DSpace/Manakin Repository

A profissionalização da pessoa com deficiência na microrregião de Itajubá

Mostrar registro simples

dc.creator FURTADO, Isabella Martins
dc.date.issued 2021-04-30
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2453
dc.description.abstract The research aims to analyze the professionalization policies of people with disabilities (PCD) in the microregion of Itajubá. This analysis seeks to relate the importance of the work of people with disabilities to regional development and discuss the role of Assistive Technologies in professional education. The perceptions of representatives of the main institutions that offer professional training to PCDs in the region are analyzed, as well as a sample of students and alumni with disabilities in these schools. The research is exploratory, with a qualitative approach and has field research as a means of investigation for which data are collected through semi-structured interviews. The results show that professional education has significant importance in the people with disabilities lives and generates benefits for the whole society, but it is still a distant reality for most PCD. The results also present the difficulties found for the effective inclusion in this teaching modality and indicate the Assistive Technologies that are used and created in some of the institutions, as well as the conditions that make their use effective in pedagogical practice. pt_BR
dc.description.sponsorship Agência 1 pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Pessoa com deficiência pt_BR
dc.subject Profissionalização pt_BR
dc.subject Tecnologia assistiva pt_BR
dc.subject Desenvolvimento regional pt_BR
dc.subject Inclusão social pt_BR
dc.title A profissionalização da pessoa com deficiência na microrregião de Itajubá pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2021-05-28
dc.date.available 2021-05-29T13:41:13Z
dc.date.accessioned 2021-05-29T13:41:13Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4679614913594208 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9785887550619619 pt_BR
dc.description.resumo A pesquisa tem como objetivo analisar as políticas de profissionalização da pessoa com deficiência (PCD) na microrregião de Itajubá. Com esta análise, busca-se relacionar a importância do trabalho das pessoas com deficiência com o desenvolvimento regional, além de discutir o papel das tecnologias assistivas na educação profissional. São analisadas as percepções de representantes das principais instituições que oferecem capacitação profissional às PCD na região e de uma amostra de alunos e ex-alunos com deficiência dessas escolas. A pesquisa é exploratória, de abordagem qualitativa e tem como meio de investigação a pesquisa de campo para a qual os dados são coletados através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostram que a educação profissional tem significativa importância na vida das pessoas com deficiência e gera benefícios para toda a sociedade, mas ainda é uma realidade distante para a maioria das PCD. Os resultados também apresentam as dificuldades encontradas para a efetiva inclusão nesta modalidade de ensino e indicam as Tecnologias Assistivas que são usadas e criadas em algumas das instituições, bem como as condições que tornam seu uso eficaz na prática pedagógica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.relation.references FURTADO, Isabella Martins. A profissionalização da pessoa com deficiência na microrregião de Itajubá. 2021. 89 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples