dc.creator |
ALKMIM, Guilherme Módena |
|
dc.date.issued |
2020-10-15 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2247 |
|
dc.description.abstract |
This research aimed to identify and characterize the presence of
popularization of
scien ce PS ) and non formal education ( NFE ) in teacher education curricula from the
areas of Physics, Chemistry, Biological Sciences and Mathematics. This research is
of the documentary type, in which we set out as an outline the analysis of
Pedagogical Course Projects (PCP) of licentiate degree in the aforementioned areas
offered by federal universities in the State of Minas Gerais. As a methodology for
data analysi s, we adopt Content Analysis, seeking to identify and characterize in PC P
the form and objectives by which aspects of PS and NFE are proposed in teacher
education. 59 PPC from 11 universities were analyzed. Data analysis showed the
presence of aspects of P S and NFE in 44 PC P ( Among these, 36 presented
elements inserted predominantly in mandatory curricular components (61%), as
mandatory subjects and / or in supervised internships. In 8 PC P s, this approach of
PS and NFE was proposed in optional subjects (13,55%) 13,55%). Some PCP (23) d idn’t
include such elements in mandatory or optional curricular components, only
mentioning them in other parts of the document (39%), such as course objectives,
graduate profile, etc. We found 15 PCP (25.4%) that do not offer any type of mention
regarding the inclusion of aspects of PS and NFE in the analyzed curricula. We
identified in the PCP the following objectives associated with the insertion of aspects
of PS and NFE in the teaching curriculum: to know concepts, characteristics and
strategies of PS a nd NFE ; We identified in the PCP the following objectives
associated with the insertion of aspects of PS and NFE in the teaching curriculum: to
know concepts, characteristics and strategies of PS and NFE ; develop the ability to
develop materials for PS and NFE; knowing how to articulate the PS and NFE tools
or spaces with formal education; prepare the licensee for p rofessional performance in
the PS and NFE spaces; promote PS and NFE activities for the community. The
results showed that, in general, most PC P s in the areas of Physics, Chemistry,
Biological Sciences and Mathematics analyzed in this study contemplate in some
way the approach of aspects of PS and NFE in teacher education. However, in many
cases, this issue was mentioned in a generic way or without much detail, not allowing
to measure the breadth of this training in the courses , possibly explained by the
po wer disputes embedded in the elaboration of the curriculum, they act as a
formative plurality of the agents that work in the construction of these documents. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Divulgação científica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação não formal |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa documental |
pt_BR |
dc.title |
A divulgação científica e a educação não formal em projetos pedadógicos de cursos de licenciatura em química, física, ciências biológicas e matemática |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2020-12-08 |
|
dc.date.available |
2020-12-08T20:30:04Z |
|
dc.date.accessioned |
2020-12-08T20:30:04Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9486561224663130 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Jane Raquel de |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2800602875373171 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
E
sta pesquisa te ve como objetivo identificar e caracterizar a presença da divulgação
científica (DC) e da educação não formal (ENF) nos currículos licenciatura nas áreas
de Física, Química, Ciências Biológicas e Matemática. Esta pesquisa é do tipo
documental na qual estabelecemos como recorte a análise de Projetos
Pedagógico s de Curso (PPC) de licenciatura das referidas áreas ofertados por
universidades federais do Estado de Minas Gerais. Como metodologia de análise
dos dados adotamos a Análise de Conteúdo , buscando identificar e caracterizar nos
PPC a forma e os objetivos p elos quais aspectos de DC e da ENF são propostos na
formação docente. Foram analisados 59 PPC de 11 universidades. A análise dos
dados evidenciou a presença de aspectos da DC e da ENF em 44 PPC ( 74,6%).
Dentre estes, 36 apresentaram elementos inseridos predominantemente em
componentes curriculares obrigatórios 61 %), como d isciplinas obrigatórias e/ou nos
estágios supervisionados. Em 8 PPC essa abordagem da DC e ENF foi proposta em
disciplinas optativas 13,5 %). Alguns PPC 23 ) não inseriram tais elementos em
componentes curriculares obrigatórios ou optativos, apenas mencionando os em
outras partes do documento ( 39 %), como objetivos do curso, perfil do egresso
E ncontramos 15 P P C ( que não oferecem nenhum tipo de menção relativa à
inserção de aspectos da DC e da ENF nos currículos analisados. Identificamos nos
PPC os seguintes objetivos associados à i nserção de aspectos da DC e da ENF no
currículo docente : c onhecer conceitos, características e estratégias da DC e da ENF;
desenvolver a capacidade de elaborar materiais para DC e ENF; s aber articular as
ferramentas ou espaços de DC e ENF com a educação formal; p reparar o
licenciando para atuação profissional nos espaços de DC e de ENF; promover
atividades de DC e ENF para a comunidade. Os resultados evidenciaram que, em
geral, a maioria dos PPC das áreas de Física, Química, Ciências Biológicas e
Matemática analisados neste estudo contemplam de alguma forma a abordagem de
aspectos d a DC e da ENF na formação docente. No entanto, em muitos casos, tal
questão estava mencionada de forma genérica ou sem muito detalhamento, não
possibilitando dimensionar a amplitude dessa formação nos cursos , possivelmente
explicado pela s disputas de poder embebidas na elaboração do currículo, ass i m
como pluralidade formativa dos agentes que atuam na construção desses
documentos |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
ALKMIM, Guilherme Módena. A divulgação científica e a educação não formal em projetos pedadógicos de cursos de licenciatura em química, física, ciências biológicas e matemática. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020. |
pt_BR |