Resumo:
Esta tese apresenta um modelo para análise da atividade de coprocessamento na
fabricação de cimento com a adição de resíduos industriais, combustíveis menos nobres e até mesmo misturas desses na substituição do combustível principal necessário à operação da planta. O coprocessamento é uma das técnicas utilizadas nas indústrias de cimento para promover a redução de custo na produção, em função do elevado consumo de energia no processo. Essa atividade permite a redução do consumo de combustíveis mais nobres e de custo elevado por combustíveis alternativos menos nobres com custos menores, levando consequentemente à redução do volume de resíduos que seriam dispostos no meio ambiente. No modelo proposto são consideradas as condições operacionais da planta, além das características dos combustíveis utilizados, pois o coprocessamento só é permitido se o processo não afetar a qualidade do produto final, que é o cimento. Além disso, a formação de poluentes deve ser controlada para não causar danos ao meio ambiente. Como resultado obtido com a aplicação do modelo, obteve-se o máximo de enxofre nos combustíveis, caso contrário, provavelmente a emissão desse contaminante violará os limites estabelecidos pela legislação. Conclui-se também que variações na composição química dos combustíveis utilizados no coprocesamento, bem como, a substituição parcial de clínquer por escória de alto forno, na fabricação de cimento Portland, podem levar a reduções significativas na formação e emissão de CO₂ para a atmosfera.