dc.creator |
COSTA, Danilo da |
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dc.date.issued |
2021-04-16 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2407 |
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dc.description.abstract |
Several climate and energy studies carried out in recent years suggest that the current energy
model might suffer a strong transition in order to increase the share of renewable sources in the
world energy matrix, mainly due to two reasons: the increasing scarcity of fossil fuels and the
negative climatic impacts from atmospheric emissions resulting from the burning of these fuels.
In general, the electricity generation and transport sectors are the greater fossil fuels consumers
and, consequently, are the most responsible for the atmospheric emissions of greenhouse gases
and other pollutants. Integrating electric vehicles and photovoltaic power stations may play an
important role in substituting fossil fuels. This study presents a case study on plants to place
charging stations fed by photovoltaic power stations along the Fernão Dias highway in Brazil.
A demand model was adopted to elaborate three scenarios for 2030 with different participation
levels of electric vehicles in the Brazilian market. An optimized allocation model was used to
derive the position and number of charging stations and photovoltaic power plants that would
be need to meet the demand for recharging electric vehicles. This was done using the PV SystTM
software program. The results gave a list of adequate locations for installing the charging
stations and offered analyses on the consumed electricity and greenhouse gas emissions that
could be abated by said actions. The financial analysis that was conducted for the case study
determined that the charging costs, based on an Internal Rate of Return calculations, were 10%.
These costs were compared to the fill up costs of other traditional vehicles. The results show
that the costs may be 74% less than the cost of refilling current conventional automobiles.
Finally, the results of this study may serve as a reference in the public policy debate, as well as
for investors interested in fast charging EV stations that use solar energy |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Agência 1 |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Veículos elétricos |
pt_BR |
dc.subject |
Alocação de estações de recarga rápidas |
pt_BR |
dc.subject |
Mercado brasileiro de veículos elétricos |
pt_BR |
dc.subject |
Mercado brasileiro de veículos elétricos |
pt_BR |
dc.subject |
Energia solar |
pt_BR |
dc.title |
Estações de recarga para veículos elétricos alimentadas por energia solar fotovoltaica: estudo de caso para rodovia BR-381 Fernão Dias em 2030 |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-04-26 |
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dc.date.available |
2021-04-25T18:54:46Z |
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dc.date.accessioned |
2021-04-25T18:54:46Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9111670330174511 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COBAS, Vladimir Rafael Melian |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3077963106849610 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Diversos estudos climáticos e energéticos realizados nos últimos anos sugerem que o modelo
energético atual deve passar por uma forte transição de forma a aumentar a participação das
fontes renováveis na matriz energética mundial, devido principalmente a dois motivos: a
escassez dos combustíveis fósseis que aumenta gradativamente e os impactos climáticos
negativos provenientes das emissões atmosféricas resultantes da queima destes combustíveis.
De uma forma geral, os setores de geração de eletricidade e de transportes são aqueles que mais
utilizam combustíveis fósseis e, consequentemente, são os maiores responsáveis pelas emissões
atmosféricas de gases de efeito estufa e outros poluentes. Neste contexto, a integração entre os
veículos elétricos e as usinas fotovoltaicas pode desempenhar um papel importante para a
redução das emissões e aumento do uso de energias renováveis, através da substituição dos
combustíveis fósseis por energia elétrica gerada a partir de fonte renovável e limpa, o Sol. O
presente trabalho apresenta um estudo de caso para a alocação de estações de recarga
alimentadas por usinas fotovoltaicas para a rodovia brasileira Fernão Dias. Para este fim, um
modelo de previsão de demanda foi adotado para a elaboração de três cenários para 2030, com
diferentes níveis de participação dos veículos elétricos no mercado brasileiro. Um modelo de
alocação otimizada foi utilizado para definir a posição e número de estações de recarga
necessárias e usinas fotovoltaicas foram dimensionadas para atender a demanda destinada à
recarga dos veículos elétricos através do software PVSystTM. Os resultados mostram uma lista
de locais adequados para a instalação das estações de recarga, além da análise da eletricidade
consumida e das emissões de gases de efeito estufa evitadas. Uma análise financeira foi
conduzida para determinar os custos de recarga com base em uma taxa interna de retorno de
10%. Estes custos foram comparados com os custos referentes ao abastecimento de veículos
convencionais com diferentes combustíveis. Os resultados apontam que os custos encontrados
neste trabalho podem ser até 74% menores do que os custos de abastecimento de automóveis
convencionais atuais. Por fim, os resultados deste estudo podem oferecer uma referência para
políticas públicas e investidores interessados no campo das recargas rápidas de veículos
elétricos a partir de energia solar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::ENGENHARIA TÉRMICA::APROVEITAMENTO DA ENERGIA |
pt_BR |
dc.relation.references |
COSTA, Danilo da. Estações de recarga para veículos elétricos alimentadas por energia solar fotovoltaica: estudo de caso para rodovia BR-381 Fernão Dias em 2030. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. |
pt_BR |