dc.creator |
FURTADO, Isabella Martins |
|
dc.date.issued |
2021-04-30 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2453 |
|
dc.description.abstract |
The research aims to analyze the professionalization policies of people with disabilities (PCD)
in the microregion of Itajubá. This analysis seeks to relate the importance of the work of
people with disabilities to regional development and discuss the role of Assistive
Technologies in professional education. The perceptions of representatives of the main
institutions that offer professional training to PCDs in the region are analyzed, as well as a
sample of students and alumni with disabilities in these schools. The research is exploratory,
with a qualitative approach and has field research as a means of investigation for which data
are collected through semi-structured interviews. The results show that professional education
has significant importance in the people with disabilities lives and generates benefits for the
whole society, but it is still a distant reality for most PCD. The results also present the
difficulties found for the effective inclusion in this teaching modality and indicate the
Assistive Technologies that are used and created in some of the institutions, as well as the
conditions that make their use effective in pedagogical practice. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Agência 1 |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoa com deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
Profissionalização |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia assistiva |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento regional |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão social |
pt_BR |
dc.title |
A profissionalização da pessoa com deficiência na microrregião de Itajubá |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-05-28 |
|
dc.date.available |
2021-05-29T13:41:13Z |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-29T13:41:13Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4679614913594208 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9785887550619619 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A pesquisa tem como objetivo analisar as políticas de profissionalização da pessoa com
deficiência (PCD) na microrregião de Itajubá. Com esta análise, busca-se relacionar a
importância do trabalho das pessoas com deficiência com o desenvolvimento regional, além
de discutir o papel das tecnologias assistivas na educação profissional. São analisadas as
percepções de representantes das principais instituições que oferecem capacitação profissional
às PCD na região e de uma amostra de alunos e ex-alunos com deficiência dessas escolas. A
pesquisa é exploratória, de abordagem qualitativa e tem como meio de investigação a
pesquisa de campo para a qual os dados são coletados através de entrevistas semiestruturadas.
Os resultados mostram que a educação profissional tem significativa importância na vida das
pessoas com deficiência e gera benefícios para toda a sociedade, mas ainda é uma realidade
distante para a maioria das PCD. Os resultados também apresentam as dificuldades
encontradas para a efetiva inclusão nesta modalidade de ensino e indicam as Tecnologias
Assistivas que são usadas e criadas em algumas das instituições, bem como as condições que
tornam seu uso eficaz na prática pedagógica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IRN - Instituto de Recursos Naturais |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.relation.references |
FURTADO, Isabella Martins. A profissionalização da pessoa com deficiência na microrregião de Itajubá. 2021. 89 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. |
pt_BR |