dc.creator |
BRANDÃO, Pamela de Cássia |
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dc.date.issued |
2021-09-06 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2516 |
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dc.description.abstract |
The change caused by humans’ activities in environmental areas is one of the main threats to
the biodiversity. The environmental questions in the XXI Century demand that Government
and society mobilize their methods and actions aim to guarantee the perennially of live, to
emphasize this point in scientific speeches and in implementation plans through public
policies, one of them is the creation and implementation of Conservation Units (UC, in
Portuguese) that are considered, for many researchers, the most efficient strategy to guarantee
environmental areas. It was aimed, in this essay, to contribute to the identification of the
position of the Federal Institutions of College Degree (IES, in Portuguese) in the
management’s fortification of the Conservations Units. For being very important to the
contemporary world, the IES besides graduating professionals to the market, also participate
directly in the public policies’ planning and the building up of researchers and citizens that
can absorb the necessities of preservation and understand the importance of this concept. The
Federal, from the State of Minas Gerais and some of its cities: Inconfidentes, Itajubá, Poços
de Caldas and Pouso Alegre Normative’s were analyzed, that discuss about Conservation
Units. Researches and Extensions from IES: Federal Institute of Southern of Minas Gerais –
Inconfidentes Campus, Federal University of Itajubá – Itajubá Campus (UNIFEI), Federal
University of Alfenas – Poços de Caldas Campus and Federal Institute of Education, Science
and Technology of Southern Minas – Pouso Alegre Campus, that involve Conservations Units
and where pointed the Federal, State and Municipalities of Minas Gerais State’s
Conversations Units studied at least. It was used questionaries that were sent to the studied
Conversations Unit’s managers, for IES with the goal of analyze its contribution to the
strengthening of creation and management of Conservations Units. It can be observed that
there is a lack of communication between IES and UCs, that can be mitigated with the
creation of seminars, scientific meetings, informative talks, the publication of research
material in other medias that are not among the scientific journals, but this advance depends
on the change of attitude as many researchers as managers. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Unidades de Conservação |
pt_BR |
dc.subject |
Instituições federais de ensino superior |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão |
pt_BR |
dc.title |
Contribuição das instituições federais de ensino superior do extremo Sul de Minas Gerais para o fortalecimento da gestão de unidades de conservação |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-09-22 |
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dc.date.available |
2021-09-22T17:23:52Z |
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dc.date.accessioned |
2021-09-22T17:23:52Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8508682580656551 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RIODET-COSTA, Daniela Rocha Teixeira |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6248878709762228 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
BOTEZELLI, Luciana |
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dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9663804820756262 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A mudança causada por atividades humanas em áreas naturais é uma das principais ameaças à
biodiversidade. As questões ambientais do século XXI exigem que governo e sociedade
mobilizem seus métodos e ações para garantir a perenidade da vida, a fim de enfatizar esse
ponto nos discursos científicos e nos planos implementados por meio de políticas públicas,
uma das quais é a criação e implantação das Unidades de Conservação (UCs), que são
consideradas, para muitos pesquisadores, a estratégia mais eficaz para garantir áreas naturais.
Objetivou-se, nesta dissertação, contribuir para a identificação do papel das Instituições
Federais de Ensino Superior (IES) no fortalecimento da gestão de UCs. Por serem muito
importantes no mundo contemporâneo, as IES além de formar profissionais para o mercado,
também participam diretamente do planejamento de políticas públicas e da construção de
pesquisadores e cidadãos que possam absorver as necessidades da preservação e compreender
a importância desse conceito. Foram analisadas as normativas Federais, do Estado de Minas
Gerais e das cidades de Inconfidentes-MG, Itajubá-MG, Poços de Caldas-MG e Pouso
Alegre-MG, que versavam sobre UCs. Foram levantados os projetos de pesquisa e extensão
das IES: Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes (IF-Inconfidentes),
Universidade Federal de Itajubá - Campus Itajubá (UNIFEI), Universidade Federal de Alfenas
- Campus de Poços de Caldas (UNIFAL) e Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Sul de Minas - Campus Pouso Alegre (IF-Pouso Alegre), que envolvem UCs e
foram apontadas as UCs Federais, Estaduais e Municipais do Estado de Minas Gerais
estudadas pelos mesmos. Utilizou-se a ferramenta questionário, enviados aos gestores das
UCs estudadas pelos IES com o objetivo de analisar a sua contribuição para o fortalecimento
da criação e gestão de UCs. Pode-se observar que há uma falta de comunicação entre IES e
UCs, que pode ser minimizada com a criação de seminários, encontros científicos, conversas
informativas, a publicação dos materiais de pesquisa em outros veículos de comunicação que
não sejam somente as revistas científicas, porém este avanço depende da mudança de atitude
tanto dos pesquisadores quanto dos gestores. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IRN - Instituto de Recursos Naturais |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.relation.references |
BRANDÃO, Pamela de Cássia. Contribuição das instituições federais de ensino superior do extremo Sul de Minas Gerais para o fortalecimento da gestão de unidades de conservação. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. |
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