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Estações de recarga para veículos elétricos alimentadas por energia solar fotovoltaica: estudo de caso para rodovia BR-381 Fernão Dias em 2030

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dc.creator COSTA, Danilo da
dc.date.issued 2021-04-16
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2407
dc.description.abstract Several climate and energy studies carried out in recent years suggest that the current energy model might suffer a strong transition in order to increase the share of renewable sources in the world energy matrix, mainly due to two reasons: the increasing scarcity of fossil fuels and the negative climatic impacts from atmospheric emissions resulting from the burning of these fuels. In general, the electricity generation and transport sectors are the greater fossil fuels consumers and, consequently, are the most responsible for the atmospheric emissions of greenhouse gases and other pollutants. Integrating electric vehicles and photovoltaic power stations may play an important role in substituting fossil fuels. This study presents a case study on plants to place charging stations fed by photovoltaic power stations along the Fernão Dias highway in Brazil. A demand model was adopted to elaborate three scenarios for 2030 with different participation levels of electric vehicles in the Brazilian market. An optimized allocation model was used to derive the position and number of charging stations and photovoltaic power plants that would be need to meet the demand for recharging electric vehicles. This was done using the PV SystTM software program. The results gave a list of adequate locations for installing the charging stations and offered analyses on the consumed electricity and greenhouse gas emissions that could be abated by said actions. The financial analysis that was conducted for the case study determined that the charging costs, based on an Internal Rate of Return calculations, were 10%. These costs were compared to the fill up costs of other traditional vehicles. The results show that the costs may be 74% less than the cost of refilling current conventional automobiles. Finally, the results of this study may serve as a reference in the public policy debate, as well as for investors interested in fast charging EV stations that use solar energy pt_BR
dc.description.sponsorship Agência 1 pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Veículos elétricos pt_BR
dc.subject Alocação de estações de recarga rápidas pt_BR
dc.subject Mercado brasileiro de veículos elétricos pt_BR
dc.subject Mercado brasileiro de veículos elétricos pt_BR
dc.subject Energia solar pt_BR
dc.title Estações de recarga para veículos elétricos alimentadas por energia solar fotovoltaica: estudo de caso para rodovia BR-381 Fernão Dias em 2030 pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2021-04-26
dc.date.available 2021-04-25T18:54:46Z
dc.date.accessioned 2021-04-25T18:54:46Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9111670330174511 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COBAS, Vladimir Rafael Melian
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3077963106849610 pt_BR
dc.description.resumo Diversos estudos climáticos e energéticos realizados nos últimos anos sugerem que o modelo energético atual deve passar por uma forte transição de forma a aumentar a participação das fontes renováveis na matriz energética mundial, devido principalmente a dois motivos: a escassez dos combustíveis fósseis que aumenta gradativamente e os impactos climáticos negativos provenientes das emissões atmosféricas resultantes da queima destes combustíveis. De uma forma geral, os setores de geração de eletricidade e de transportes são aqueles que mais utilizam combustíveis fósseis e, consequentemente, são os maiores responsáveis pelas emissões atmosféricas de gases de efeito estufa e outros poluentes. Neste contexto, a integração entre os veículos elétricos e as usinas fotovoltaicas pode desempenhar um papel importante para a redução das emissões e aumento do uso de energias renováveis, através da substituição dos combustíveis fósseis por energia elétrica gerada a partir de fonte renovável e limpa, o Sol. O presente trabalho apresenta um estudo de caso para a alocação de estações de recarga alimentadas por usinas fotovoltaicas para a rodovia brasileira Fernão Dias. Para este fim, um modelo de previsão de demanda foi adotado para a elaboração de três cenários para 2030, com diferentes níveis de participação dos veículos elétricos no mercado brasileiro. Um modelo de alocação otimizada foi utilizado para definir a posição e número de estações de recarga necessárias e usinas fotovoltaicas foram dimensionadas para atender a demanda destinada à recarga dos veículos elétricos através do software PVSystTM. Os resultados mostram uma lista de locais adequados para a instalação das estações de recarga, além da análise da eletricidade consumida e das emissões de gases de efeito estufa evitadas. Uma análise financeira foi conduzida para determinar os custos de recarga com base em uma taxa interna de retorno de 10%. Estes custos foram comparados com os custos referentes ao abastecimento de veículos convencionais com diferentes combustíveis. Os resultados apontam que os custos encontrados neste trabalho podem ser até 74% menores do que os custos de abastecimento de automóveis convencionais atuais. Por fim, os resultados deste estudo podem oferecer uma referência para políticas públicas e investidores interessados no campo das recargas rápidas de veículos elétricos a partir de energia solar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::ENGENHARIA TÉRMICA::APROVEITAMENTO DA ENERGIA pt_BR
dc.relation.references COSTA, Danilo da. Estações de recarga para veículos elétricos alimentadas por energia solar fotovoltaica: estudo de caso para rodovia BR-381 Fernão Dias em 2030. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. pt_BR


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