dc.creator |
CARRILO, Maria Cecilia Vásquez |
|
dc.date.issued |
2018-06-25 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2426 |
|
dc.description.abstract |
The objective of the present work was to perform a comparative sustainability
assessment of jet biofuel production in Brazil by hydrotreatment of palm and soybean oil,
with the aim to contribute with the development of the jet biofuel production chain in the
country. The Life Cycle Assessment (LCA) methodology was chosen to perform the analysis
from raw materials production until final use, which is known as Well-to-Wake (WtWa)
analysis. The functional unit selected was 1,0 MJ of energy produced. The software utilized to
calculate the environmental impacts was Simapro v.8.0.3 and the impact assessment method
chosen was the IMPACT 2002+ method. A hybrid LCA approach was proposed, being a
combination of the attributional and consequential methods, where both displacement and
energy allocation were used for handling co-products in the oil extraction and hydrotreatment
phase, respectively. However, an alternative assessment scenario was included in order to
examine the effect of co-product allocation on impacts calculation. Results showed reductions
and improvements in relation to fossil jet in 10 of 15 midpoint categories, as well as in 3 of 4
damage categories analyzed and in that sense, the aviation biofuel from palm oil was the one
with the best environmental performance. Cultivation and hydrotreatment stages in both
scenarios were the biggest contributors in most of the categories analyzed, due to emissions
derived from usage of petrochemical products, agro-toxics and fuels during agricultural
operations, as well as the emissions derived from production and use of hydrogen and steam
in hydrotreatment. Co-product allocation had a great influence on results and in this regard, it
was noted that the hybrid method yielded lower results than the energy allocation approach.
Results of energy efficiency were of 5,58 and 4,25 for aviation biofuel from palm and
soybean oil, respectively, demonstrating the renewability of both of them. It was concluded
that the two aviation biofuel scenarios proposed have a great potential for the establishment of
a sustainable production chain in the country. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Agência 1 |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Hidrotratamento de óleos vegetais |
pt_BR |
dc.subject |
Biocombustível de aviação |
pt_BR |
dc.subject |
Análise do ciclo de vida |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação comparativa da sustentabilidade da produção de biocombustível de aviação a partir do hidroprocessamento dos óleos de dendê e soja nas condições brasileiras |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-05-14 |
|
dc.date.available |
2021-05-15T23:01:11Z |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-15T23:01:11Z |
|
dc.contributor.advisor1 |
LORA, Electo Eduardo Silva |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3638707482800002 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
ROCHA, Mateus |
|
dc.description.resumo |
O objetivo do presente trabalho foi realizar uma avaliação comparativa da
sustentabilidade da produção de biocombustível de aviação no Brasil, mediante o
hidrotratamento do óleo de dendê e soja, com o intuito de contribuir ao desenvolvimento da
cadeia produtiva de biocombustível de aviação no país. A metodologia de Análise do Ciclo de
Vida (ACV) foi empregada para realizar essa avaliação desde a produção de matérias primas
até o uso final do biocombustível, referida como Well-to-Wake (WtW). A unidade funcional
estabelecida foi 1,0 MJ de energia produzida. O software utilizado para estimar os impactos
ambientais foi o Simapro v.8.0.3 e o método de avaliação escolhido foi o IMPACT 2002+. A
abordagem da análise foi de tipo híbrido, que é uma combinação dos métodos atribucional e
consequencial, sendo empregado a expansão das fronteiras do sistema para o tratamento dos
coprodutos gerados na etapa de extração de óleo e uma alocação em base energética para os
coprodutos produzidos na etapa de hidrotratamento. Porém, decidiu-se incluir um cenário de
avaliação alternativo consistindo na alocação em base energética de todos os coprodutos
gerados no sistema, com o objetivo de examinar o efeito do método de alocação no cálculo
dos impactos. Os resultados indicaram reduções e melhorias em comparação ao Jet fóssil em
10 das 15 categorias de impacto intermediárias, assim como em 3 das 4 categorias de dano
analisadas, sendo o biocombustível de aviação a partir do dendê o que melhor desempenho
ambiental apresentou, em relação ao óleo de soja. As etapas de cultivo e de hidrotratamento
em ambos cenários tiveram uma contribuição maior na maioria das categorias avaliadas,
devido as emissões geradas a partir do uso de produtos petroquímicos e agrotóxicos e de
combustíveis nas operações agrícolas, assim como pelas emissões associadas à produção e
uso de hidrogênio e vapor no hidrotratamento. O método de tratamento dos coprodutos teve
uma influência muito grande nos resultados da análise e nesse sentido o método hibrido gerou
resultados de emissões menor que o método de alocação em base energética. O cálculo da
eficiência energética foi de 5,58 e 4,25 para o dendê e a soja, respectivamente, demonstrando
assim a renovabilidade dos biocombustíveis. Ambos biocombustíveis propostos tem um
grande potencial para o estabelecimento de uma indústria de produção sustentável de
biocombustíveis de aviação no pais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::ENGENHARIA DE ENERGIA |
pt_BR |
dc.relation.references |
CARRILO, Maria Cecilia Vásquez. Avaliação comparativa da sustentabilidade da produção de biocombustível de aviação a partir do hidroprocessamento dos óleos de dendê e soja nas condições brasileiras. 2018. 160 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2018. |
pt_BR |