dc.creator |
CARDOSO, Anissa Sasse |
|
dc.date.issued |
2021-02-22 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2379 |
|
dc.description.abstract |
Performance measurement systems allow managers to identify points for improvement to
ensure organizations' competitive advantage. The ENADE (National Student Performance
Exam) is one of the legal forms of evaluation of Brazilian Higher Education Institutions.
This evaluation, carried out every three years, measures the perception of graduating
students in relation to the course during the period of graduation. Often students only have
contact with the questions that assess their perception of the course when they take ENADE.
Evaluating students' perceptions of the undergraduate course in shorter intervals can enhance
improvement actions. The objective of this work is to adapt the questions of the Student
Questionnaire, which composes ENADE, in a systematic way, allowing the self-assessment
of undergraduate courses. Its object of study was the current performance evaluation system
of the Production Engineering course - UNIFEI, campus Itajubá-MG, where two cycles of
action research were carried out. The proposed systematic has the following steps: Plan the
application of the questionnaire; Tabulate data and generate the report; Analyze the report;
Propose and monitor the proposed actions; and evaluate the results. For this, the Net
Promoter Score scale and classification was used in the application of the current assessment
questionnaire, aimed at students, graduates and non-graduates. After tabulation of the
collected data, a cluster analysis was carried out in order to identify possible groupings of
questions. After a critical analysis of each proposed grouping and validation with specialists,
it was possible to reduce the questionnaire assigned to concluding students from 42 to 37
questions and the one designated for non-concluding students from 42 to 34 questions, that
is, a reduction of approximately 12% and 19%, respectively. Actions were implemented to
increase the response rate, which went from 22.16% in the first cycle to 29.61% in the
second. The results identified that most of the improvement actions are autonomous for
teachers, with few higher actions falling to higher hierarchical levels. In both cycles, despite
the second being impacted by the pandemic, the course obtained an NPS of 73% and 61.4%
respectively, being classified as a quality service in the students' perception. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Agência 1 |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Sistemas de medição de desempenho |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação institucional |
pt_BR |
dc.subject |
ENADE |
pt_BR |
dc.subject |
Net promoter score |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção discente |
pt_BR |
dc.title |
Sistemática para avaliação de cursos de graduação: perspectiva dos discentes |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-04-01 |
|
dc.date.available |
2021-04-01T22:54:25Z |
|
dc.date.accessioned |
2021-04-01T22:54:25Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8411564559730361 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Carlos Eduardo Sanches da |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7352874497617480 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
GAUDÊNCIO, Juliana Helena Daroz |
|
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9071337247377116 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Sistemas de medição de desempenho permitem aos gestores identificar pontos de melhoria
para garantia da vantagem competitiva das organizações. O ENADE (Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes), compõe uma das formas legais de avaliação de Instituições de
Ensino Superior brasileiras. Esta avaliação, realizada trienalmente, mensura a percepção dos
alunos concluintes em relação ao curso durante o período da graduação. Muitas vezes os
alunos só têm contato com as questões que avaliam sua percepção do curso quando realizam
o ENADE. Avaliar em intervalos menores de tempo a percepção dos alunos em relação ao
curso de graduação pode potencializar ações de aperfeiçoamento. O objetivo deste trabalho
é adequar as questões do Questionário do Estudante, que compõe o ENADE, de forma
sistemática, permitindo a autoavaliação de cursos de graduação. Seu objeto de estudo foi o
atual sistema de avaliação de desempenho do curso de Engenharia de Produção - UNIFEI,
campus Itajubá-MG, onde foram realizados dois ciclos de pesquisa-ação. A sistemática
proposta possui como etapas: Planejar a aplicação do questionário; Tabular dados e gerar
o relatório; Analisar o relatório; Propor e acompanhar as ações propostas; e avaliar os
resultados. Para isso, a escala e classificação do Net Promoter Score foi utilizada na
aplicação do questionário atual de avaliação, direcionado aos discentes, concluintes e não
concluintes. Após tabulação dos dados coletados, uma análise de cluster foi realizada com a
finalidade de identificar possíveis agrupamentos de questões. Após análise crítica de cada
agrupamento proposto e validação com especialistas, foi possível reduzir o questionário
designado aos alunos concluintes de 42 para 37 questões e o designado para os alunos não
concluintes de 42 para 34 questões, ou seja, uma redução de aproximadamente 12% e 19%,
respectivamente. Foram implementadas ações para aumentar a taxa de respostas que foi de
22,16% no primeiro ciclo para 29,61% no segundo. Os resultados identificaram que a maior
parte das ações de melhoria são de autonomia dos docentes, cabendo aos níveis hierárquicos
superiores poucas ações. Nos dois ciclos, apesar do segundo ter sido impactado pela
pandemia, o curso obteve um NPS de 73% e 61,4% respectivamente, sendo classificado
como um serviço de qualidade na percepção dos alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
CARDOSO, Anissa Sasse. Sistemática para avaliação de cursos de graduação: perspectiva dos discentes. 2021. 177 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. |
pt_BR |