dc.creator |
FRANCO, Kethulinn Agma Maia Drumond |
|
dc.date.issued |
2021-03-10 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2417 |
|
dc.description.abstract |
This study aims to understand the articulation between teachers of Natural Sciences of Basic
Education and the professionals TSLI (INTERPRETER TRANSLATOR OF BRAZILIAN
LANGUAGE OF SIGNS) in the scientific teaching of deaf students in an inclusive school
context. The theoretical basis is based on authors who bring concepts about the education of
the deaf, science teaching for the deaf, spontaneous and scientific knowledge, in addition to
current legal documents related to public policies that address the rights and accessibility of
deaf people. The approach to the concept of mediation is the one presented by Vygotsky. Its
foundation on defectology was also considered as a theoretical basis. Structured interviews
were conducted with teachers of Natural Sciences, with TSLI, adding up 7 participants. The
interviews were conducted in two state public schools in the municipality of Itajubá-MG, with
professionals who work with deaf students. The results reveal that the science teacher and TSLI
relationship needs to be rethought, as well as the methodologies to be worked with these
students. It also demonstrates the lack of information by the teachers about the deaf person and
the disregard of TSLI as part of pedagogical and teaching-learning practices. Thus, this study
questions the role of TSLI as a simple interlocutor and, therefore, we consider that teacher and
TSLI are mediators in the teaching-learning process. We could conclude that there is a lack of
articulation among professionals, as well as clear knowledge of their roles, and that, without
such articulation, work aimed at the deaf student will be impaired. The importance of
spontaneous knowledge must be considered, as this may support the learning of scientific
concepts. In addition, deaf students, like anyone else, have the right to learn with respect to
scientific knowledge related to science teaching, and that it is necessary to develop with these
students a reflective, critical thinking, as well as an active behavior for children. social practices. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Agência 1 |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Libras |
pt_BR |
dc.subject |
Mediação pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.title |
Relação entre o professor e o intérprete de libras no ensino de ciências para o aluno surdo: uma relação pedagógica necessária |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-05-10 |
|
dc.date.available |
2021-05-08T13:40:58Z |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-08T13:40:58Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0974444774213536 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
STANO, Rita de Cássia Magalhães |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1790648079240427 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
SILVA, Agenor Pina da |
|
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5871402136758674 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este estudo se propõe a compreender a articulação entre professores de Ciências da Natureza
da Educação Básica e os profissionais TILS (Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais) no
ensino científico de alunos surdos em um contexto inclusivo escolar. A fundamentação teórica
pauta-se em autores que trazem conceitos acerca da educação de surdos, ensino de Ciências
para surdos, conhecimento espontâneo e científico, além de documentos legais vigentes
relacionados às políticas públicas que tratam dos direitos e da acessibilidade dos sujeitos surdos.
A abordagem para o conceito de mediação é a apresentada por Vygotsky. Também foi
considerada como base teórica sua fundamentação sobre defectologia. Foram realizadas
entrevistas estruturadas com professores da área de Ciências da Natureza e com os TILS,
totalizando 7 participantes. As entrevistas foram realizadas em duas escolas públicas estaduais
do município de Itajubá - MG, com profissionais que atuam com alunos surdos. Os resultados
revelam que a relação professor de ciências e TILS precisa ser repensada, assim como as
metodologias a serem trabalhadas com esse público. Demonstra também a falta de informação
por parte dos professores sobre o sujeito surdo e a desconsideração do TILS enquanto parte das
práticas pedagógicas e de ensino-aprendizagem. Dessa forma, esse estudo questiona o papel do
TILS como simples interlocutor e considera-se que professor e TILS são mediadores no
processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que falta articulação entre os profissionais, assim
como conhecimento de forma clara sobre seus papéis, e que, sem tal articulação, o trabalho
voltado ao aluno surdo ficará prejudicado. Deve-se considerar a importância dos conhecimentos
espontâneos, pois estes poderão subsidiar o aprendizado dos conceitos científicos. Além disso,
esse público, assim como qualquer outro, tem direito ao aprendizado no que tange ao
conhecimento científico relacionado ao ensino de Ciências. Faz-se necessário, portanto,
desenvolver, com esses alunos, um pensamento reflexivo, crítico, assim como um
comportamento ativo para as práticas sociais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
FRANCO, Kethulinn Agma Maia Drumond. Relação entre o professor e o intérprete de libras no ensino de ciências para o aluno surdo: uma relação pedagógica necessária. 2021. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. |
pt_BR |