dc.creator |
MARTINS, Leandra Dias Pinto |
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dc.date.issued |
2021-09-02 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2508 |
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dc.description.abstract |
In the current context of modernization and innovation, companies have increasingly
resorted to process improvements and new Information and Communication
Technologies (ICT's) to achieve greater operational, tactical and strategic efficiency.
In the public sphere, government agencies, companies and public institutions have
sought to apply new forms of management, new technologies, systems and work
methods, seeking greater effectiveness of public resources applied in government
programs, administrative routines and services offered to citizens. Although it is one
of the most relevant areas in universities, as it is responsible for essential points such
as enrollment and graduation, the Academic Registration area is still little explored as
an object of research in management. The objective of this work is to describe and
analyze the applicability and relevance of the BPMN notation for the management of
Academic Registration processes at the Federal University of Itajubá (UNIFEI). The
specific objectives are: identification of points for enhancement and possible
improvements in the processes of the UNIFEI Undergraduate Academic Registry;
graphic representation (maps) of the Academic Registry processes (before and after
improvements). As an applied research, the work was conducted by the action
research method, with a view to intervening in the object of study in a cooperative
way, to solve problems and contribute to the knowledge base. The results delivered
were the maps of the 03 processes, as diagnosed before the implemented
improvements (1st action research cycle), and after the implemented improvements
(2nd action research cycle). Administrative proceedings for suspension of the
undergraduate course (suspending the academic semester); termination of the
undergraduate course (cancellation of enrollment) and completion of an extraordinary
degree were chosen due to the high volume of demand for these services, and the
possibility of immediate applicability of the improvements. The noticeable
repercussions for the sector's routine were: elimination of waiting lines to meet
demands; better fluid flow of information; greater efficiency, transparency,
manageability and integration with other sectors involved in the processes;
perception of greater constancy and continuity in the administrative routine of the
sectors involved with the improved processes. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Instituições federais de ensino superior (IFES) |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade Federal |
pt_BR |
dc.subject |
Registro acadêmico |
pt_BR |
dc.subject |
Business process management (BPM) |
pt_BR |
dc.subject |
Business process model and notation (BPMN) |
pt_BR |
dc.title |
Implantação de melhorias de processos no registro acadêmico de uma universidade federal através da técnica BPMN (business process model and notation) |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-09-15 |
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dc.date.available |
2021-09-15T13:52:28Z |
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dc.date.accessioned |
2021-09-15T13:52:28Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7989305879170340 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PINHO, Alexandre Ferreira de |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2049450957233052 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
No atual contexto de modernização e inovação, as empresas têm cada vez mais
recorrido a melhorias de processos e novas Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC’s) para alcançarem maior eficiência operacional, tática e
estratégica. No âmbito público, os órgãos governamentais, empresas e instituições
públicas têm buscado aplicar novas formas de gestão, novas tecnologias, sistemas e
métodos de trabalho, visando maior efetividade dos recursos públicos aplicados em
programas governamentais, rotinas administrativas e serviços oferecidos aos
cidadãos. Embora seja uma das áreas de maior relevância nas universidades por
ser responsável por apontamentos primordiais como a matrícula de ingresso e a
Colação de Grau, a área de Registro Acadêmico ainda é pouco explorada como
objeto de pesquisa em gestão. O objetivo deste trabalho é descrever e analisar a
aplicabilidade e a relevância da notação BPMN para a gestão dos processos de
Registro Acadêmico da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Os objetivos
específicos são: identificação de pontos passíveis de aperfeiçoamento e possíveis
melhorias nos processos do Registro Acadêmico da Graduação da UNIFEI;
representação gráfica (mapas) dos processos do Registro Acadêmico (antes e após
as melhorias). Como uma pesquisa aplicada, o trabalho foi conduzido pelo método
da pesquisa-ação, tendo em vista a intervenção no objeto de estudo de forma
cooperativa, para resolução de problemas e contribuição para a base do
conhecimento. Os resultados entregues foram os mapas dos 03 processos,
conforme diagnosticados antes das melhorias implementadas (1º ciclo da pesquisaação), e após as melhorias implementadas (2º ciclo da pesquisa-ação). Os
processos administrativos de suspensão de curso de graduação (trancamento de
semestre letivo); desligamento de curso de graduação (cancelamento de matrícula)
e colação de grau extraordinária foram escolhidos devido ao alto volume de
demanda por estes serviços, e pela possibilidade de aplicabilidade imediata das
melhorias. As repercussões perceptíveis para a rotina do setor foram: eliminação de
filas de espera para atendimento das demandas; melhor fluidez do fluxo das
informações; maior eficiência, transparência, gerenciabilidade e integração com os
outros setores envolvidos nos processos; percepção de maior constância e
continuidade da rotina administrativa dos setores envolvidos com os processos
aprimorados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
MARTINS, Leandra Dias Pinto. Implantação de melhorias de processos no registro acadêmico de uma universidade federal através da técnica BPMN (business process model and notation). 2021. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. |
pt_BR |