dc.creator |
DUARTE, Thiago Morais |
|
dc.date.issued |
2021-08-10 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2524 |
|
dc.description.abstract |
The research presented here aimed to analyze the skills manifested by first and
second year high school students when a Didactic Sequence (SD) occurred in the
form of a pedagogical intervention based on the Science-Technology-SocietyEnvironment (CTSA) relationship. thematic “Energy Sources”. Based on the
perspective of CTSA references, a pedagogical intervention on the subject was
carried out with a total of 42 students from a secondary and technical school. After
the development of the DS, the students' productions and speeches were analyzed
based on the skills and abilities available in the official curricular documents of
Natural Sciences and its Technologies in High School, the Common National
Curriculum Base (BNCC). The results demonstrate that all records expressed at least
one skill, some very coherent with the proposed theme, others more general,
however, all in relation to the CTSA. They were manifested mainly related to the
theme of Energy Sources, and it is possible to relate the abilities manifested with the
SD's CTSA approach. The skill that presented the highest number of excerpts related
to EM13CNT106, which is the relationship between science and technology involving
generation, transport, distribution and consumption of electricity, considering local
characteristics and socio-environmental conditions. Thus, a didactic sequence based
on CTSA, even without having been developed to achieve these skills, as long as it is
well planned, is capable of expressing competences and abilities in students without
running away from the classroom content. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Intervenção pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
CTSA |
pt_BR |
dc.subject |
Competências |
pt_BR |
dc.subject |
Habilidades |
pt_BR |
dc.title |
Análise de uma intervenção pedagógica sobre o tema “fontes de energia” com enfoque em ciência, tecnologia, sociedade e ambiente: possibilidades para o desenvolvimento de competências e habilidades |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-10-11 |
|
dc.date.available |
2021-10-10T23:14:21Z |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-10T23:14:21Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1975441326742342 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, João Ricardo Neves da |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5821775579111920 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A pesquisa aqui apresentada teve por objetivo a análise das habilidades
manifestadas por alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio quando
submetidos a uma Sequência Didática (SD) em forma de intervenção pedagógica
baseada na relação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) sobre a
temática “Fontes de Energia”. Baseados na perspectiva dos referenciais de
abordagem CTSA, foi produzida uma intervenção pedagógica sobre o tema e
desenvolvida com um total de 42 alunos de uma escola de ensino médio e técnico.
Após o desenvolvimento da SD, as produções e falas dos estudantes foram
analisadas com base nas competências e habilidades disponíveis nos documento
curricular oficial de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Ensino Médio, a
Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados demonstram que todos os
registros expressaram, pelo menos, uma habilidade, algumas muito coerentes com a
temática proposta, outras mais gerais, porém, todas com relação CTSA. Foram
manifestadas habilidades principalmente relacionadas ao tema Fontes de Energia, e
é possível relacionar as habilidades manifestadas através de abordagem CTSA da
SD. A habilidade que apresentou o maior número de excertos relacionados foi a
EM13CNT106, que estabelece relação entre a ciência e a tecnologia envolvendo
geração, transporte, distribuição e consumo de energia elétrica, considerando as
características locais e as implicações socioambientais. Dessa forma, uma
sequência didática elaborada baseada a partir de CTSA, mesmo sem ter sido
desenvolvida para atingir essas habilidades, desde que bem planejada, é capaz de
expressar competências e habilidades nos alunos sem fugir do conteúdo da sala de
aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
DUARTE, Thiago Morais. Análise de uma intervenção pedagógica sobre o tema “fontes de energia” com enfoque em ciência, tecnologia, sociedade e ambiente: possibilidades para o desenvolvimento de competências e habilidades. 2021. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. |
pt_BR |