dc.creator |
ROCHA, Fernanda |
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dc.date.issued |
2020-07-10 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2307 |
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dc.description.abstract |
Improving the development of education and learning requires in-depth study, especially when it
comes to the learning of undergraduate Production Engineering students. The use of active
teaching methodologies is the main interest of this work, which aims to evaluate the results from
Simulation Based Learning (SBL) on the transfer of learning. In this thesis, the use of “Discrete
Events Simulation" and "Virtual Reality" was investigated to improve the teaching of
chronoanalysis in the Production Engineering course disciplines.
Discrete Event Simulation, combined with Virtual Reality, was used to reinforce learning by
replacing a real production line with virtual environments, thus connecting theory to practice. The
research method used was the Experimental Research with the use of a control group and an
experimental group of students.
To verify the efficiency of the Simulation in conjunction with Virtual Reality, a comparative
analysis was made between the results in teaching using SBL Interactive and Immersive with the
traditional teaching method. The results revealed that learning with the use of Simulation in
conjunction with Virtual Reality could improve the overall quality of learning and increase
student understanding, in addition to increasing their confidence.
The results showed that the students demonstrated a positive perception about the proposed
methodology. The study's findings supported the Discrete Events Simulation together with
Virtual Reality as having the potential to strengthen the development of undergraduate students
in Production Engineering, preparing them to meet the industry's demands for more prepared
engineers. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Agência 1 |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Simulação a eventos discretos |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizado baseado em simulação |
pt_BR |
dc.subject |
Realidade virtual |
pt_BR |
dc.subject |
Transferência de aprendizado |
pt_BR |
dc.title |
Simulação e realidade virtual: uma pesquisa experimental em engenharia de produção |
pt_BR |
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-03-02 |
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dc.date.available |
2021-03-02T12:04:55Z |
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dc.date.accessioned |
2021-03-02T12:04:55Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2438566364943 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MONTEVECHI, José Arnaldo Barra |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2169751971927037 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Melhorar o desenvolvimento da educação e aprendizado carecem de um estudo aprofundado,
especialmente quando se trata do aprendizado de estudantes de graduação de Engenharia de
Produção. A utilização de metodologias ativas de ensino é o principal interesse deste trabalho,
que tem o objetivo de avaliar os resultados decorrentes da aplicação do Aprendizado Baseado em
Simulação (ABS) ou Simulation Based Learning (SBL) sobre a transferência de aprendizagem.
Nesta tese, foi investigado o uso de “Simulação a Eventos Discretos” e “Realidade Virtual” para
melhorar o ensino de cronoanálise em disciplinas do curso de engenharia de produção. A
Simulação a Eventos Discretos, aliada à Realidade Virtual, foi usada para reforçar o aprendizado
substituindo uma linha de produção real por ambientes virtuais, conectando assim a teoria à
prática. O método de pesquisa utilizado foi o da Pesquisa Experimental com a utilização de um
grupo controle e um grupo experimental de alunos. Para a verificação da eficiência da Simulação
em conjunto com Realidade Virtual foi feita uma análise comparativa entre as decorrências no
ensino utilizando ABS Interativo e Imersivo com o método tradicional de ensino. Os resultados
revelaram que o aprendizado com a utilização de Simulação em conjunto com Realidade Virtual
pode melhorar a qualidade geral do aprendizado e aumentar a compreensão do aluno, além de
aumentar sua confiança. Os resultados evidenciaram que os alunos demonstraram uma percepção
positiva sobre a metodologia proposta. As descobertas do estudo apoiaram a Simulação a Eventos
Discretos juntamente com Realidade Virtual como tendo potencial para fortalecer o
desenvolvimento do aprendizado de alunos de graduação em Engenharia de Produção,
preparando-os para atender às demandas da indústria por engenheiros mais preparados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
ROCHA, Fernanda. Simulação e realidade virtual: uma pesquisa experimental em engenharia de produção. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2020. |
pt_BR |