dc.creator |
FRANÇA, Márcio Alberto de |
|
dc.date.issued |
2021-08-06 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2522 |
|
dc.description.abstract |
The research sought to analyze the use of Financial Education by the MPO Agent as a tool for
maintaining compliance in the process of granting and conducting Oriented Productive
Microcredit operations of retail bank branches of a Brazilian financial institution, revealing the
importance of the agent of the microcredit throughout this process, from prospecting the target
audience to granting and conducting it, which starts to play the role of a consultant to the
microcredit borrower and becomes fundamental for the continuity of this process. For the
elaboration of the research, a Theoretical Framework was established based on a wide
bibliographic review of exploratory character in reputable study bases. The research carried out
is of an applied nature and classified as a case study of a descriptive and exploratory character
and its field research was carried out in two retail bank branches of a Brazilian financial
institution in order to learn about the microcredit granting process of this institution. The field
research also included structured interviews with employees and microcredit borrowers (or
potential borrowers) at the bank branches studied, with the aim of measuring the level of
knowledge that these interviewees have on the subject of Financial Education and their
perception of the importance of the microcredit agent work. At the end of the research,
understandings are presented about how the Oriented Productive Microcredit theme is
conducted by this financial institution and how the theme is perceived by its employees and
borrowers. As the research focused on the work of the MPO Agent, it sought to establish a
model of minimum conditions so that this professional can perform his work with quality,
eliminating and / or reducing deficiencies in structure, support and training in the execution of
the activities inherent to the process Oriented Productive Microcredit. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Microcrédito |
pt_BR |
dc.subject |
Educação financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Agente |
pt_BR |
dc.subject |
Adimplência |
pt_BR |
dc.title |
Agente de MPO e a educação financeira como instrumento de apoio à adimplência das operações de microcrédito produtivo orientado: um estudo de caso em agências de uma instituição financeira |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-10-04 |
|
dc.date.available |
2021-10-04T14:06:15Z |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-04T14:06:15Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3438470433832514 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MEDEIROS, André Luiz |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4069096016693580 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A pesquisa teve como objetivo analisar o emprego da Educação Financeira pelo Agente de
MPO como uma ferramenta de manutenção da adimplência no processo de concessão e
condução de operações de Microcrédito Produtivo Orientado de agências bancárias de perfil
varejo de uma instituição financeira brasileira, revelando a importância do agente do
microcrédito em todo esse processo, desde a prospecção do público-alvo até sua concessão e
condução, o qual passa a exercer papel de um consultor ao tomador do microcrédito e torna-se
fundamental para sua continuidade. A pesquisa realizada é de natureza aplicada e se classificou
como um estudo de caso de caráter descritivo e exploratório e sua pesquisa de campo foi
realizada em duas agências bancárias de perfil varejo de uma instituição financeira brasileira
com o objetivo de conhecer o processo concessão de microcrédito dessa instituição. A pesquisa
de campo contou também com entrevistas estruturadas junto aos funcionários e tomadores (ou
potenciais tomadores) de microcrédito das agências bancárias estudadas, com o objetivo de
medir o nível de conhecimento que esses entrevistados têm sobre o tema Educação Financeira
e sua percepção da importância do trabalho do agente de microcrédito. Ao final da pesquisa são
apresentados entendimentos sobre como o tema Microcrédito Produtivo Orientado é conduzido
por essa instituição financeira e de como o tema é percebido pelos seus funcionários e
tomadores. Como a pesquisa teve seu foco no trabalho do Agente de MPO ela buscou
estabelecer um modelo de estrutura mínima para que esse profissional possa executar seu
trabalho com qualidade eliminando e/ou reduzindo deficiências de estrutura, suporte e
formação na execução das atividades inerentes ao processo do Microcrédito Produtivo
Orientado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
FRANÇA, Márcio Alberto de. Agente de MPO e a educação financeira como instrumento de apoio à adimplência das operações de microcrédito produtivo orientado: um estudo de caso em agências de uma instituição financeira. 2021. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. |
pt_BR |