DSpace/Manakin Repository

Análise de uma intervenção pedagógica sobre o tema “fontes de energia” com enfoque em ciência, tecnologia, sociedade e ambiente: possibilidades para o desenvolvimento de competências e habilidades

Mostrar registro simples

dc.creator DUARTE, Thiago Morais
dc.date.issued 2021-08-10
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2524
dc.description.abstract The research presented here aimed to analyze the skills manifested by first and second year high school students when a Didactic Sequence (SD) occurred in the form of a pedagogical intervention based on the Science-Technology-SocietyEnvironment (CTSA) relationship. thematic “Energy Sources”. Based on the perspective of CTSA references, a pedagogical intervention on the subject was carried out with a total of 42 students from a secondary and technical school. After the development of the DS, the students' productions and speeches were analyzed based on the skills and abilities available in the official curricular documents of Natural Sciences and its Technologies in High School, the Common National Curriculum Base (BNCC). The results demonstrate that all records expressed at least one skill, some very coherent with the proposed theme, others more general, however, all in relation to the CTSA. They were manifested mainly related to the theme of Energy Sources, and it is possible to relate the abilities manifested with the SD's CTSA approach. The skill that presented the highest number of excerpts related to EM13CNT106, which is the relationship between science and technology involving generation, transport, distribution and consumption of electricity, considering local characteristics and socio-environmental conditions. Thus, a didactic sequence based on CTSA, even without having been developed to achieve these skills, as long as it is well planned, is capable of expressing competences and abilities in students without running away from the classroom content. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Educação em ciências pt_BR
dc.subject Intervenção pedagógica pt_BR
dc.subject CTSA pt_BR
dc.subject Competências pt_BR
dc.subject Habilidades pt_BR
dc.title Análise de uma intervenção pedagógica sobre o tema “fontes de energia” com enfoque em ciência, tecnologia, sociedade e ambiente: possibilidades para o desenvolvimento de competências e habilidades pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2021-10-11
dc.date.available 2021-10-10T23:14:21Z
dc.date.accessioned 2021-10-10T23:14:21Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1975441326742342 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, João Ricardo Neves da
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5821775579111920 pt_BR
dc.description.resumo A pesquisa aqui apresentada teve por objetivo a análise das habilidades manifestadas por alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio quando submetidos a uma Sequência Didática (SD) em forma de intervenção pedagógica baseada na relação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) sobre a temática “Fontes de Energia”. Baseados na perspectiva dos referenciais de abordagem CTSA, foi produzida uma intervenção pedagógica sobre o tema e desenvolvida com um total de 42 alunos de uma escola de ensino médio e técnico. Após o desenvolvimento da SD, as produções e falas dos estudantes foram analisadas com base nas competências e habilidades disponíveis nos documento curricular oficial de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados demonstram que todos os registros expressaram, pelo menos, uma habilidade, algumas muito coerentes com a temática proposta, outras mais gerais, porém, todas com relação CTSA. Foram manifestadas habilidades principalmente relacionadas ao tema Fontes de Energia, e é possível relacionar as habilidades manifestadas através de abordagem CTSA da SD. A habilidade que apresentou o maior número de excertos relacionados foi a EM13CNT106, que estabelece relação entre a ciência e a tecnologia envolvendo geração, transporte, distribuição e consumo de energia elétrica, considerando as características locais e as implicações socioambientais. Dessa forma, uma sequência didática elaborada baseada a partir de CTSA, mesmo sem ter sido desenvolvida para atingir essas habilidades, desde que bem planejada, é capaz de expressar competências e habilidades nos alunos sem fugir do conteúdo da sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references DUARTE, Thiago Morais. Análise de uma intervenção pedagógica sobre o tema “fontes de energia” com enfoque em ciência, tecnologia, sociedade e ambiente: possibilidades para o desenvolvimento de competências e habilidades. 2021. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples