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Contribuição das instituições federais de ensino superior do extremo Sul de Minas Gerais para o fortalecimento da gestão de unidades de conservação

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dc.creator BRANDÃO, Pamela de Cássia
dc.date.issued 2021-09-06
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2516
dc.description.abstract The change caused by humans’ activities in environmental areas is one of the main threats to the biodiversity. The environmental questions in the XXI Century demand that Government and society mobilize their methods and actions aim to guarantee the perennially of live, to emphasize this point in scientific speeches and in implementation plans through public policies, one of them is the creation and implementation of Conservation Units (UC, in Portuguese) that are considered, for many researchers, the most efficient strategy to guarantee environmental areas. It was aimed, in this essay, to contribute to the identification of the position of the Federal Institutions of College Degree (IES, in Portuguese) in the management’s fortification of the Conservations Units. For being very important to the contemporary world, the IES besides graduating professionals to the market, also participate directly in the public policies’ planning and the building up of researchers and citizens that can absorb the necessities of preservation and understand the importance of this concept. The Federal, from the State of Minas Gerais and some of its cities: Inconfidentes, Itajubá, Poços de Caldas and Pouso Alegre Normative’s were analyzed, that discuss about Conservation Units. Researches and Extensions from IES: Federal Institute of Southern of Minas Gerais – Inconfidentes Campus, Federal University of Itajubá – Itajubá Campus (UNIFEI), Federal University of Alfenas – Poços de Caldas Campus and Federal Institute of Education, Science and Technology of Southern Minas – Pouso Alegre Campus, that involve Conservations Units and where pointed the Federal, State and Municipalities of Minas Gerais State’s Conversations Units studied at least. It was used questionaries that were sent to the studied Conversations Unit’s managers, for IES with the goal of analyze its contribution to the strengthening of creation and management of Conservations Units. It can be observed that there is a lack of communication between IES and UCs, that can be mitigated with the creation of seminars, scientific meetings, informative talks, the publication of research material in other medias that are not among the scientific journals, but this advance depends on the change of attitude as many researchers as managers. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Unidades de Conservação pt_BR
dc.subject Instituições federais de ensino superior pt_BR
dc.subject Gestão pt_BR
dc.title Contribuição das instituições federais de ensino superior do extremo Sul de Minas Gerais para o fortalecimento da gestão de unidades de conservação pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2021-09-22
dc.date.available 2021-09-22T17:23:52Z
dc.date.accessioned 2021-09-22T17:23:52Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8508682580656551 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RIODET-COSTA, Daniela Rocha Teixeira
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6248878709762228 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 BOTEZELLI, Luciana
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/9663804820756262 pt_BR
dc.description.resumo A mudança causada por atividades humanas em áreas naturais é uma das principais ameaças à biodiversidade. As questões ambientais do século XXI exigem que governo e sociedade mobilizem seus métodos e ações para garantir a perenidade da vida, a fim de enfatizar esse ponto nos discursos científicos e nos planos implementados por meio de políticas públicas, uma das quais é a criação e implantação das Unidades de Conservação (UCs), que são consideradas, para muitos pesquisadores, a estratégia mais eficaz para garantir áreas naturais. Objetivou-se, nesta dissertação, contribuir para a identificação do papel das Instituições Federais de Ensino Superior (IES) no fortalecimento da gestão de UCs. Por serem muito importantes no mundo contemporâneo, as IES além de formar profissionais para o mercado, também participam diretamente do planejamento de políticas públicas e da construção de pesquisadores e cidadãos que possam absorver as necessidades da preservação e compreender a importância desse conceito. Foram analisadas as normativas Federais, do Estado de Minas Gerais e das cidades de Inconfidentes-MG, Itajubá-MG, Poços de Caldas-MG e Pouso Alegre-MG, que versavam sobre UCs. Foram levantados os projetos de pesquisa e extensão das IES: Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Inconfidentes (IF-Inconfidentes), Universidade Federal de Itajubá - Campus Itajubá (UNIFEI), Universidade Federal de Alfenas - Campus de Poços de Caldas (UNIFAL) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Pouso Alegre (IF-Pouso Alegre), que envolvem UCs e foram apontadas as UCs Federais, Estaduais e Municipais do Estado de Minas Gerais estudadas pelos mesmos. Utilizou-se a ferramenta questionário, enviados aos gestores das UCs estudadas pelos IES com o objetivo de analisar a sua contribuição para o fortalecimento da criação e gestão de UCs. Pode-se observar que há uma falta de comunicação entre IES e UCs, que pode ser minimizada com a criação de seminários, encontros científicos, conversas informativas, a publicação dos materiais de pesquisa em outros veículos de comunicação que não sejam somente as revistas científicas, porém este avanço depende da mudança de atitude tanto dos pesquisadores quanto dos gestores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.relation.references BRANDÃO, Pamela de Cássia. Contribuição das instituições federais de ensino superior do extremo Sul de Minas Gerais para o fortalecimento da gestão de unidades de conservação. 2021. 80 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. pt_BR


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