dc.creator |
GALVÃO, Cíntia Torres Lemes |
|
dc.date.issued |
2021-03-30 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2452 |
|
dc.description.abstract |
In order to identify the possibilities of using remote laboratories when teaching Physics in
basic education, our research sought to understand the difficulties of using them and what
contributions they can bring to the teaching and learning process of students. Thus, semi structured interviews were conducted with teachers and Physics undergraduates who knew
and had used experiments from remote laboratories in a systematic way. The analysis was
carried out through the procedures of discursive textual analysis and showed that, more than
an alternative to the lack of laboratories and equipment for the study of Physics, remote
laboratories are an option that can offer access to more robust experimental activities, in
addition to being able to awaken students' creativity and critical sense by studying phenomena
mediated by digital information and communication technologies. As for the implications on
the use of the resource, the infrastructure and structure of the school system are major
impediments when opting for and using the resource. The teaching role, as well as a good
training to suit it, was mentioned as essential to use the remote laboratories in a significant
way in the teaching and learning process of students, which can become an implication for
their use, because in addition to knowing it, the research identified necessary for the teacher to
develop specialized knowledge that guarantee an adequate and adapted integration to the
different educational realities |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Agência 1 |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentos controlados remotamente |
pt_BR |
dc.subject |
Weblab |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades experimentais mediadas pelas TIC |
pt_BR |
dc.subject |
TPACK |
pt_BR |
dc.title |
Laboratórios remotos no ensino de física: compreensões de professores e licenciandos |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-05-28 |
|
dc.date.available |
2021-05-28T16:23:55Z |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-28T16:23:55Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4020618341090974 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
REZENDE JUNIOR, Mikael Frank |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6938316407040676 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Com o objetivo de identificar quais são as possibilidades de uso dos laboratórios remotos no
ensino de Física na educação básica, nossa pesquisa buscou compreender quais as
dificuldades do uso e que contribuições podem trazer para o processo de ensino e
aprendizagem dos estudantes. Para isso, realizou-se entrevistas semiestruturadas com
professores e licenciandos de Física que conheciam e haviam utilizado e/ou observado o uso
de experimentos de laboratórios remotos em uma prática pedagógica. A análise foi realizada
por meio dos procedimentos da análise textual discursiva e nos mostrou que, mais do que uma
alternativa para a falta de laboratórios e de equipamentos para o estudo da Física, os
laboratórios remotos se configuram como uma opção que pode oferecer o acesso a atividades
experimentais mais robustas, além de poder despertar a criatividade e o senso crítico dos
alunos com o estudo de fenômenos mediados pelas tecnologias digitais de informação e
comunicação. Das implicações para o uso do recurso, a infraestrutura e a estrutura do sistema
escolar se configuram como grandes impeditivos ao optar pelo recurso, mas que, adaptadas às
diferentes realidades educacionais, podem oferecer novas possibilidades ao estudo da Física.
A função docente, assim como uma boa formação para exercer essa função, foram citadas
como essenciais para utilizar os laboratórios remotos de forma significativa no processo de
ensino e aprendizagem, podendo tornar-se uma implicação para o seu uso, pois além de
conhecê-lo, a pesquisa identificou que é necessário que o professor desenvolva
conhecimentos especializados que garantam a integração adequada e adaptada dos
laboratórios remotos às diferentes realidades educacionais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
GALVÃO, Cíntia Torres Lemes. Laboratórios remotos no ensino de física: compreensões de professores e licenciandos. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. |
pt_BR |