dc.creator |
SOUZA, Vanessa Maria de |
|
dc.date.issued |
2021-07-20 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2493 |
|
dc.description.abstract |
Responsible Research and Innovation (RRI - Responsible Research and Innovation) is an
approach that works on a perspective of responsible citizenship, developing research in a
collaborative way among different members and sectors of society, such as: industry, science,
education, economy, governments and citizens. To develop the RRI principles, it uses digital
narratives (ND), seeking to enhance the articulation of the axes that make up this approach. In
this context, this research aims to identify the principles of the Responsible Research and
Innovation approach in digital narratives production in a Research Group (IG) developed with
Elementary School II students from a socio-scientific theme. The investigation is guided by the
qualitative research paradigm. The methodological path was constituted by the bibliographic
survey on RRI and ND and by the development of activities in the GI aimed at developing the
skills of RRI, integrating the construction of the DN by the students in all its progress. The data
were collected through the researcher's field diary, video recordings of the GI meetings and the
narratives produced. As a result, it was possible to observe that during the development of ND,
scientific knowledge construction elements emerged from reflections and criticisms in relation
to environmental and social issues. The RRI axes appear in the DN produced by the students,
directly and indirectly. With this strategy of DN integration to RRI practice, the students
assumed an investigative stance, which brought together the activity developed at the school on
the possibilities of intervention in society. The communication of the students' production
during and after the completion of the DN, reinforces the feasibility of articulation between RRI
and DN. In addition, there are evidences that the DN elaboration associated to an RRI
perspective enables, both students and teachers, an improvement related to the Digital
Technologies of Information and Communication pedagogical use. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativas digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI) |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Grupo de investigação |
pt_BR |
dc.title |
Pesquisa e inovação responsáveis e narrativas digitais: articulações no contexto da educação em ciências |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-08-13 |
|
dc.date.available |
2021-08-15T13:22:54Z |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-15T13:22:54Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8906286559627726 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Alessandra |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9144795450225559 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI - Responsible Research and Innovation) é uma
abordagem que trabalha a perspectiva de cidadania responsável, desenvolvendo pesquisa de
forma colaborativa entre os diferentes indivíduos e setores da sociedade, tais como: indústria,
ciência, educação, economia, governos e cidadãos. Para desenvolver os princípios da RRI,
utilizamos as narrativas digitais (ND) buscando potencializar a articulação dos eixos que
compõem essa abordagem. Nesse contexto, esta pesquisa busca identificar princípios da
abordagem da Pesquisa e Inovação Responsáveis na produção de narrativas digitais em um
Grupo de Investigação (GI), desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental II, a partir
de uma temática sociocientífica. A investigação orienta-se pelo paradigma da pesquisa
qualitativa. O percurso metodológico constituiu-se pelo levantamento bibliográfico sobre RRI
e ND e pelo desenvolvimento de atividades no GI, voltadas para desenvolver as habilidades da
RRI, integrando, em todo o seu andamento, a construção das ND pelos alunos. Os dados foram
coletados por meio de diário de campo da pesquisadora, de videogravações dos encontros do
GI e das narrativas produzidas. Como resultados, foi possível observar que durante o
desenvolvimento das ND, surgiram elementos de construção do conhecimento científico a
partir de reflexões e críticas em relação às questões ambientais e sociais. Os eixos da RRI
aparecem nas ND produzidas pelos estudantes, de forma direta e indireta. Com essa estratégia
de integração das ND às práticas com RRI, os estudantes assumiram uma postura investigativa,
que aproximou a atividade desenvolvida na escola das possibilidades de intervenção na
sociedade. A comunicação da produção dos estudantes, durante e após a finalização das ND
reforça a viabilidade de articulação entre a RRI e as ND. Além disso, há indicativos de que a
elaboração das ND em associação com a perspectiva da RRI possibilita, tanto aos estudantes
quanto aos professores, um aperfeiçoamento em relação ao uso pedagógico das Tecnologias
Digitais de Informação e Comunicação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
SOUZA, Vanessa Maria de. Pesquisa e inovação responsáveis e narrativas digitais: articulações no contexto da educação em ciências. 2021. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. |
pt_BR |