DSpace/Manakin Repository

Relação entre o professor e o intérprete de libras no ensino de ciências para o aluno surdo: uma relação pedagógica necessária

Mostrar registro simples

dc.creator FRANCO, Kethulinn Agma Maia Drumond
dc.date.issued 2021-03-10
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2417
dc.description.abstract This study aims to understand the articulation between teachers of Natural Sciences of Basic Education and the professionals TSLI (INTERPRETER TRANSLATOR OF BRAZILIAN LANGUAGE OF SIGNS) in the scientific teaching of deaf students in an inclusive school context. The theoretical basis is based on authors who bring concepts about the education of the deaf, science teaching for the deaf, spontaneous and scientific knowledge, in addition to current legal documents related to public policies that address the rights and accessibility of deaf people. The approach to the concept of mediation is the one presented by Vygotsky. Its foundation on defectology was also considered as a theoretical basis. Structured interviews were conducted with teachers of Natural Sciences, with TSLI, adding up 7 participants. The interviews were conducted in two state public schools in the municipality of Itajubá-MG, with professionals who work with deaf students. The results reveal that the science teacher and TSLI relationship needs to be rethought, as well as the methodologies to be worked with these students. It also demonstrates the lack of information by the teachers about the deaf person and the disregard of TSLI as part of pedagogical and teaching-learning practices. Thus, this study questions the role of TSLI as a simple interlocutor and, therefore, we consider that teacher and TSLI are mediators in the teaching-learning process. We could conclude that there is a lack of articulation among professionals, as well as clear knowledge of their roles, and that, without such articulation, work aimed at the deaf student will be impaired. The importance of spontaneous knowledge must be considered, as this may support the learning of scientific concepts. In addition, deaf students, like anyone else, have the right to learn with respect to scientific knowledge related to science teaching, and that it is necessary to develop with these students a reflective, critical thinking, as well as an active behavior for children. social practices. pt_BR
dc.description.sponsorship Agência 1 pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Mediação pedagógica pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.title Relação entre o professor e o intérprete de libras no ensino de ciências para o aluno surdo: uma relação pedagógica necessária pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2021-05-10
dc.date.available 2021-05-08T13:40:58Z
dc.date.accessioned 2021-05-08T13:40:58Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0974444774213536 pt_BR
dc.contributor.advisor1 STANO, Rita de Cássia Magalhães
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1790648079240427 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SILVA, Agenor Pina da
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/5871402136758674 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo se propõe a compreender a articulação entre professores de Ciências da Natureza da Educação Básica e os profissionais TILS (Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais) no ensino científico de alunos surdos em um contexto inclusivo escolar. A fundamentação teórica pauta-se em autores que trazem conceitos acerca da educação de surdos, ensino de Ciências para surdos, conhecimento espontâneo e científico, além de documentos legais vigentes relacionados às políticas públicas que tratam dos direitos e da acessibilidade dos sujeitos surdos. A abordagem para o conceito de mediação é a apresentada por Vygotsky. Também foi considerada como base teórica sua fundamentação sobre defectologia. Foram realizadas entrevistas estruturadas com professores da área de Ciências da Natureza e com os TILS, totalizando 7 participantes. As entrevistas foram realizadas em duas escolas públicas estaduais do município de Itajubá - MG, com profissionais que atuam com alunos surdos. Os resultados revelam que a relação professor de ciências e TILS precisa ser repensada, assim como as metodologias a serem trabalhadas com esse público. Demonstra também a falta de informação por parte dos professores sobre o sujeito surdo e a desconsideração do TILS enquanto parte das práticas pedagógicas e de ensino-aprendizagem. Dessa forma, esse estudo questiona o papel do TILS como simples interlocutor e considera-se que professor e TILS são mediadores no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que falta articulação entre os profissionais, assim como conhecimento de forma clara sobre seus papéis, e que, sem tal articulação, o trabalho voltado ao aluno surdo ficará prejudicado. Deve-se considerar a importância dos conhecimentos espontâneos, pois estes poderão subsidiar o aprendizado dos conceitos científicos. Além disso, esse público, assim como qualquer outro, tem direito ao aprendizado no que tange ao conhecimento científico relacionado ao ensino de Ciências. Faz-se necessário, portanto, desenvolver, com esses alunos, um pensamento reflexivo, crítico, assim como um comportamento ativo para as práticas sociais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references FRANCO, Kethulinn Agma Maia Drumond. Relação entre o professor e o intérprete de libras no ensino de ciências para o aluno surdo: uma relação pedagógica necessária. 2021. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples