros professores de Matemática em relação à construção do PCK, em especial ao Conhecimento da Característica da Aprendizagem Matemática (KFLM) e ao Conhecimento dos Parâmetros da Aprendizagem Matemática (KMLS); iii) a mobilização expressiva do conhecimento do contexto pela professora de Matemática da Educação Básica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references MACHADO, Elizabeth de Oliveira. O conhecimento especializado e mobilizado na parceria entre uma licencianda e uma professora do ensino médio na proposta de tarefas para o estudo de equação da reta. 2020. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples