dc.creator |
FARIA, Ângela Aparecida Palma |
|
dc.date.issued |
2020-09-28 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2287 |
|
dc.description.abstract |
Information about how much each product sold contributes to the results of a company is
essential, since, based on accurate information, it is possible to make better decisions in
business processes. Often companies have data in their databases, but these data need to be
worked on in order to generate relevant information for managers. This work aims to develop
an information system for monitoring costs and gross margin related to the prices practiced
at the time of sale. The methodology chosen for this study was action research due to the
possibility of relating academic and practical objectives. This way, a tool was created
integrating accounting data of costs of products sold with the sales prices and the gross
margin of products in each customer. As a result, a report was prepared on intranet
consulting to company’s databases, which presents quick reports where managers can work
directly in price adjustments with customers, when necessary, in addition to using this
information in planning for the following years. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Agência 1 |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Processos de negócios |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema de apoio à decisão (SAD) |
pt_BR |
dc.subject |
Enterprise Resource System (ERP) |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento de sistema de apoio à tomada de decisão para monitoramento de custos de produtos em uma empresa de autopeças |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-02-14 |
|
dc.date.available |
2021-02-15T18:33:01Z |
|
dc.date.accessioned |
2021-02-15T18:33:01Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6810072699026471 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FAVARETTO, Fábio |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6818699281130228 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A informação sobre o quanto cada produto vendido contribui para os resultados de uma
empresa é imprescindível, uma vez que, baseando-se em informações precisas, é possível
tomar decisões mais acertadas nos processos de negócios. Muitas vezes, as empresas possuem
os dados necessários em seus bancos de dados, porém, esses dados precisam ser trabalhados
de forma a gerar informações relevantes aos gestores. Assim, este trabalho tem como objetivo
desenvolver um sistema de apoio à tomada de decisão através do monitoramento de custos e
índice de margem bruta relacionados com os preços praticados no ato da venda. A
metodologia escolhida para este estudo foi pesquisa-ação, devido à possibilidade de relacionar
os objetivos acadêmicos e práticos. Desta forma foi criada uma ferramenta que integra os
dados contábeis de custos dos produtos vendidos com os respectivos preços de venda
apresentando assim a margem bruta por produto e por cliente. Como resultado, foi elaborado
um relatório na intranet com consulta aos bancos de dados que emite relatórios rápidos onde
os gestores passam a atuar de maneira mais eficiente em reajustes de preços junto aos clientes,
quando necessário, além de utilizar tais informações em planejamentos de vendas para os
anos seguintes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
FARIA, Ângela Aparecida Palma. Desenvolvimento de sistema de apoio à tomada de decisão para monitoramento de custos de produtos em uma empresa de autopeças. 2020. 69 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020. |
pt_BR |