dc.creator |
SANTOS, Evelim Lamaiara dos Passos Carvalho |
|
dc.date.issued |
2021-07-15 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2494 |
|
dc.description.abstract |
The present work sought to evaluate how undergraduate students of a public
Brazilian university located in southern Minas Gerais express their knowledge
about the Nature of Science (NOS) and the Pedagogical Content Knowledge
(PCK) in the development of a teaching material about the history of a physics
concept for Basic Education. We also sought to understand the joint mobilization
between these two types of knowledge to form the PCK/NOS. To carry out this
investigation, didactic materials prepared by 8th period physics undergraduate
students were selected. In all, twelve didactic materials were selected for
analysis, which were complemented with audio recordings of the participants'
presentations about the elaborated didactic materials. For the data analysis, we
investigated the aspects of NOS, PCK and the relations between PCK/NOS
communicated or that can be inferred from the materials. For this, we elaborated
analysis categories related to the visions of elements of NOS and KPC, based on
the references adopted in this research. After performing the analyses it was
possible to identify visions about the NOS, the subcategories of the PCK explicit
in the materials, moments in which the undergraduates mobilize their PCK to
teach elements of NOS (PCK/NOS) and reflections about the use of the History
and Philosophy of Science by the undergraduates as a didactic strategy to
prepare the didactic material. As main results, it was possible to find adequate
and inadequate views about NOS, as well as the majority expression of the
subdomain of Knowledge of Didactic Strategies in Physics Teaching, regarding
PCK. In addition, limitations and difficulties related to this study were identified.
The analyses raised some issues that deserve attention in future research,
among which we can mention training about History and Philosophy of Science
in teaching and the formative practices proposed in initial training. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Natureza da ciência |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento pedagógico de conteúdo |
pt_BR |
dc.subject |
História da ciência |
pt_BR |
dc.subject |
Material didático |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.title |
A mobilização de aspectos da natureza da ciência e do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação inicial de professores de física |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-08-16 |
|
dc.date.available |
2021-08-16T14:19:20Z |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-16T14:19:20Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5368559006959257 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, João Ricardo Neves da |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5821775579111920 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
ROZENTALSKI, Evandro Fortes |
|
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5305114939287917 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho buscou avaliar como os licenciandos de uma universidade
pública brasileira localizada no sul de Minas Gerais expressam seus
conhecimentos sobre a Natureza da Ciência (NdC) e o Conhecimento
Pedagógico de Conteúdo (PCK) na elaboração de um material didático sobre
história de um conceito de física para a Educação Básica. Buscou-se
compreender também a mobilização conjunta entre esses dois tipos de
conhecimento para formar o PCK/NdC. Para realizar esta investigação foram
selecionados materiais didáticos elaborados por alunos do curso de licenciatura
em física do 8º período. Ao todo, doze materiais didáticos foram selecionados
para a análise, os quais foram complementados com as gravações em áudio das
apresentações dos participantes sobre os materiais didáticos elaborados. Para
a análise dos dados, investigou-se os aspectos da NdC, PCK e as relações entre
PCK/NdC comunicadas ou que podem ser inferidas a partir dos materiais. Para
isso, elaborou-se categorias de análises relacionadas as visões de elementos da
NdC e do PCK, a partir dos referenciais adotados nessa pesquisa. Após a
realização das análises foi possível identificar visões sobre a NdC, as
subcategorias do PCK explicitas nos materiais, momentos nos quais os
licenciando mobilizam seus PCK para ensinar elementos de NdC (PCK/NdC) e
reflexões acerca da utilização da História e Filosofia da Ciência (HFC) pelos
licenciandos como estratégia didática para elaboração do material didático.
Como resultados principais, foram possíveis encontrar visões adequadas e
inadequadas sobre a NdC, assim como a expressão majoritária do subdomínio
de Conhecimentos de Estratégias Didáticas no Ensino de Física, no que diz
respeito aos PCK. Além disso, identificou-se limitações e dificuldades
relacionadas a este estudo. As análises suscitaram algumas questões que
merecem atenção em pesquisas futuras, dentre as quais podemos citar a
formação sobre a HFC no ensino e as práticas formativas propostas na formação
inicial. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
SANTOS, Evelim Lamaiara dos Passos Carvalho. A mobilização de aspectos da natureza da ciência e do conhecimento pedagógico de conteúdo na formação inicial de professores de física. 2021. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. |
pt_BR |