DSpace/Manakin Repository

Instrução pelos colegas em aulas remotas: uma aplicação em uma disciplina de prática de ensino de física

Mostrar registro simples

dc.creator COSTA, Juliana Fernandes
dc.date.issued 2021-02-26
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2349
dc.description.abstract One of the strategies that have been used in higher education for its modernization are active methodologies. Unlike traditional teaching, they seek a more active role for students during the educational process. Thus, given the context of low engagement that higher education is in, the objective of this work is to analyze student engagement and learning from the use of active methodologies Peer Instruction and Just-in-Time Teaching in a discipline of Teaching Practice I of the Physics Degree course at the Federal University of Itajubá, in a remote teaching context. For this, a literature review was first carried out in order to understand the main demands and theories on engagement and active methodologies. After that, the Peer Instruction and Just-in-Time Teaching methodologies were implemented in the Teaching Practice I discipline. From the notes in the field diary and data collection in the online classroom, the effectiveness of the methodologies for learning and for the engagement of the students was analyzed through the binomial statistical test and a questionnaire. Thus, the responses of 21 pairs of conceptual questions, applied through the dynamics of the Peer Instruction methodology, were analyzed, of which 17 had a significant effect on learning and student engagement. Through the questionnaire it was possible to understand that students felt engaged in the discipline and approved the use of active methodologies. Thus, it was possible to conclude that the use of the Peer Instruction and Just-in-Time Teaching methodologies have great potential for students to learn in Physics and to engage them in the teaching and learning process. pt_BR
dc.description.sponsorship Agência 1 pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Instrução pelos colegas pt_BR
dc.subject Engajamento pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.title Instrução pelos colegas em aulas remotas: uma aplicação em uma disciplina de prática de ensino de física pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2021-03-22
dc.date.available 2021-03-20T13:36:42Z
dc.date.accessioned 2021-03-20T13:36:42Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7847390055499457 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FIGUEIREDO FILHO, Newton de
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4061301060228632 pt_BR
dc.description.resumo Uma das estratégias que têm sido utilizadas no ensino superior para a sua modernização são as metodologias ativas. Diferentemente do ensino tradicional, elas buscam um papel mais ativo para os estudantes durante o processo educativo. Assim, diante do contexto de baixo engajamento que o ensino superior se encontra o objetivo deste trabalho é analisar o engajamento e o aprendizado de estudantes a partir do uso das metodologias ativas Instrução pelos Colegas (IpC) e Ensino sob Medida (EsM) em uma disciplina de Prática de Ensino I do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal de Itajubá, em um contexto de ensino remoto. Para isso, primeiramente foi realizada uma revisão da literatura com a finalidade de compreender as principais demandas e teorias sobre o engajamento e as metodologias ativas. Após isso, foram implementadas as metodologias IpC e EsM na disciplina de Pratica de Ensino I. A partir dos apontamentos em diário de campo e coleta de dados na sala de aula online, analisou-se a eficácia das metodologias para aprendizagem e para o engajamento dos alunos por meio do teste estatístico binomial e um questionário. Assim, foram analisadas as respostas de 21 pares de questões conceituais, aplicadas por meio da dinâmica da metodologia IpC, das quais 17 apresentaram um efeito significativo para aprendizagem e para o engajamento dos alunos. Por meio do questionário foi possível compreender que os alunos se sentiam engajados na disciplina e aprovaram a utilização das metodologias ativas. Dessa forma, foi possível concluir que a utilização das metodologias IpC e EsM possuem um grande potencial para a aprendizagem em Física dos estudantes e para os engajar no processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references COSTA, Juliana Fernandes. Instrução pelos colegas em aulas remotas: uma aplicação em uma disciplina de prática de ensino de física. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples